Grandes discos do Rock Gaúcho 18

Photobucket

O Grandes Discos do Rock Gaúcho edição 18, está recheado de bandas novas, mas que já produziram seus grandes discos, mas vamos abrir o toca discos com o veterano e magistral Julio Reny e seu brilhante cd A Primavera do Gato Amarelo, que foi gravado, acreditem, em meio a um doloroso divórcio. O fim do casamento de 10 anos e a distância da filha de nove anos – permeados por brigas “de amor e morte” – atormentaram o compositor ao longo dos oito meses de gravação.

O resultado foi, ainda sim, um disco disfarçadamente pop e alegre. As 14 faixas foram produzidas por Thomas Dreher (Ultramen e Júpiter Maçã), contaram com participação de mais de 20 convidados, entre eles Arthur de Faria, Humberto Gessinger e King Jim. As influências, conta Reny, continuam as mesmas.

Outra veterana do cenário porto-alegrense, a Space Rave foi formada em outubro de 1993 pelo casal Eduardo Normann e Mariana Kircher. Desde aquela época a banda vem passeando entre suas referências, que vão desde jazz à pop art à música eletrônica - leia-se Sonic Youth, Primal Scream, Velvet Underground, Stooges, David Bowie, e bandas de electrorock como Le Tigre, Ladytron, Vive La Fête.

A parceria da dupla rendeu, além da banda, outros trabalhos como Planondas, Autobahn, Dirty e a mais recente Chiclé Demência, e também participação em várias trilhas sonoras de produções cinematográficas realizadas em Porto Alegre. A Space Rave aparece nas trilhas dos curta-metragens "Outros", de Gustavo Spolidoro, "Ele vai perguntar das coisas que gosto", de Gus Jahn, "A história natural", de Thomas Kreus, e do longa-metragem "Tolerância", da Carlos Gerbase.

O baterista Marcos Rubenich além da Space Rave, também toca nas bandas Viana Moog e Walverdes, e Murilo Biff já passou por várias bandas do underground de Porto Alegre, entre elas Minimaus e She´s Ok.

Em 2004, a Space Rave lançou o dvd "Juventude Enlouquecida", com o financiamento do Fumproarte, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Foram feitas 300 cópias, que esgotaram rapidamente. O disco postado aqui também é de 2004 e se chama Noise Star gravado ainda com a formação original.


A Chiclé Demência foi criada em outubro de 2008 é um duo formado por Mariana Kircher: vocais, guitarras e teclados e Eduardo Normann: baixo, slide, guitarras, teremin e backing. Gravado no DubStudio em Porto Alegre. Programação de baterias por Fabio Gabardo. Produzido por Chiclé Demência e Fabio Gabardo.

A Calibre foi formada no ano de 2006 em Porto Alegre e desde então vem alcançando dia após dia, maior visibilidade no cenário musical do país. Formada por Leonel Radde (voz/guitarra/teclados), Rodrigo Ferreira (guitarra/violão/voz), Gabriel Severo (baixo) e Adriano Moraes (bateria/voz).

Com melodias fortes, guitarras viscerais, belas harmonias, letras que tratam do cotidiano e pensamentos de seus integrantes, uma pegada rock com forte assinatura, a Calibre já é referência de boa música.

Seu primeiro EP lançou a música "Dois Corpos" para todo país, através do videoclipe produzido pela Colateral Filmes e fez com que a banda participasse do CD Coletânea Bandas Gaúchas como carro chefe do projeto, produzido pelo selo Antídoto.

Formada em 2006 em Porto Alegre, a Bandamole surgiu da descoberta, pelo radialista Eron Dal Molin, de um baú de letras engraçadas na casa de seu amigo, o ator e escritor Celso Sant’Anna. De posse dessas letras, escritas no final dos anos 80, o guitarrista Diasper Lucho adicionou melodias pegajosas e estava lançada a Bandamole, complementada pelo baterista Clark Carballo e pelo baixista Luciano Lopes (substituídos atualmente por Fábio Zumbi e Gustavo B.Rock). A banda define seu som como “rock n’roll viril”.

As principais características são as letras anárquicas, os solos de guitarra e a presença de palco do vocalista, que, segundo palavras próprias, “canta pouco, mas tem muita atitude”. A Banda está lançando seu primeiro cd, totalmente virtual, contendo 9 composições próprias. Em breve sairá o segundo álbum, chamado “Baile Viril” somente com versões de canções que originalmente, nada tem a ver com rock and roll. Nos shows, o repertório mescla canções próprias com as versões.

A próxima banda é a maior representante do folclore de Lapágüa no mundo, trata-se da Ultralatinos...

Lapágüa, para quem ainda não sabe, é um país encravado nos Andes, entre a Argentina e o Chile. Como nenhum dos dois países conseguiu invadí-la até hoje, haja vista a sangrenta resistência dos Hombres de Lapágüa (e mulheres também), a existência deste país é negada por ambos.

