Cachorro Grande

Photobucket
A Cachorro Grande é uma daquelas bandas de rock que parecem ter saído de um túnel-do-tempo. Tempo onde amigos de verdade se encontravam, escutavam os mesmos vinís, montavam uma banda, conseguiam seu primeiro show e só tocavam suas músicas prediletas - suas referências - bandas que eles considerassem "bandas cachorro grande".

Esta é a história desta legítima banda de rock onde a música e a atitude se misturam com a personalidade de todos os seus integrantes - Beto Bruno (vocal ex-Malvados Azuis), Marcelo Gross (guitarra, ex-baterista de Júpiter Maçã), Jerônimo Bocudo (baixo, também com origem no Malvados Azuis) e Gabriel "Boizinho" Azambuja (bateria), sofreram influência direta de bandas como Beatles, Rolling Stones, Kinks, The Who, Small Faces e todos os outros venenos sixties. E com toda esta carga de inspiração e energia pura, faziam a diferença.

Foi bebendo claramente na fonte destas principais bandas sixties exportadas pela Grã-Bretanha – inclusive adotando o visual carcaterístico da época, com franjonas desgrenhadas, terninho-e-gravata e blusas com maxigolas e mangas de babados – que o Cachorro Grande se transformou em um dos maiores nomes da música independente nacional.
Formado em meados de 1999 por ex-integrantes da banda de apoio de Flávio Basso (a.k.a. Jupiter Maçã, ex-Júpiter Apple, ex-Cascavellettes, ex-TNT), o quarteto não precisou de muito tempo para firmar-se na sempre efervescente cena de Porto Alegre, neste ano gravam uma fita demo com as faixas "Sexperienced", "Debaixo Do Chapéu", "O Dia De Amanhã" e "Charlotte Grapewine"... Sucesso imediato.

Lançado em 2001 e produzido por Thomas Dreher e pela própria banda, Cachorro Grande era o álbum de estréia da banda. O disco apresentava um rock inspirado nos anos 60 e 70 e trazia treze faixas, entre elas os singles "Sexperienced", "Lunático" e "Debaixo do Chapéu".



As apresentações explosivas garantiram o sucesso do álbum de estréia. A presença em festivais de peso em outros estados – inclusive no comentadíssimo UpLoad, em dezembro de 2001, quando o vocalista Beto Bruno cantou por vários minutos com o sangue jorrando da cabeça, que fora atingida violenta e casualmente pela guitarra de Marcelo Gross – e a exibição constante dos clipes “Lunático” e “Sexperienced” (ambos calcados nas clássicas imagens dos Beatles no longa "A Hard Day’s Night"), na programação da MTV, fizeram a banda ser conhecida no resto do país.



Isto levou ao relançamento em abrangência nacional do primeiro disco em 2002, pela gravadora Stop/Kives que podia ser comprado em bancas de jornal, junto com uma revista-pôster com muitas fotos e todas as letras cifradas para violão e guitarra. O mood das bandas porto-alegrenses estava nas letras, com o humor característico da cidade e uma certa dose de personagens fantásticos (sempre criados a partir dos amigos em carne e osso, claro). Ajudava – e muito – a veia hitmaker da trinca de compositores Gross-Bruno-Bocudo, sempre capazes de construirem melodias pegajosas e refrões certeiros.

Lunático”, a faixa de abertura, era um destes grandes trunfos. Em apenas dois minutos e meio, tal qual como nos cultuados anos 60, Bruno e seus comparsas cativaram seu público com oito versos de métrica irregular: “Se em alguma hora, o sol bater e lhe dizer/ Tu é um canalha, e se achar que sou/ Lunático, que se dane, sou que tô pagando/ Lunático, que se dane, sou que tô pirando/ Não dê bola, se eu te trancar no quarto uma semana/ Não dê bola, se eu te passar boachas/ Por debaixo da porta, sou eu que to passando/ Bolachas por debaixo da porta eu to amando”.

Em 2004 é lançado o segundo álbum, As Próximas Horas Serão Muito Boas. A esse altura o companheiro de estúdio e apresentações ao vivo, o tecladista Pedro Pelotas é oficialmente integrado a banda.

