Supergrass

Photobucket

Primeiros anos (1991-93)

A origem do Supergrass é a banda The Jennifers, que tinha Gaz Coombes - então com 16 anos - como vocalista e Danny Goffey, aos 18 anos, na bateria. Eles desenvolveram uma reputação na cena indie de Oxford influenciados por bandas como Buzzcocks, The Jam, The Kinks e The Who, e conseguiram lançar um single em 1992 antes de o grupo terminar. Antes do fim, Goffey e Coombes supostamente concordaram em continuar a trabalhar juntos no futuro.

Quando Coombes começou a trabalhar em um restaurante local, desenvolveu uma amizade com Mick Quinn, um colega de trabalho que estudou na mesma escola e tocava em pequenas bandas locais, sem muito sucesso. Os dois notaram interesses musicais comuns e Coombes convidou Quinn para tocar com ele e Goffey. Em fevereiro de 1993, Quinn (baixo), Coombes (voz, guitarra) e Goffey (bateria) formaram o grupo Theodore Supergrass, abandonando a primeira metade do nome pouco tempo depois.


Britpop e o ápice da fama (1994-2000)

O primeiro show da banda foi em um bar chamado Jericho Tavern, em Oxford, para uma platéia de representantes de gravadoras que compareceram devido à publicidade gerada por uma elogiada demo. No verão de 1994, o Supergrass lançou seu primeiro single ("Caught by the Fuzz") por uma pequena gravadora independente chamada Backbeat Records. A edição limitada a 250 cópias foi vendida rapidamente, graças ao apoio do famoso radialista John Peel em seu programa. Depois disso, a Parlophone assinou com a banda e relançou o single no outono do mesmo ano, e ele foi o single da semana nas famosas revistas Melody Maker e NME, o que não era comum.

O nome do Supergrass foi crescendo rapidamente, ajudado pelos elogios de outras bandas de britpop mais experientes, como o Blur e o Elastica. Seus singles ("Mansize Rooster" e "Lenny") rapidamente começaram a alcançar posições altas nas paradas. Em maio de 1995, logo depois do lançamento de "Lenny", saiu o álbum de estréia do grupo, "I Should Coco", que entrou na parada inglesa de discos na primeira posição. O nome do álbum faz referência ao Cafe Coco, bar de Oxford onde os integrantes costumavam se encontrar.

Esse disco foi elogiado pelo seu estilo alegre e divertido, que parecia resumir o atual humor da Inglaterra naquele momento e contrastava com as bandas de britpop mais cínicas e sérias, como o Blur e o Suede. O ápice desse sucesso foi o quarto single do disco, "Alright", que celebrava a juventude e a apreciação por maconha dos integrantes do grupo. Depois de três meses no topo das paradas inglesas, "I Should Coco" foi lançado nos Estados Unidos, onde "Caught by the Fuzz" tocou bastante nas rádios e na MTV.

Nesse momento, o Supergrass era uma das principais bandas de britpop. Depois do lançamento de seu primeiro disco, eles saíram em turnê por 18 meses, com apresentações em alguns dos maiores festivais britânicos. Em 1996, foi lançado o single "Going Out", outro sucesso nas paradas inglesas.

Depois de um curto descanso em 1996, o Supergrass retornou ao estúdio para gravar "In It for the Money" (1997). Esse disco foi um sucesso de público e crítica, embora alguns fãs estranharam a sonoridade mais séria. Os três singles subsequentes ("Richard III", "Sun Hits the Sky" e "Late in the Day") tiveram bastante sucesso e o grupo continuou muito popular. Algumas pessoas acreditam que esse álbum não recebeu a devida atenção, já que a cena britpop estava cambaleante e as paradas estavam sendo dominadas por Oasis, Radiohead - que havia lançado o inovador "Ok Computer" - e The Verve.

Mais uma vez, a banda descansou rapidamente até retornar em 1999 com o single "Pumping in Your Stereo", que gerou publicidade bastante útil para um conjunto que estava ausente do cenário musical havia algum tempo. Depois, foi lançado o terceiro álbum, "Supergrass" (1999), que foi lançado na primavera seguinte nos Estados Unidos. Embora o disco tenha sido mais uma vez bem sucedido critica e comercialmente, ele não repetiu o sucesso de seus predecessores. Segundo os críticos, era um trabalho inconsistente.