Mas os Ultralatinos assumiram a responsa e são, hoje, a missão diplomática e cultural desse simpático país no Brasil, com o papel de divulgar as belezas naturais, sociais e festivas. Os Ultralatinos são Logrón Sonero (Voz e guitarra, eventualmente), Pops (guitarra), Gustavo B.Rock (baixo), Totenoso Lemas (percussão), Fábio Zumbi (bateria) e Ënrico Flacø (trombone).

A união das raízes do rock com a irreverência, a pegada e a vitalidade do hardcore californiano. Este é o retrato da banda Culpados Inocentes, fundada em abril de 1999 na Zona Norte de Porto Alegre, e que conta hoje com Gabriel Tomazzoni (Vocal e Guitarra), Ed (Guitarra e Backing Vocal), Rato (Baixo e Backing Vocal) e Rafa Serratti (Bateria) na sua formação. As letras da banda retratam a realidade dos adolescentes e, não raras vezes, dos adultos também.
Realizações, decepções, aventuras e paixões estão nas letras da Culpados.

Com um extenso currículo de shows e cidades visitadas em sua carreira, a banda já rodou bastante pelo underground tocando em festivais de bandas novas, porém também já experimentou várias vezes a sensação de tocar para milhares de pessoas, ao lado de nomes já consagrados do rock gaúcho, brasileiro e até internacional (abriu o show dos americanos da " No use for a name " em Porto Alegre).

A Culpados Inocentes lançou em 2004 o seu primeiro cd, intitulado " Uma Razão Para Continuar ". Ainda sem uma gravadora, ou seja, resultado de uma batalha independente da banda, porém profissional, o álbum tem músicas da primeira fase da banda, outras inéditas e conhecidas do underground gaúcho como “Chucky, que teve alta rotação nas rádios.

Já reconhecidos em seu estado natal como uma das maiores potências do hardcore melódico gaúcho, a Culpados Inocentes lançou em 2007 um EP com 6 sons novos, e no início de 2008 lançou o vídeo clipe de " Não mais os mesmos " (uma das faixas deste EP), e participa - também com essa música - da " coletânea bandas gaúchas ", pela gravadora Antídoto.

Além disso, a banda é convidada com frequência para se apresentar em programas como o Papo Clip (TVCOM) e Radar (TVE), a pedido dos fãs. A Culpados pretende batalhar para que a banda tenha seu som cada vez mais conhecido pelo público do Rio Grande do Sul, da Brasil e de todo o mundo!!!

Parece o John Wayne em um daqueles filmes de guerra tipo Iwo Jima – O Portal da Glória ou O Mais Longo dos Dias, não é? Pois o combatente aí em cima na verdade é o Fabão, conhecido na cena musical sulista como compositor e performático vocalista das bandas Rastamanos e Pedrada Afú.

Depois do reconhecimento nacional das gravações com Armandinho em "Toca Uma Reguera Aí", da autoria em "Tubarãozinho", sucesso da banda Ultramen e da mistura rock/reggae da banda Pedrada Afú, Fabão lança carreira solo com um EP digital com cinco faixas. A formação que gravou as faixas é: Fabão (vocal e guitarra base), Martin Lucas (guitarra solo e voz), Inácio Bugueño (bateria e voz), Slap (baixo), participação Especial de Sydnei Poffo (Teclados).

This is rock'n'roll, baby...isto é Nick Lera. Uma banda influenciada por vertentes clássicas do rock, representada por grupos que se destacaram nos anos 60, 70 e 80, bem como por outros tantos que atualmente prezam pela energia e vitalidade deste estilo de música.

Com forte influência do rock gaúcho, o trio lança seu álbum de estréia com 11 faixas. Formada pelos irmãos Rafael e Mateus Spada (vocal/baixo e bateria, respectivamente) e Fernando K.B.Lera (guitarras), a Nick Lera já vinha consolidando seu trabalho pelo Rio Grande do Sul e agora dá o passo mais decisivo de sua trajetória.

Todo gravado no Estúdio D (Passo Fundo), o CD tem produção de Rodrigo Chaise (Dinartes) e foi mixado e masterizado por Vinícius Tonello na Casa Elétrica (Porto Alegre). Entre as participações especiais, se destaca a presença do TNT Luís Henrique “Tchê” Gomes. Algumas canções que já haviam sido disponibilizadas anteriormente em MP3 single foram agora remixadas e soam como novas.

E fechamos mais um episódio da saga, com o pai da Mel... Mesmo longe das câmeras das redes de TV e das rádios comerciais, o cantor e compositor Bebeto Alves dá continuidade à carreira com o lançamento do impressionante álbum Devoragem. O álbum traz 12 faixas que em alguns momentos apresentam similaridades com um ou outro nome da MPB, mas no final dá para perceber que é o jeito Bebeto Alves de ser.

