Electro-Bossa Songbook

Photobucket

Não tem música que esse pessoal não transforme em bossa nova. De Rolling Stones a Ramones, de Bob Marley a Guns N’Roses, passando pelos sucessos dos anos 80 e 90, qualquer canção pode ganhar o balanço manemolente do ritmo banquinho-e-violão, cantado por uma sussurrante voz feminina.

A idéia de criar uma espécie de “songbook electro-bossa”, foi iniciado em 2005 pela editora Music Brokers em parceria com a PMB Music, produtora argentina especializada em lançar coletâneas de lounge music em disco, denominado The Rio Series, em que vários músicos e produtores de latitudes diferentes aceitaram o desafio de misturar os clássicos de grandes bandas com o espírito da bossa nova e da música eletrônica contemporânea. Desde então, as compilações já venderam mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo – e deram origem ao show Bossa in Concert, pegando carona nas comemorações pelos 50 anos da bossa nova.

The Rio Series

A escolha do primeiro "clássico" a ser transformado em Bossa não poderia ser melhor, a honra coube a maior banda do planeta, o bom e velho Rolling Stones e o resultado é: Bossa n' Stones. O repertório escolhido prima pelos grandes sucessos da banda. É claro que para cobrir a vasta coleção de hits dos Stones foi necessário um segundo volume lançado em 2006.

Depois que o sucesso monumental de Bossa N' Stones, álbum que acabou revolucionando o mercado da música eletrônica, é dado o próximo passo da coleção "Bossa n' ", desta vez com o repertório do grande Bob Marley. A combinação das letras escritas por um dos compositores mais apaixonados e pacifistas de nosso tempo, junto com os arranjos elegantes daBossa nova e o espírito futurístico de música eletrônica tornou-se uma mistura natural.

Bossa n' Marley é composto por hinos pacifistas e canções de luta do jamaicano, que adquiriram novo significado, gerando um som que se situa na perfeita mistura entre a tradição da Bossa Nova e a inovação do Chill Out. Como seu antecessor, Bossa n' Marley é um álbum que delinia uma nova e excitante tendência músical.

Estas músicas são obra do inventivo produtor argentino Miko Jackson, que neste volume especificamente, quis render uma homenagem ao Bob Marley legendário, transformando as canções com os melhores dj's da cena portenha e brasileira.

Após vender no mundo inteiro mais que meio milhões de cópias de Bossa n'Marley e de Bossa n'Stones, é iniciada uma turne pelos EUA que dura todo o ano de 2006 (e que continua na Europa durante 2007), e provocar uma febre que já estimulou uma centena de imitações, chega ao mercado mais um capítulo da "saga": Bossa n' Roses.

O lançamento foi tão arriscado quanto no primeiro volume de Bossa n'Stones, já que o álbum estava repleto de novidades sonoras, conservando toda a distinção estética, porém um trabalho mais sutil na arte de fabricar texturas e interpretar as canções já consagradas.

Nas palavras do próprio Miko Jackson: “Bossa n´Roses parte, conceitualmente, desde o ponto em que nós pensamos sobre temas como Paint It Black ou Tumblin' Dice do Bossa n´Stones 2. Eu quis que as versões fossem realmente inspiradas, diferentes, inovadores. Todos que participam do disco estão felizes e excitados com os resultados. Este CD é a mescla perfeita entre a suavidade da Bossa Nova e do Jazz com uma aura de nostagia, harmonia e sensualidade, aplicados aos grandes sucessos do Guns N' Roses”.

Lançado no início de dezembro de 2006, Bossa n' Roses traz releituras de clássicos do Guns como "Patience", "November Rain" e "Live and Let Die", "Welcome To The Jungle", "You Could Be Mine" entre outros grandes sucessos da banda.

Também em 2006 é lançado um segundo volume de Bossa n' Stones contendo mais doze clássicos da vasta carreira da banda, agora com maior pegada eletro-bossa. Bossa n' Stones 2 mantêm a atração como o seu antecessor, incrementando ainda mais a sutileza dos arranjos musicais e aumentando o frescor de seu conceito sonoro.

