Carlinhos Hartlieb - Um Risco no Céu

Photobucket


Em "Um Risco no Céu", o grande Mutuca - primo de Carlinhos Hartlieb -, diz que "Carlinhos é um desconhecido". Provavelmente, pouca gente se lembre desse gaúcho que morreu, misteriosamente, na Praia do Rosa, em Santa Catarina, em 1984. A tragédia interrompeu uma da mais brilhantes carreiras musicais do Rio Grande do Sul. Carlinhos Hartlieb foi multimídia, antes dessa palavra existir: ele misturava música, projeções, teatro, dança; tudo num espetáculo. Muita gente está no documentário dirigido por Rene Goya Filho (com roteiro dele e Jimi Joe): Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro, o ator Zé de Abreu, o diretor teatral José Celso Martinez Correa; e o grande amor de Carlinhos, Maria da Paz.

Ele viveu pouco, de 1947 a 1984, foi como "Um Risco no Céu". Mas, Carlinhos Hartileb movimentou o rock e o teatro no Rio Grande do Sul, além de ter trabalhado com o Grupo Oficina de Zé Celso Martinez Correa, em São Paulo. Nasceu em Porto Alegre e morreu tragicamente na Praia do Rosa, a causa nunca foi esclarecida, convincentemente. A vida desse artista é o tema do documentário "Um risco no céu" que Rene Goya Filho gravou no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e que faz parte do Histórias Curtas 2008.


Na produção alguns dos seus muitos amigos se reuniram para gravar "Criar", "um momento emocionande" segundo o diretor Rene. Estiveram no estúdio: Peri Souza, Bugo Silveira, Edinho Espíndola, Nelson Coelho de Castro, Everton Pires, De Santana, Bebeto Alves - acima, o diretor Rene está na frente de costas; além de Mutuca e Gerry Marquez.


A direção musical foi de Marcelo Delacroix - à esquerda na foto. As fotos da gravação são de Olderige Zardo. "Um Risco no Céu" foi ao ar pela RBS TV dia 25 de outubro (sábado, 12h 20min) este projeto é uma parceria do Grupo RBS e Banrisul-Governo do Estado. O projeto deverá ser ampliado por Rene que o transformará em um média metragem.


Assista agora se perdeu na TV, ou reveja este importante relato dos primórdios do que hoje conhecemos como Rock Gaúcho:




Sinopse:

Um Risco no Céu

Documentário sobre Carlinhos Hartlieb, um roqueiro importante da música do sul que também fez inúmeras trilhas sonoras de peças, como “As três irmãs”, dirigida por Zé Celso Martinez Correa no Teatro Oficina em São Paulo; ele criou as “Rodas de som” no Teatro de Arena de Porto Alegre. Hartlieb foi encontrado morto em 1984. Uma morte estranha, com diferentes versões, confusas e contraditórias.

Ficha Técnica:
Roteiro: Jimi Joe
Direção: Rene Goya Filho
Fotografia: Pablo Chasseraux
Produção executiva: Paula Gastaud
Direção de produção: Irinia Taborda e Vivian Schäfer
Assistente de direção: Guilherme Pilla
Produção musical: Marcelo Delacroix
Desenho de som: Marcelo Corsetti
Edição: Drégus de Oliveira
Produtora: Estação Elétrica


Se interessou pelo som do Cara??? O Durango abre o "Baú" e compartilha com os amigos o CD histórico que reune o único LP de um dos mais importantes nomes da música gaúcha e seis faixas bônus, com destaque para a gravação do Liverpool "Por Favor Sucesso" e "Maria da Paz" do LP paralelo 30.


Curta aí a raridade:


(1983) Risco no Céu













01 - Relativa Paz
02 - Um no Outro
03 - Nós que ficamos sós
04 - Linda
05 - Pedaço de Areia e Mar
06 - Risco no Céu
07 - O Prazer é Nosso
08 - Como o Vento Sul
09 - Criar
10 - Fascinante Amanhecer
11 - É Tão Bom Saber
12 - Por Favor Sucesso (bônus)
13 - Azulão (bônus)
14 - Sonho Campeiro (bônus)
15 - Teinaguá (bônus)
16 - Associação das Cigarras (bônus)
17 - Maria da Paz (bônus)






6 comentários:

Ricardo disse...

acho que o link pra download nao está funcionando

RamonRamyres disse...

Agora está....

Baixa aí...

Abraço

Emerson Pereira disse...

Valeu cara!!! Assiti o documentário e fiquei tri curioso para ouvir esse som. Muito obrigado mesmo!!

Taoista Sem Memoria (Capitão Caverna) disse...

O link ta off...
:(

Vivente, consegue reupar ele??? Agradeço!

Anônimo disse...

O link ñ funciona

nFormas design disse...

o link tah off pode subir de novo por favor?

Postar um comentário

 
RamonR