Grandes discos do Rock Gaúcho 19




Em tempos de misturas musicais cada vez mais gratuitas, visando criar sonoridades “originais” e “diferenciadas”, a Nocet foi na contra mão, praticando algo ironicamente esquecido: rock. O retorno ao básico feito com competência, punch, garra e tesão.

A expressão que a princípio era uma gíria para designar o ato sexual – rock n’ roll – está impregnada de lascívia, provocação, metáfora e energia. É este conceito que o grupo de Santa Maria, Rio Grande do Sul, resgata. O paradoxo da referência está logo aí: cidade com nome de santa, estilo “profano” por natureza. O próprio nome, que vêm do latim, têm na expressão “Quod nocet saep docet” / “aquilo que é nocivo, ensina”, sua essência. Tradição e transgressão andando lado a lado.

Fundado em 1989, o grupo, prestes a completar duas décadas de estrada, já vem calejado para adentrar nesta nova fase do cenário alternativo brasileiro. Neste tempo, a velha forma de se consumir música, que era ditada por grandes corporações, jabás diversos, grandes estruturas de divulgação, dinheiro, muito dinheiro, permitiu que estes rockers gravassem apenas dois álbums.

N”, de 1997, que os levaram a conquistar elogios da imprensa estrangeira, como as conceituadas Metal Hammer, da Alemanha, Rock Hard, da Grécia, e Burrn Magazine, do Japão e o segundo, Bullets, de 2006, já com a formação power trio atual: Marcus Molina (baixo e vocal), Fabrício Soriano (bateria) e Ben Borges (guitarra)...

A banda Roadies inaugurou a parceria Vertical/Tridente, com um CD+DVD que ficou na história como o primeiro lançamento do tipo (dois em um) do gênero no rock do sul, lançando em 2005 seu disco homônimo. O grupo chegou a tocar bastante tempo na Pop Rock e Atlântida com "I Love" e "Sonho Bom", os Roadies apareceram em telejornal global e se firmaram como uma das boas bandas do cenário gaúcho sendo "apadrinhados" pelo Papas da Língua. Sua formação conta com Guilherme: Baixo e Voz, Odi: Guitarra, Graxa: Guitarra e Chabaco: Bateria...

O Incrível Caso da Música Que Encolheu e Outras Histórias é o terceiro álbum da Ultramen, e como seu trabalho anterior, o octeto demonstra uma vocação irresistível para variar ritmos e estilos, traz um repertório de músicas mesclando de maneira ímpar o soul, o hip-hop, o rap, o funk e o reggae. Destacam-se faixas como o rap "Erga Suas Mãos", com participação da dupla Manos do Rap, o samba-rock da abertura "Santo Forte", temperada com metais e backing vocal feminino, evolui para explorações mais sutis da black music brazuca - evidentes no soul brasileiríssimo de "Alto e Distante Daqui" e no suingue de "Justiça Divina".

A Ultramen também exibe propriedade ao investir no reggae. "Máquina do Tempo", "De Canto e Sossegado" e "Coisa Boa" - com a participação do legendário sambarroqueiro Luís Vagner - são algumas das otímas faixas do disco. Talvez por acaso essas duas últimas soam menos interessantes. Noves fora, A Ultramen contraria o próprio título do disco e apresenta uma música que cresceu, ao invés de encolher...

Reverenciado por várias gerações, como um dos maiores ícones do rock gaúcho, Alemão Ronaldo começou sua carreira ainda na década de 70, foi vocalista da Taranatiriça, passou mais de 20 anos à frente da Bandaliera e iniciou com sucesso sua carreira solo em 2004 com o ótimo cd Onde O Amor se Esconde.

O disco tem sucessos como a faixa-título e entre outras, as faixas "Pinhal", "A Sombra do Teu Amor", " Farol", "Mentiras" e "Agora Somos Família"...

O Acústicos & Valvulados, formado em 1991, ano em que Rafael Malenotti (voz/guitarra/violão), Paulo James (bateria), Roberto Abreu (baixo) e Alexandre Móica (guitarra/violão) se conheceram fazendo o que mais curtem: festa.

De tão fissurados na zona promovida pelos mestres do rock’n roll - que ouviam da manhã até a madrugada - começaram a tocar direto, na marra, no hoje lendário estúdio Bafo de Bira, em Porto Alegre. As primeiras composições surgiram e algumas demos rodaram nas rádios. Chamaram a atenção do VJ Thunderbird, da MTV, que logo convidou a banda para aparecer na emissora.