Atualidade (2001-2008)

Depois de três anos de afastamento, o Supergrass voltou com o disco "Life on Other Planets" (2002). Embora não tenha sido um sucesso de vendas como os primeiros três trabalhos, pode-se considerar seu desempenho comercial aceitável, devido ao longo sumiço da banda. Esse foi o primeiro disco em que Rob Coombes foi reconhecido como um membro oficial, embora ele tenha contribuído em várias músicas e turnês. Depois de "Life on Other Planets", a banda entrou em um hiato de três anos, dedicado a turnês e projetos pessoais.

Em 2004 eles lançaram uma compilação de grandes sucessos ("Supergrass is 10") para celebrar o décimo aniversário da formação da banda. Entretanto, eles não puderam comemorar a década com um novo álbum devido a turbulências na gravação, como a necessidade de se construir um novo estúdio (eles decidiram abandonar o Sawmill, aonde todos os registros anteriores foram gravados), a morte da mãe dos irmãos Coombes e o suposto envolvimento de Danny Goffey em um escândalo sexual.

Por conta disso, o quinto trabalho do Supergrass, "Road to Rouen", só foi lançado na Europa em agosto de 2005, e no mês seguinte na América do Norte. O disco foi bem recebido pela crítica e pelos fãs do grupo, embora seus singles ("St. Petesburg", "Low C" e "Fin") não tenham ido tão bem como os anteriores. De agosto de 2005 até setembro de 2006, a banda embarcou em uma exitosa turnê mundial que provou que eles ainda tinham uma base de fãs sólida, sendo uma das poucas bandas da era Britpop que continuaram a fazer sucesso no novo milênio.

Depois da briga séria entre o vocalista Gaz Coombes e o baterista Danny Goffey e da queda de uma janela do primeiro andar do sonâmbulo baixista Mick Quinn, a Supergrass passou por poucas e boas e quase acabou. Mas, após ter passado por tais problemas internos, o grupo encontrou novo vigor. Depois do desolado e introvertido Road to Rouen, de 2005, eles voltam bem mais pesados e animados.

Durante o processo de confecção deste novo álbum e sob o pseudônimo “Diamond Hoo Ha Man”, Coombes e Goffey fizeram alguns pequenos shows-laboratório na ausência de Quinn e esse é o nome da faixa de abertura do álbum, que tem pegada de guitarra e bateria bem marcante, provavelmente pela ausência temporária do baixista acidentado, lembrando White Stripes e mostrando todo o pique que eles recuperaram na letra: “When the sun goes down / I just can’t resist / Bite me”.

“Bad Blood” também é bem enérgica e tem linha de baixo que remete a Queens of the Stone Age. “Rebel in You” mostra a influência cada vez mais marcante de David Bowie na banda. Outras músicas de destaque são a alcoólica “Whisky and Green Tea”, onde eles versam sobre serem perseguidos por William Burroughs e a existência de garotas de colégio de meia idade, e “When I needed you”, sobre garrafas que voam em brigas de bar e carros roubados. Tudo no maior espírito rock and roll.

Parece que a banda conseguiu unir os carinhas que mantinham os dentes limpos do começo da banda com a sobriedade adulta do lançamento anterior a esse. Talvez ainda não tenham encontrado o potencial total de sua maturidade como banda, mas sem dúvida não perderam o viço.

Integrantes

* Gaz Coombes (voz, guitarra)
* Mick Quinn (voz, baixo)
* Danny Goffey (voz, bateria)
* Rob Coombes (teclados)

Discografia

* "I Should Coco" (1995)
* "In It for the Money" (1997)
* "Supergrass" (1999)
* "Life on Other Planets" (2002)
* "Road to Rouen" (2005)
* "Diamond Hoo Ha"(2008)


Agora chega de conversa, encham seus hd's:


Senha para descompactar:
britpoint


(Clique nas imagens para ampliar)



(1992) Just Good Back Today (single) [ 8.3mb ]


Download










01 - Just Got Back Today
02 - Rocks And Boulders
03 - Danny's Song
04 - Tomorrow's Rain


(1995) I Should Coco [ 27.2mb ]


Download









01 - I'd Like To Know
02 - Caught By The Fuzz
03 - Mansize Rooster
04 - Alright
05 - Lose It
06 - Lenny
07 - Strange Ones
08 - Sitting Up Straight
09 - She's So Loose
10 - We're Not Supposed To
11 - Time
12 - Sofa (Of My Lethargy)
13 - Time To Go


(1996) In It for the Money [ 54.1mb ]