Músicas calmas e belas como “Tchau” conseguem conviver harmoniosamente com outras que tem a energia do Rock n’ Roll, como “Se Eu Soubesse”. Em vários momentos, ao ouvir o modo de cantar de Alves, vem à mente Caetano Veloso e, às vezes, até Zeca Baleiro. Mas é uma impressão que, ainda bem, passa depois de algumas audições.

“O Demolidor” é a ótima faixa que abre o disco. O acordeom na música traz uma melodia que fica na cabeça e tem algo típico do RS.

Há duas músicas em espanhol no disco, “Liquido” e “Globalización”. A primeira traz uma carga emotiva muito boa na interpretação de Bebeto Alves. A música é basicamente ao piano, com algumas inserções de percussão eletrônica. Aliás as inserções eletrônicas são marcantes em praticamente todo o álbum. Mas não se trata de batidas eletrônicas, são inserções que ajudam a criar a música e não somente a dar ritmo.

Há espaço no disco para um sambinha na música “Naval”, e um certo ar meio psicodélico em “Osseva”, mostrando como Alves consegue tomar diferentes rumos nas músicas e ainda assim deixar mais um álbum musicalmente perfeito para a posteridade.

E vamos aos downloads:


Julio Reny - A Primavera do Gato Amarelo (2008)













01 - O Segundo Fim
02 - Linda Menina
03 - Chegou A Primavera
04 - Noite em São Sepé
05 - Outra Vez
06 - Aconteceu no Verão
07 - Noite de Ingleses
08 - Faltou Tempo de te Escrever
09 - O Dia do Teu Aniversário
10 - Invisível
11 - Gloca Morra
12 - Noites do Deserto
13 - Tenha Fé
14 - Two-Tones





Space Rave - Noise Star (2004)













01 - James Clown
02 - Baby Faça
03 - Glue!
04 - Nicoteen
05 - Caffeine
06 - Pela Luz do Sol
07 - Walt Disney
08 - School
09 - I Want You
10 - Stop to Run





Chiclé Demência - Chiclé Demência (2008)













01 - Tousand Hits
02 - Horse Orbinson
03 - She Stoled
04 - Be Rich
05 - She Comes
06 - Before the Stooges
07 - Drive A Rocket
08 - I Lost My Mind On The Dancefloor
09 - Ritalina
10 - Stop to Run
11 - In My Bones
12 - O Futuro É Vortex (bonus track)





Calibre - Dois Corpos EP (2007)












01 - Dois Corpos
02 - Incondicional
03 - A Razão
04 - Me Basta!
05 - O Tempo





Bandamole - Rock n´roll Viril (2007)













01 - Círculo Vicioso
02 - Amor Nojento
03 - Mulher Moderna
04 - Flying Pennis
05 - Exigente Demais
06 - Prazo de Validade
07 - Estádio Laranja





Ultralatinos - Ultralatinos Demo (2008)













01 - Hombre de Lapágüa
02 - Saturei
03 - Caretice
04 - Las Chicas Dancing
05 - Godô





Culpados Inocentes - Culpados Inocentes (2007)












01 - Respostas
02 - O Meu Melhor
03 - Faça Acontecer
04 - O Que Eu Nunca Quis Falar
05 - Não Mais Os Mesmos
06 - Só Uma Vez






Fabão - Fabão EP (2008)












01 - Falão
02 - Quando Eu Te Ver
03 - O Amor é Pra Todos Nós
04 - Eu e Deus
05 - Só Bicho





Nick Lera - Nick Lera (2009)













01 - Nick Lera
02 - Gata em Fuga
03 - Mesmo Assim (Pista)
04 - Outro Lugar
05 - Pílulas Coloridas
06 - O Que Eu Posso Fazer
07 - Cartas Marcadas
08 - Pra Gostar de Você
09 - Sinal Vermelho
10 - Rascunhos e Anotações
11 - Pode Falar de Mim





Bebeto Alves - Devoragem (2008)












01 - O Demolidor
02 - Periferia
03 - Liquido
04 - Tchau
05 - Se Eu Soubesse
06 - Devim
07 - Pedra Pedrinha
08 - Devoragem
09 - Globalización
10 - Why?
11 - Naval
12 - Osseva

1 comentários:

Carlos disse...

Oi Durango,

Parabéns por esta maravilha de blog! Cheguei aqui através do amigão Lawrence e mergulhei nas pérolas que ele me aconselhou (Vitor Ramil, Bebeco, DeFalla, Nei Lisboa e outros)e fiquei por aqui e....ainda aqui estou!!!! Descobri coisas incríveis!
Obrigado por este trabalho de gigante!
Até breve.
Carlos

Postar um comentário

 
RamonR