Em 94 sai o primeiro registro: quatro músicas na coletânea Chá Das Quatro. A banda recebeu diversos elogios da crítica, e seguiu fazendo shows direto. Em 95, o clipe de "Dynamite" os levou para a finalíssima do primeiro Video Music Brasil MTV. Em dezembro, estavam em estúdio gravando seu primeiro CD individual, God Bless You Ass (Paradoxx), lançado em meados de 96.

O trabalho foi uma espécie de coletânea dos cinco primeiros anos de banda. Além de composições mais antigas, registrou o início da fase atual, com as músicas "100 Por Hora" e "Minha Fama de Mau", de Roberto e Erasmo, que virou clipe e entrou na programação da MTV. Mais uma vez a banda colheu uma série de elogios da mídia especializada. Em 98, "100 Por Hora" foi relançada na coletânea "As 15 Mais da Ipanema FM". Vale lembrar que a banda foi "nascida" no rockabilly e ao longo dos anos desdobrou-se em rocks, folks, canções e baladas...

O espetáculo Tangos e Tragédias estreou em Porto Alegre no ano de 1984. Criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, que são também os protagonistas desta comédia musical, encenando respectivamente Kraunus Sang com seu violino delirante e o maestro Plestkaya, com seu acordeom de efeitos fantásticos.

Todos estes anos em cartaz, e ainda tem gente que vai assistir, muitos pela segunda, terceira ou mais vezes. É um cult e a trilha sonora do espetáculo,com arranjos de grande sensibilidade, em seu repertório estão músicas encontradas por Kraunus Sang e pelo Maestro Pletskaia nas lixeiras culturais da Sbørnia, sua pátria natal...

Em Porto Alegre, no ano de 2004, vizinhos e amigos formaram a Família Sarará: uma banda cada vez mais presente no cenário musical gaúcho. São Eles: Lucas Ortiz (voz e violão/guitarra), Alemão Cláudio (baixo), Renato Batera (bateria), Antonio Macalão (percussão), Nego Tigas (percussão), Gabriel Uh’Gamba (sopro), Ronald Franco (sopro), Samuel Brentano (sopro).

O nome da banda é a pintura de sua filosofia: “Família” representa a forma de trabalho e sua capacidade, que tem como alicerce a valorização do relacionamento entre os integrantes e é fundamentada na importância do espaço livre para idéias e opiniões. “Sarará” simboliza sua essência e a intenção, através da combinação de culturas, da releitura de gêneros musicais e da interpretação do que o público aprecia com um pouco de vanguarda.

No dia 21 de dezembro de 2007, a Família Sarará gravou seu Ao Vivo, em um show inédito de dezoito músicas próprias. Amigos, familiares, músicos e fãs que acompanham o trabalho da banda lotaram o Teatro de Câmara Túlio Piva, onde ocorreu o evento...

A Graforréia Xilarmônica foi fundada em 1986 nesta época faziam parte da banda Carlo Pianta (ex-DeFalla, Colarinhos Caóticos e Ceres, guitarra e vocal), Frank Jorge (ex-Prisão de Ventre, Cascavelletes e Obsolethos, baixo e vocal), Marcelo Birck (ex-Prisão de Ventre, guitarra e vocal) e Alexandre Ograndi (ex-Prisão de Ventre, bateria).

Desde o inicio das suas atividades a Graforréia se mostrou ser uma banda de vanguarda apresentando sempre um diferencial para o seu público ela. O som meio nonsense era (é) um crossover de regionalismo gaúcho, rock dos anos sessenta (The Beatles, Kinks, Zombies, Beach Boys), Frank Zappa, jovem guarda, punk rock e mais uma certa dodecafônia, um atonalismo tudo com uma leve tendência Pop no melhor sentido que essa denominação poderia ter.

Chapinhas de Ouro, o segundo CD da Graforréia, surgiu em 1998, foi gravado independentemente, e lançado pelo selo ZOOM Records, trazendo no repertório "Iluminados Monstros do Amor", "Beethoven", "Eu Gostaria de Matar os Dois", entre outras...

Nascidos em Pelotas e recém-chegados a Porto Alegre para estudar engenharia, os irmãos Kleiton e Kledir Ramil, mais três amigos da região Sul do estado, criaram o grupo Almôndegas. Formada por Kleiton (violão, violino, percussão e vocal), Kledir (violão, flauta, pente e vocal), Gilnei Silveira (bateria e percussão), João Batista (baixo) e Zé Flávio (violão e guitarra).

