Motown 50

Photobucket

The Jackson FiveSom de corpo e alma
Disco triplo celebra 50 anos da gravadora Motown da música negra


Barry Gordy Jr.
Coração da indústria automobilística dos EUA, Detroit pode estar afundada em crise, mas uma instituição dessa cidade americana nunca perderá a força: a Motown. A gravadora celebra em 2009 meio século de serviços prestados à música pop. Para marcar a data, a Universal, que hoje é dona do nome e do acervo do lendário selo, coloca no mercado brasileiro o CD triplo Motown 50, com as 50 canções mais importantes lançadas pela empresa que o compositor Barry Gordy Jr. fundou ao obter um empréstimo de US$ 800.


Muito interessente é que as 50 faixas do repertório foram escolhidas pelos próprios fãs. A Universal criou um site em que cada internauta, partindo de uma lista com 109 hits, podia fazer seu top 5 da Motown. O encarte do álbum cita os nomes das 50 primeiras pessoas que votaram, uma maneira de agradecer a quem queimou a pestana na árdua tarefa de eleger os maiores clássicos de selo marcado pelo clássicos.

A ordem de preferência dos consumidores foi respeitada. O primeiro CD abre com a mais votada, I Want You Back, do Jackson 5, e o terceiro disco fecha com a quinquagésima do ranking, Standing in the Shadows of Love, do Four Tops. Há momentos em que um mesmo artista aparece com três números em sequência, caso do grupo vocal The Supremes, que emplacou Stop! In the Name of Love’, Stoned Love e Baby Love respectivamente nos 24º, 25º e 26º lugares.

The SupremesAté ser vendida por US$ 61 milhões, em 1988, a Motown conseguiu colocar mais de cem músicas no top 10 da parada pop americana. Entre 1961 a 1972, foram 31 canções no primeiro lugar. É por isso que, apesar de ser uma ótima antologia, Motown 50 não dá conta de reunir todas as faixas significativas da Hitsville (apelido da primeira sede da gravadora, uma casa branca localizada num subúrbio de Detroit). Please Mr. Postman, com as Marvelettes, primeiro compacto da Motown a chegar ao topo da parada pop americana, quase ficou de fora. Entrou na 49ª colocação. Já Super Freak, um dos funks mais avassaladores de todos os tempos, canção-assinatura do maluco Rick James, não entrou, mesmo tendo sido redescoberto pelo filme Pequena Miss Sunshine (2006).

A dificuldade de se resumir o legado da Motown em 50 músicas é explicada pelo próprio êxito da gravadora. Nenhuma outra dedicada à música negra chegou perto em resultados. Em seu segundo ano no mercado, ela já vendia milhões. Ao mesmo tempo, revelava gênios como Smokey Robinson, Marvin Gaye e Stevie Wonder. Gordy tocava o negócio como se fosse uma operação familiar. Ele contava com um time pequeno de compositores, sendo Lamont Dozier, Brian Holland e Edward Holland Jr. os mais célebres, e escalava os músicos mais talentosos do time para a maioria das gravações. Muitos dos clássicos da Motown trazem Marvin Gaye na bateria.

Marvin GayeSó que, na década de 1970, Gordy resolveu levar sua gravadora para Los Angeles e dar prioridade a uma artista do elenco: Diana Ross. O investimento não se mostrou lucrativo, e a Motown entrou nos anos 80 mal das pernas, até sua venda tornar-se inevitável. Mas a mística continua intacta.

As estrelas da casa


Os preferidos da coletânea

> A música mais votada pelos fãs foi I Want You Back, do Jackson 5. Michael Jackson domina o top 10. Ele aparece três vezes com o Jackson 5 e três vezes com sucessos do início de sua carreira solo.

> A voz mais presente na coletânea é a de Diana Ross: em quatro músicas das Supremes, em duas lançadas como solista e em duetos com Marvin Gaye e Lionel Richie.
> O grupo mais lembrado foi o Temptations. Cinco canções estão na coletânea, sendo My Girl a mais bem posicionada (10º).

> A faixa mais recente da seleção é Endless Love (1981), com Diana Ross e Lionel Richie.

Para ver os ídolos

> Os primeiros tempos da Motown e de seu criador, Barry Gordy Jr., aparecem disfarçados, por razões legais, no enredo do filme Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho (2006). Interpretado por Jamie Foxx, o personagem Curtis Taylor Jr., é um empresário musical que abre uma gravadora para abrigar artistas negros. Seu primeiro grande trunfo é trio vocal feminino The Dreamettes (foto abaixo), na verdade um decalque das Supremes.


Motown 50 - Yesterday, Today, Forever (2008)













CD 1
01. I Want You Back - The Jackson 5
02. I'll Be There - The Jackson 5
03. Bem - Michael Jackson
04. What's Going on - Marvin Gaye
05. Ain't no Sunshine - Michael Jackson
06. Abc - The Jackson 5
07. Do I Love You - Frank Wilson
08. I Heard It Through the Grapevine - Marvin Gaye
09. One Day in Your Life - Michael Jackson
10. My Girl - The Temptations
11. This Old Heart of Mine - The Isley Brothers
12. Ain't no Mountain High Enough - Diana Ross
13. Reach Out, I'll Be There - The Four Tops
14. You Can't Hurry Love - The Supremes
15. Heaven Must Have Sent You - The Elgins
16. Let's Get It on - Marvin Gaye
17. The Tears of a Clown - Smokey Robinson & The Miracles




CD 2
01. Papa Was a Rollin' Stone - The Temptations
02. What Becomes of the Brokenhearted - Jimmy Ruffin
03. Heatwave - Martha Reeves & the Vandellas
04. Needle in a Haystack - The Velvelettes
05. The Tracks of My Tears - Smokey Robinson & The Miracles
06. Ain't Too Proud to Beg - The Temptations
07. Stop! in the Name of Love - The Supremes
08. Stoned Love - The Supremes
09. Baby Love - The Supremes
10. Dancing in the Street - Martha Reeves & the Vandellas
11. Rockin' Robin - Michael Jackson
12. Nowhere to Run - Martha Reeves & the Vandellas
13. Endless Love - Lionel Richie & Diana Ross
14. Twenty Five Miles - Edwin Starr
15. For Once in My Life - Stevie Wonder
16. Get Ready - The Temptations
17. Mercy Mercy Me - Marvin Gaye




CD 3
01. Behind a Painted Smile - The Isley Brothers
02. Signed, Sealed, Delivered - Stevie Wonder
03. Easy - Commodores
04. Ain't Nothing Like the Real Thing - Marvin Gaye
05. War - Edwin Starr
06. It's a Shame - The Spinners
07. Just My Imagination - The Temptations
08. I'll Always Love You - The Detroit Spinners
09. You Are Everything - Diana Ross & Marvin Gaye
10. I'm Still Waiting - Diana Ross
11. When You're Young And in Love - The Marvelettes
12. Going to a Go Go - The Miracles
13. Don't Leave Me This Way -Thelma Houston
14. My Guy - Mary Wells
15. Please Mr. Postman - The Marvelettes
16. Standing in the Shadows of Love - The Four Tops

1 comentários:

Anônimo disse...

Show, adoro a black music! VLW

Postar um comentário

 
RamonR