O cd gravado em agosto de 2003 no estúdio Bafo de Bira, em Porto Alegre, chegou a ser desprezado pelas gravadoras. Mas Lobão levou fé no talento da Cachorro Grande e o álbum foi encartado na revista dele, a ótima OutraCoisa. A consequência foi uma maior distribuição, garantindo à banda maior visibilidade. O crescente sucesso a partir das músicas "Hey Amigo" e "Que Loucura" despertou o interesse da gravadora Deckdisc, que assinou com o Cachorro Grande.

A música "Que Loucura" tornou-se sucesso em todas as rádios do país. "As Próximas Horas Serão Muito Boas" teve as participações de Malásia (percussão), Rafael Malenotti (backing vocal) e King Jim (saxofone). A banda investiu em um rock bem dosado, executado com competência. Com arranjos ricos e grande coesão entre guitarra, bateria e vocal, Cachorro Grande deu uma nova sonoridade ao rock nacional.

Pista Livre de 2005, produzido por Rafael Ramos é o terceiro álbum da banda e foi masterizado por Chris Blair nos estúdios da Abbey Road, em Londres, o mesmo estúdio em que os Beatles gravaram a maioria dos seus trabalhos. São 12 faixas, entre elas, os singles "Você Não Sabe o que Perdeu", "Agora Eu Tô Bem Louco" (com participação do Lobão), "Desentoa" e "Sinceramente".

Com esse disco a Cachorro Grande toma conta da "mídia nacional" com aparições em vários programas de televisão, como no Show da virada de 2005 da infame Rede Globo; no programa Altas Horas, onde tocaram “Você Não Sabe o que Perdeu”, e “Desentoa”; e em grandes eventos, entre eles o festival Claro que é Rock e a festa do VMB, da MTV, onde tocaram ao vivo "Você Não Sabe o que Perdeu", além de uma turnê nacional, e um show na Argentina.

E ai está o divisor de águas da banda, que perde força com seu verdadeiro e fiel público, que passa a se referir a banda, em tom claramente debochado, como o "Cachorro Gordo". Ao cair no gosto da "massa alienada" que ouve porcarias como "Pitty" e outras coisas do gênero, surge no ar a velha dúvida: será que ao atravessar as fronteiras do Mampituba a cultura perde valor e qualidade? Existe vida inteligente fora do RS?? Quem sabe, sim??? Mas se existe está guardada nos porões do underground... Sinceramente não sei a resposta... Voltemos aos cachorros...

Ainda em 2005 a formação original sofre uma mudança, logo após a gravação do Acústico MTV Bandas Gaúchas, o baixista Jerônimo Lima, o "Bocudo", saiu da banda (formando com músicos do mais alto calibre os Locomotores, que deixam o Cachorro "Pequeno") e em seu lugar entra Rodolfo Krieger (que foi vocalista dos Gabardines e guitarrista e vocalista da banda Os Efervescentes).

Durante alguns anos, a Cachorro Grande foi “proprietária” da Fun House (cujo nome foi inspirado no vinil dos The Stooges), um velho casarão ao lado da Garagem Hermética, e a alguns metros do Bar Bambus, um reduto dos tomadores de cachaça em Poa. Em 2006, o sucesso da banda se consolidou ainda mais com a execução contínua da canção "Sinceramente", uma balada romântica a la Rolling Stones.

Em 2007, a banda lançou o quarto álbum de estúdio, chamado Todos Os Tempos. O álbum foi lançado de forma inédita no mercado brasileiro. Foi criada uma página especial sobre o álbum, onde se pode obter informações sobre as músicas, o processo de gravação e até assistir alguns vídeos. O endereço é www.todosostempos.com.br. As músicas ficaram disponíveis somente no site do MSN, depois a venda do CD ficou disponível na página da gravadora Deckdisc, e finalmente, o disco foi para as lojas em 05 de junho.

O disco contou com 12 canções e o primeiro single a estourar foi “Você me Faz Continuar” que também abre o disco. Com 12 faixas e total liberdade, o disco foi bem recebido pelo público e pela mídia, atestando o amadurecimento da Cachorro Grande.