O ponto de encontro da turma era a Rádio Continental, que passou a gravar os novos músicos gaúchos em seu estúdio de dois canais e colocá-los na programação. Em pouco tempo, a Continental tornou-se a preferida dos jovens porto-alegrenses. Do sucesso no rádio vieram os shows, mobilizando multidões de duas, três, quatro mil pessoas e despertando o interesse das gravadoras.

Leia abaixo uma resenha da época feita por Juarez Fonseca (clique na imagem para ampliar)


O Almôndegas lançou seu primeiro LP em 1975, Almôndegas, tornando-se o mais popular grupo sulista. Na base de violões e belas harmonizações vocais, misturando MPB, rock e folclore gaúcho, o grupo marcou época. Tanto, que várias de suas músicas continuam a ser tocadas e gravadas. Depois do segundo disco, em 1976, sucesso nacional com "Canção da Meia-Noite" (incluída na trilha da novela Saramandaia), o Almôndegas mudou-se para o Rio. Foi o começo do fim...

Em 1998 quatro amigos começaram a tocar juntos pra passar o tempo e se divertir. Nada de novo nisso. O som que eles tocavam (ou que eles conseguiam tocar) era tosco e rápido. Naquele momento do século passado, acreditem, isso até parecia novo. O rádio tocava atrocidades como Spice Girls, É O Tchan e boy bands em geral. Rock não estava na moda, a internet engatinhava e as bandas, de modo geral, aparentavam ter esquecido os princípios básicos de simplicidade e diversão.

Bel (guitarra), André (guitarra), Mauro (voz) e Raul (bateria), todos com o sobrenome artístico Rocha, formam os Irmãos Rocha!, que, como todo mundo sabe, não são irmãos. Surgido em 1998 apenas para divertir seus integrantes, o grupo faz um autodenominado rock regressivo, apostando na simplicidade e na concisão, influenciados por Troggs, Sonics, Ramones e Cramps.

A banda cresceu inesperadamente, fazendo shows esporádicos para um público incerto, até lançar seu primeiro disco cheio. Ascensão e Queda dos Irmãos Rocha! saiu em 2004, pela gravadora goiana Monstro Discos. Irmãos Rocha! é, na própria definição do grupo, mais vontade que talento.

O CD tem os velhos hinos "Meteoro37" e "Ugabugababy", que eram do EP "Mais Vontade do Que Talento". E as inéditas "Uma Coisa Medonha", "Amadeu Tatu" e "Pechada". O disco tem 20 músicas e uma duração de 34 minutos e 40 segundos. Na verdade 21, porque tem uma música escondida. É todo o material que a banda conseguiu gravar desde 2000, quando os Irmãos Rocha! foram formados.

Mais de dez anos depois, o rock é inevitável. A Ivete Sangalo usa uma camiseta dos Ramones na capa da Capricho. O filho de um ano da Angélica também. As bandas de rock, apesar das suas tatuagens e piercings, são de um bom-mocismo constrangedor. Rock, hoje, é tão ameaçador quanto um pote de margarina. Rock é tão visceral quanto uma reunião de marketing. Rock? Salva ninguém!

Nesse contexto, os Irmãos Rocha! derão o seu adeus. Que novas bandas sigam lembrando o mundo do rock como era no início e apostem na simplicidade, na emoção de tentar acertar alguma música. Tomara que consigam, mas isso é problema das outras bandas. Agora é hora de beber o morto! Dia primeiro de abril, deste ano, não por acaso dia dos bobos, receberam os enlutados para seu derradeiro show. E não houve novidades! A idéia foi a mesma: rapidez, simplicidade e diversão. Pela última vez.


