Lactuca Sativa

Banda formada em Santa Maria em 1998 com a proposta de engrossar as fileiras do rock gaúcho com composições próprias e arranjos para músicas já existentes.

Com um estilo próprio a banda trabalhou na busca de comercializar o seu som e buscar um lugar ao sol no cenário regional. Ao sentir a necessidade de um trabalho mais profissional, a banda gravou alguns trabalhos demos como o CD Deu Revolt's nas Alface com dez músicas próprias.

A Lactuca Sativa, obteve destaque e reconhecimento na região e a prova disso foi o prêmio conquistado no festival de música do centro do estado "Universo Pop", com a música "Gasolina".

Lactuca Sativa é o nome científico da alface e é uma sátira a "Cannabis sativa". A banda teve participação em coletâneas como no CD da Rádio Atlântida e no CD Via Rock.

Em 2001 lançou o seu CD ..É Pra Comê Ou É Prá Levá? contendo os sucessos “Dedo Duro” e “Gasolina”. Destacou-se com seu disco e mereceu matérias nas revistas Guitar Player e Rock Brigade.

A Lactuca Sativa percorreu grande parte do Rio Grande do Sul tocando ao lado de grandes nomes do rock gaúcho como Comunidade Nin-Jitsu, Chimarruts e Tequila Baby.

Em 2004 lançou seu ultimo trabalho, chamado Outro Mundo, pelo Estúdio Master de Santa Maria, com 13 faixas, incluindo a música “Som de Verão” bastante executada nas rádios da região central do estado.

Além de tocar as canções de sua autoria, a Lactuca Sativa também tocava em seus shows músicas de grandes bandas como: TNT, Cascavelletes, Queen, Kiss, Rosa Tattooada, Cidadão Quem, Beatles, Garotos da Rua, entre outras.

A formação da banda contava com: Fábio (contrabaixo), Bito (bateria), Grota (guitarra e voz), Fernandinho (guitarra e voz) e Zé (violão e voz).



A dita evolução pode trazer alguns problemas

A primeira coisa a se concluir ao escutar os dois álbuns da Lactuca Sativa é inevitável: eles são completamente diferentes. Enquanto o primeiro, de 2001– quando os integrantes da banda tinham entre 14 e 16 anos – era um misto de punk com rock’roll e algumas baladas pop, o segundo era uma mistura de baladas pop com rock’roll. Se em “É pra comê ou pra levá?”, o que predominava eram as melodias toscas, as letras divertidas e sarcásticas retratando o cotidiano adolescente em toda sua essência – que é desprovida de qualquer preocupação que não a de “pegar mulher”-, em “Outro Mundo” as melodias eram mais bem trabalhadas e as letras românticas, retratando amores perdidos e conquistados.

Quem escuta pensa: houve uma evolução na banda, os integrantes cresceram, pararam de usar palavrões e algumas expressões de baixo calão nas músicas e ficaram mais “calmos”. Resumindo, amadureceram. Mas uma evolução deste tipo pode trazer muitos problemas: os antigos fãs mais ortodoxos queriam saber era de barulho, de agitar, de pular e mandar todo mundo para aquele lugar. E, naturalmente, ficam brabos com a “romantização” das letras, porque de letras exaltando os amores perdidos já se têm tanta banda e artista por aí fazendo, para que mais uma, e justamente uma de que eles antes gostavam?

Por outro lado, os integrantes da banda não sentiam mais a antiga necessidade de falar do seu cotidiano sem preocupações para todo mundo porque, inclusive, o cotidiano mudou: agora havia a faculdade com o que se preocupar, as namoradas a se agradar, uma profissão futura a se almejar. E era justamente nesta encruzilhada que a Lactuca Sativa se encontrava: conquistou a maior parte dos fãs com um punk/pop vigoroso e grudento, fiel na sua essência tosca de retratar a juventude, mas continua na estrada com um outro estilo, que tem um nível de exigência muito maior e que, também, necessita daquele algo mais para poder sobreviver no mercado. Só que esse algo mais não é nada fácil de se obter.

Leonardo Foletto



...É Pra Comê ou Prá Levá? (2001)












01 - Gasolina
02 - É Todo Dia Assim
03 - Não Me Deixe Aqui
04 - A Noite
05 - Tarde Demais Pra Nós Dois
06 - Poodle Rosa
07 - Pura Bucha
08 - Adeus
09 - Dedo Duro
10 - Lactuca
11 - Para Não Voltar
12 - Jaburu
13 - O Que Fazer
14 - A Mina Do Cachorro Quente





Outro Mundo (2004)












01 - Som de Verão
02 - Velho Vinil
03 - Até O Fim
04 - Lucia
05 - Altas Horas
06 - Linda História
07 - Volta Pra Mim
08 - Passe Bem
09 - Sonho Bom
10 - Menina de Verão
11 - Não Vá
12 - Outro Mundo
13 - Só Minha






8 comentários:

Wagner disse...

Faz tempo q nao ouço falar dessa banda... o q aconteceu com eles?

Cássio disse...

eles agora são os marias. www.osmarias.com.br rock sincero e de qualidade. olha o site lá tem umas músicas deles, muito bom!

danilow disse...

sao elees mesmo???
a voz parece ein

zeh maria disse...

sim. os marias somos nós.

www.osmarias.com.br

abc

danilow disse...

bom saber cara, parabens, rola umas musicas do primeiro disco nos shows??
deve ser muito foda

danilow disse...

algeum tem um link atualizado? perdi minha coleçao

Fernando Denardin disse...

tem no spotify galera! Tanto Lactuca Sativa quanto Os Marias!

danilow disse...

obrigado, fui eu quem solicitei o primeiro disco no spotify. ouço todos os dias

Postar um comentário

 
RamonR