Depois do sucesso do primeiro volume (que foi álbum de platina quadruplo), o volume 2 apresenta grandes hits do começo da carreira como "I'm Free", "As Tears Go By" e "Paint It, Black" e cultuadas dos anos setenta, tais como: "Tumbling Dice", "It's Only Rock N' Roll" e "Emotional Rescue".

O álbum também remete aos anos oitenta com "Mixed Emotions", um dos destaques do disco. Uma vez mais, vários músicos de vertentes variadas juntaram forças para trazer uma perspectiva diferente e criaram um best-seller para todos que queiram desfrutar realmente de grande música.

Em 2008 a coleção tem novos lançamentos programados, e a banda escolhida para a retomada do "tratamento" bossa-eletrônico para grandes clássicos do rock são os Ramones. O desafio de misturar a música punk do lendário grupo com o espírito da bossa nova e suas bases eletrônicas ficaram a cargo de um time de bons representantes da cena "Chill Out", como Cherie Currie, Angela Bowie, The Digitalistas, United Rhythms Of Brazil, Glambeats Corp, entre outros menos cotados e o resultado é o espantoso Bossa n' Ramones.

Lançado no dia 10 de junho a seleção inclui clássicos do punk rock e do bubblegum como "Beat On The Brat", "I Wanna Be Sedated", "I Wanna Be Your Boyfriend", "Sheena Is A Punk Rocker" e muitos mais ao longo de catorze versões para lá de inspiradas.

The New York Series

Após o sucesso arrebatador de Bossa n' Stones, a Music Brokers/PMB apresentou a continuação da série, contendo hits dos anos oitenta com as versões de diversos artistas, emulando climas semelhantes a artistas do quilate de Diana Kral ou Norah Jones.

A compilação é composta de doze "pérolas" transportadas para o swing da bossa nova entre as quais se destacam "Should I Stay or Should I Go" e "Do You Really Want To Hurt Me", isso para mencionar apenas um par das delicadas canções. Esta é a primeira incursão da série "New York" que transforma rock em bossa nova com altas doses de jazz, revelando que às vezes, para interpretar o futuro nós devemos ser alimentados do passado.

O estilo é uma nova divisão dentro da PMB (PMB Goes Jazz) onde se combinam divertidas e vibrantes vertentes do jazz com as novas tendências do século 21. O primeiro lançamento é Jazz n´80s, um disco onde alguns dos maiores clássicos como "Purple Rain", "Don´t You Forget About Me" e "Boys Don't Cry" são interpretados com mais sutileza que nos anos oitenta, ganhando com o calor e a elegância da música tocada em Nova Orleães e em Nova Iorque. Jazz n' 80's é mais um disco diferente, e que novamente caiu na graça do público mais antenado. E ainda gerou um segundo volume em 2007.

Em 2006 é lançado Jazz n' 90s , com novas versões para os sucessos da última década do século 20. Os hits dos anos noventa são apresentados em 12 faixas convertidas para a mistura de jazz e bossa nova.

Vale destacar a interpretação matadora de Karen Souza em "Creep" do Radiohead, Ituana em ''Smells Like Teen Spirit'' do Nirvana, a versão de The Coltrane Quartet's para "Wonderwall" do Oasis, "Black Hole Sun" do Soundgarden nas mãos do The Stella Starlight Trio, e mais, muitos mais, neste revival em alto estilo dos escassos dias de glória dos anos noventa!




Os discos para download:

(2005) Bossa n' Stones (The Electro-Bossa Songbook of the Rolling Stones)

DOWNLOAD











01 - Fool To Cry - Scubba feat. Moana
02 - Let's Spend The Night Together - Amazonics
03 - Out Of Time - Astrud C + Urban Love
04 - Sympathy For The Devil [Pleased Remix] - Freedom Dub
05 - Under My Thumb - Anakelly
06 - (I Can't Get No) Satisfaction - Michelle Simonal
07 - Harlem Shuffle [Favela Remix] - Marvin meets Banda Do Sul
08 - Ruby Tuesday [The Dubby Mix] - Dual Sessions
09 - Angie - São Vicente feat. Uschi
10 - Miss You [Back 2 Remixes] - Groove Da Praia
11 - Start Me Up/Brown Sugar [Remix] - Corcovado Frequency
12 - Wild Horses - Karen Souza