DOWNLOADS:


Nocet - Bullets (2006)












01 - Golen Frankenstein
02 - Color Dream
03 - Maragato Robot
04 - Rock Around The 'Clockwork'
05 - Dé Jà Vu
06 - Used To Be The Number One
07 - Neighbourhood's Song
08 - Brainstorm
09 - Sunset in Blue
10 - Glass People
11 - Sex With Tequila
12 - Carnivalier





Roadies - Roadies (2005)












01 - Menina Desvairada
02 - Sei o Que Você Faz
03 - Ana Carolina
04 - Essa Menina
05 - Tudo Liberado
06 - Garota Nota 100
07 - Tarde Demais
08 - O Que Acontece
09 - Pra Sempre
10 – Afunda
11 - Sonho Bom
12 - I Love
13 - Pedrinha de Gelo
14 – TPM
15 - A Coloninha





Ultramen - O Incrível Caso da Música Que Encolheu e Outras Histórias (2002)













01 - Santo Forte
02 - Alto e Distante Daqui
03 - "3"
04 - Máquina do Tempo
05 - De Canto e Sossegado
06 - Confessionário
07 - Erga Suas Mãos
08 - Coisa Boa
09 - Fantasmas
10 - Justiça Divina
11 - Grama Verde
12 - Oigalê
13 - Máquina do Tempo (Dub Mekka Victor Rice Remix #4)





Alemão Ronaldo - Onde O Amor Se Esconde (2004)













01 - Vem Sem Medo
02 - A Noite Toda
03 - Pinhal
04 - Onde O Amor Se Esconde
05 - A Sombra do Teu Amor
06 - Mentiras
07 - Se Ela
08 - Sinais Tribais
09 - Farol
10 - Pra Que
11 - A Hora Errada
12 - Agora Somos Família





Acústicos e Valvulados - God Bless Your Ass (1996)













01 - God Bless Your Ass
02 - Bone And Skin Girl
03 - Minha Fama De Mau
04 - In The Streets Again
05 - Kickin’ It All
06 - 100 Por Hora
07 - Route 66
08 - Dynamite
09 - I Got You Babe
10 - Out Of Time, Out Of Place
11 - Something Else
12 - Back To ‘55
13 - Wop Bop Boogie





Tangos & Tragédias - Ao Vivo (1988)













01 - Desgrazzia Ma Non Troppo
02 - A Trágica Paixão de Marcelo por Roberta
03 - O Romance de uma Caveira
04 - Noite Cheia de Estrelas
05 - Coração Materno
06 - Ana Cristina
07 - Tango da Mãe
08 - O Ébrio
09 - A Verdadeira Maionese
10 - O Drama de Angélica
11 - Berlim-Bom Fim
12 - Roxane
13 - Meu Erro
14 - Eleven's Train
15 - Aquarela da Sbórnia
16 - Copérnico
17 - I Shot The Sheriff
18 - O Trenzinho Caipira





Família Sarará - Ao Vivo (2008)













01 - Tumá
02 - Olhos de menina
03 - Rasta de bombacha
04 - Veja não com os olhos
05 - Uirapuru
06 - Majestoso
07 - Não me condene
08 - Poetisa (part Jow do EMEPE-4)
09 - Nego do batuque
10 - Espírito guerreiro
11 - Vícios de solidão
12 - Flecha
13 - Achou
14 - Salsa
15 - Munidos de amor
16 - Black music
17 - Semente d’eu e eu
18 - Abajur





Graforréia Xilarmônica - Chapinhas de Ouro (1998)













01 - Eu Gostaria de Matar Os Dois
02 - Meus Dois Amigos
03 - Pensando Nela
04 - Beethoven
05 - Eu
06 - Mixto Quente
07 - Iluminados Monstros do Amor
08 - Benga na America Central
09 - Baby
10 - Colégio Interno
11 - Benga Minueto
12 - Fulvio Sillas





Almôndegas - Almôndegas (1975)












01- Sombra Fresca E Rock No Quintal
02- Até Não Mais
03- Teia De Aranha
04- Olavo E Doroteia (Uma Louca Historia De Amor)
05- Quadro Negro
06- Go
07- Daisy, My Love
08- Almôndegas
09- Vento Negro
10- Clô
11- Amargo





Irmãos Rocha! - Ascensão E Queda dos Irmãos Rocha! (2004)













01 - Anestesia
02 - Uma Coisa Medonha
03 - Bumbababum
04 - Amadeu Tatu
05 - Pechada
06 - Eu & Vc
07 - DVQÈQN
08 - A Capela
09 - Zen
10 - Beibeam
11 - Música 1
12 - Suicídio na Calçada
13 - Vem Delícia
14 - Oh Yeah! Allright! Let's Go!
15 - Eu Não Tô Sentindo Nada
16 - Rock
17 - Meteoro 37
18 - Ugabugababy
19 - First Time
20 - Dadada
21 - NQÉQVD (hidden track)

0 comentários:

Postar um comentário

 
RamonR