O segundo hit foi "Roda-Gigante", que segundo Beto Bruno, "Foi para fazer esse tipo de som que eu quis ser músico". Todos Os Tempos teve músicas compostas também por Gabriel Azambuja, Pedro Pelotas e pelo baixista Rodolfo Krieger. Também em 2007 a Cachorro Grande participou como convidado especial do “Acústico MTV” do músico Lobão.

Para este ano ainda, existe a promessa de lançamento de Cd e DVD ao vivo, aguardemos essa novidade.
Uma rapidinha sobre os malucos:
Beto Bruno
Beto Bruno (voz)
Nasceu em 03/01/1974
Natural de Passo Fundo/RS
Marcelo Gross
Marcelo Gross (guitarra e vocais)
Nasceu em 03/05/1973
Natural de Canoas/RS
Gabriel Azambuja
Gabriel "Boizinho" Azambuja (bateria)
Nasceu em 09/05/1979
Natural de Porto Alegre/RS
Pedro Pelotas
Pedro Pelotas (piano)
Nasceu em 07/06/1983
Natural de Pelotas/RS
Rodolfo Krieger
Rodolfo Krieger (baixo e vocais)
Nasceu em 18/12/1982
Natural de Porto Alegre/RS



DISCOGRAFIA

Álbuns de estúdio

* 2001 - Cachorro Grande
* 2004 - As Próximas Horas Serão Muito Boas
* 2006 - Pista Livre
* 2007 - Todos Os Tempos

Álbum ao vivo

* 2005 - Acústico MTV Bandas Gaúchas

Singles

* 2001 - Sexperienced
* 2001 - Lunático
* 2002 - Debaixo do meu chapéu
* 2004 - Que loucura!
* 2004 - Hey amigo!
* 2005 - Sexperienced (Acústica)
* 2005 - Você não sabe o que perdeu
* 2005 - Desentoa
* 2006 - Sinceramente
* 2006 - Bom brasileiro
* 2007 - Você Me Faz Continuar
* 2008 - Roda Gigante
* 2008 - Conflitos Existenciais


Faça o download dos discos da banda:

(2001) Cachorro Grande













01 - Lunático
02 - Sexperienced
03 - Debaixo do Chapéu
04 - Lili
05 - Pedro Balão
06 - Fantasmas
07 - Cleptomaníaca de Corações
08 - Sintonizado
09 - Dia Perfeito
10 - Vai T. Q. Dá
11 - O Tempo está do Meu Lado
12 - O Dia de Amanhã
13 - (Os Doces Exóticos de) Charlotte Grapewine





(2004) As Próximas Horas Serão Muito Boas












01 - As Coisas Qeu Quero lhe Falar
02 - Hey, Amigo
03 - Você Pode Até Pegar
04 - Tudo Por Você
05 - Olhar Pra Frente
06 - Agoniada
07 - Me Perdi
08 - As Próximas Horas Serão Muito Boas
09 - Você Não Sabe Nada
10 - Enquanto o Trem Que Espero Não Vem
11 - Sem Problemas
12 - Que Loucura!
13 - O Truque Do Ovo
14 - Insatisfeito





(2005) Pista Livre












01 - Você Não Sabe o que Perdeu
02 - Agora Eu Tô Bem Louco
03 - Desentona
04 - Bom Brasileiro
05 - Longa-Metragem
06 - Interligado
07 - Eu Pensei
08 - Novo Super-Herói
09 - Super Amigo
10 - Sinceramente
11 - Situação Dramástica
12 - Velha Amiga





(2007) Todos os Tempos












01 - Você Me Faz Continuar
02 - Conflitos Existenciais
03 - Roda Gigante
04 - Sandro
05 - Deixa Fude
06 - Hoje Meus Domingos Não São Mais Depressivos
07 - Na Sua Solidão
08 - Nunca Vai Mudar
09 - Quando Amanhecer
10 - O Que Você Tem
11 - Nada para fazer
12 - O Certo E O Errado





(2007) Estúdio MTV Coca-Cola













01 - Você Não Sabe O Que Perdeu
02 - No Recreio
03 - Sou Dela
04 - Sinceramente
05 - Stand by Me
06 - Back in Bahia




1 comentários:

Zé Luiz disse...

Sou fanzaço desses caras .

Postar um comentário

 
RamonR