(2005) Bossa n' Marley (The Electro-bossa Songbook of Bob Marley)

DOWNLOAD











01 - Redemption Song - Amazonics
02 - No Woman No Cry - Urban Love feat. Astrud C. & Moana
03 - Buffalo Soldier [The Trumak Remix] - Freedom Dub
04 - I Shot the Sheriff - São Vicente feat. Marlene
05 - Stir It Up - Michelle Simonal
06 - Sun Is Shining [Shiny Remix] - Trippynova
07 - Positive Vibration [+ Mix] - Dual Sessions
08 - Is This Love - Groove da Praia
09 - Get Up Stand Up - Sawa
10 - One Love [Caipora Mix] - Anakelly
11 - Could You Be Loved [Bahian Roots Remix] - Banda do Sul feat. Sawa
12 - Waiting in Vain - Ituana


(2006) Bossa N' Roses (The Electro-Bossa Songbook Of Guns N' Roses)

DOWNLOAD











01 - Intro
02 - Patience [Cool Wave Mix] - Sixth Finger feat. Dew
03 - Sweet Child O' Mine - Banda Do Sul feat. Natascha
04 - Paradise City [Vibes Edition] - Scubba
05 - November Rain [B&H Version] - Ghetto Blaster Ltd.
06 - You Could Be Mine - Glambeats Corp.
07 - Knockin' On Heaven's Door - United Rhythms Of Brazil
08 - Since I Don't Have You [Single Edit] - Amazonics
09 - Don't Cry - São Vicente feat. Ituana
10 - Welcome To The Jungle [808 Remix] - Freedom Dub
11 - It's So Easy - Natalie Renoir & Dj. Leão
12 - Used To Love Her [New Vocal Mix] - Groove Da Praia
13 - Live And Let Die [Rua Do Cosmos Mix] - Anekka
14 - Outro

(2006) Bossa N' Stones 2 (The 2nd Electro Bossa Songbook Of The Rolling Stones)

DOWNLOAD











01 - As Tears Go By [Luxury Strings Mix] - São Vicente feat. Ituana
02 - Jumpin' Jack Flash - Amazonics
03 - Beast of Burden - Urban Love + Aneka
04 - Emotional Rescue [2 Many Beats Remix] - Freedom Dub
05 - Tumbling Dice - Scubba feat. Dew
06 - Mixed Emotions - Michelle Simonal
07 - Honky Tonk Women [Three Knocks Mix] - Groove Da Praia
08 - Paint It, Black - Sixth Finger
09 - She's So Cold [Ipanema@7" Mix] - Glambeats Corp
10 - It's Only Rock 'n Roll (But I Like It) - Banda Do Sul meets Natascha
11 - I'm Free [Wizard Edit] - Corcovado Frequency feat. Uschi
12 - You Can't Always Get What You Want - Ituana


(2008) Bossa N' Ramones (The Electro-Bossa and E-mambo Songbook Of Ramones)

DOWNLOAD










01 - Intro
02 - Here Today, Gone Tomorrow [Cherry Mix] - Cherie Currie
03 - I Wanna Be Your Boyfriend - Amazonics
04 - I Just Want to Have Something To Do [12" Mambo Mix] - Angela Bowie
05 - She's A Sensation - Brazil XXI feat. Deise Costa
06 - Poison Heart [Secret Agent Mix] - NG Monastério
07 - Beat On The Brat - The Digitalistas
08 - I Wanna Be Sedated - Groove Da Praia
09 - Sheena Is a Punk Rocker [Soul Flower Mix] - Sixth Finger feat. Luana
10 - Rockaway Beach - Natalie Renoir meets DJ Leão
11 - Pet Sematary [Electro Groove Version] - Yasmin Gate
12 - Blitzkreig Bop [Cuban Ganja Mix] - Glambeats Corp. feats. Chepito
13 - K.K.K. Took My Baby Away - United Rhythms Of Brazil
14 - Outro