CD 1 | CD 2










01 - In It For The Money
02 - Richard III
03 - Tonight
04 - Late In The Day
05 - G-Song
06 - Sun Hits The Sky
07 - Going Out
08 - It's Not Me
09 - Cheapskate
10 - You Can See Me
11 - Hollow Little Reign
12 - Sometimes I Make You Sad


(1999) Supergrass [ 30.6mb ]

Download










01 - Moving
02 - Your Love
03 - What Went Wrong (In Your Head)
04 - Beautiful People
05 - Shotover Hill
06 - Eon
07 - Mary
08 - Jesus Came From Outta Space
09 - Pumping On Your Stereo
10 - Born Again
11 - Faraway
12 - Mama & Papa


(2002) Life On Other Planets [ 27.3mb ]


Download









01 - Za
02 - Rush Hour Soul
03 - Seen The Light
04 - Brecon Beacons
05 - Can't Get Up
06 - Evening Of The Day
07 - Never Done Nothing Like That Before
08 - Funniest Thing
09 - Grace
10 - La Song
11 - Prophet 15
12 - Run


(2004) Supergrass Is 10 [ 47.6mb ]


Download









01 - Caught By The Fuzz
02 - Pumping On Your Stereo
03 - Alright
04 - Moving
05 - Richard III
06 - Grace
07 - Late In The Day
08 - Seen The Light
09 - Mansize Rooster
10 - Sun Hits The Sky
11 - Kiss Of Life
12 - Mary
13 - Going Out
14 - Lenny
15 - Bullet
16 - It's Not Me
17 - Rush Hour Soul
18 - Strange Ones
19 - Lose It
20 - Time
21 - Wait For The Sun


(2005) Road To Rouen


Download










01 - Tales Of Endurance (Parts 4, 5 & 6)
02 - St. Petersburg
02 - Sad Girl
03 - Roxy
04 - Coffee In The Pot
05 - Road To Rouen
06 - Kick In The Teeth
07 - Low C
08 - Fin


(2008) Diamond Hoo Ha [ 88.5mb ]


Download










01 - Diamond Hoo Ha Man
02 - Bad Blood
03 - Rebel In You
04 - When I Needed You
05 - 345
06 - The Return Of...
07 - Rough Knuckles
08 - Ghost Of A Friend
09 - Whiskey & Green Tea
10 - Outside
11 - Butterfly


SINGLES


Download: Caught By The Fuss

01 - Caught By The Fuzz
02 - Strange Ones
03 - Caught By The Fuzz [Acoustic]









Download: Mansize Rooster


01 - Mansize Rooster
02 - Sitting Up Straight
03 - Odd?







Download: Lenny

01 - Lenny
02 - Wait For The Sun
03 - Sex!










Download: Alright/Time


01 - Alright
02 - Time
03 - Condition
04 - Je Suis Votre Papa Sucre







Download: Going Out


01 - Going Out
02 - Melanie Davis
03 - Strange Ones [Live]







Download: Richard III CD1


01 - Richard III
02 - Sometimes I Make You Sad
03 - Sometimes We're Very Sad






Download: Richard III (cd 2)
Download: Sun Hits The Sky
Download: Late in the Day (cd 1)
Download: Late in the Day (cd 2)
Download: Pumping on Your Stereo (cd 1)
Download: Pumping on Your Stereo (cd 2)
Download: Moving (cd 1)
Download: Moving (cd 2)
Download: Mary (cd 1)
Download: Mary (cd 2)
Download: Never Done Nothing Like That Before (Limited Edition 7'' Edition)
Download: Grace (cd 1)
Download: Grace (cd 2)
Download: Seen the Light
Download: Rush Hour Soul
Download: Kiss of Life (cd 1)
Download: Kiss of Life (cd 2)
Download: Bad Blood
Download: Diamond Hoo Ha Man 7"

*Links retirados do blog: britishpoint

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem ainda o disco B sides and Others que é deles, só de raridades, eu tenho em boa qualidade, inclui eles tocando neil young.
O escândalo sexual esse ninguém diz o que é e tudo q se refere a supergrass no brasil é uma cópia da cópia, os textos são idênticos, o que piora a confiança que se têm no material. Êta jornalismo matado esse.
qqer coisa me acham no morcegolivre@hotmail.com

inferno_naterra disse...

Fico triste pelos blogs abandonados... <<>>

Postar um comentário

 
RamonR