(2005) Jazz & '80s (The Coolest And Sexiest Songbook Of The Eighties)

DOWNLOAD









01 - Should I Stay Or Should I Go [The Clash] - The Cooltrane Quartet
02 - Do You Really Want To Hurt Me [Culture Club] - Karen Souza
03 - Purple Rain [Prince & The Revolution] - Urselle
04 - Boys Don't Cry [The Cure] - Jamie Lancaster
05 - Sweet Dreams (Are Made Of This) [Eurythmics] - 48th St. Collective
06 - Don't You (Forget About Me) [Simple Minds] - Stella Starlight Trio
07 - In The Air Tonight [Phil Collins] - James Farrelli
08 - Hungry Like The Wolf [Duran Duran] - Dinah Eastwood
09 - Like A Virgin [Madonna] - The Cooltrane Quartet
10 - Patience [Guns n'Roses] - Sawa Kobayashi
11 - With Or Without You [U2] - Michelle Simonal
12 - Nothing Compares 2 U [The Family] - George White Group


(2006) Jazz and '90s (The Coolest and Sexiest Songbook of the Nineties)

DOWNLOAD











01 - Space Cowboy - Eve St. Jones
02 - Creep - Karen Souza
03 - Gypsy Woman (She's Homeless) - George White Group
04 - Don't Speak - Sarah Menescal
05 - Wonderwall - The Cooltrane Quartet
06 - Personal Jesus - Jazzystics Feat. Karen Souza
07 - Suicide Blonde - Urselle
08 - Black Hole Sun - Stella Starlight Trio
09 - November Rain - Anakelly
10 - It Ain't Over 'Til It's Over - Jamie Lancaster
11 - Missing - 48th St. Collective
12 - Smells Like Teen Spirit - Ituana


(2007) Jazz and '80s II (The Coolest and Sexiest Second Songbook of the Eighties)

DOWNLOAD











01 - Holding Back The Years [Simply Red 1985] - The Cooltrane Quartet
02 - Tainted Love [Soft Cell 1981] - Stella Starlight Trio
03 - Take On Me [A-Ha 1985] - Eve St. Jones
04 - Material Girl [Madonna 1984] - Cassandra Beck
05 - Every Breath You Take [The Police 1983] - Karen Souza
06 - True [Spandau Ballet 1983] - Jamie Lancaster
07 - Walking On Sunshine [Katrina & The Waves 1983] - Jazzystics
08 - Billie Jean [Michael Jackson 1982] - Jamie Lancaster & Karen Souza
09 - Rat In My Kitchen [UB40 1986] - 48th St. Collective
10 - I Still Haven't Found What I'm Looking For [U2 1987] - Apollinare Rossi
11 - Time After Time [Cyndi Lauper 1984] - Sarah Menescal
12 - Shout [Tears for Fears 1985] - The Bryan J. White Trio




5 comentários:

rickferreira disse...

ouvi algumas dessas musicas pela primeira vez numa loja de roupas. a menina nao soube me dizer onde conseguiram e se negou a fazer uma copia pra mim.
excelentes trabalhos.

excelente resenha.
obrigado!

Anônimo disse...

Realmente essa coleção é espetacular!!!
Obtive o meu primeiro CD em 2006 do "Bossa n'Marley"...
Voltei a escutar esses dias quando meu amigo emprestou o do guns e do stones e reelembrei o quanto é bom!!
Vou baixar os outros CDs agora!!
Obrigado!
E parabéns pela ótima resenha!

Abraço

Anônimo disse...

Markinho disse....

Boa noite galera!!!!!!!!!! Meu eu adorei essa coletania só que eu não consigo baixar alguns deles

Unknown disse...

Oopa...

muito bacana a resenha!

Mas somente os links do bossa n`roses e jazz n`80`s não estão quebrados... não consegui baixar nenhum outro...

Anônimo disse...

Tentem baixar no www.4shared.com

É só colocar na busca... e não tem limite de download como o rapidshare

Postar um comentário

 
RamonR