Pylla & Banda Fuga

Photobucket


Dos baús de RamonR saí uma das mais raras e procuradas discografias do rock gaúcho, a santamariense BANDA FUGA, quem viveu sabe do que se trata... A considero, sem a menor sombra de dúvida, entre as 5 maiores bandas de todos os tempos aqui do pago gaudério. Agora um pouquinho de hystória:

Depois de muitos anos de total dedicação a música, o compositor e músico Edson Kroth, ou melhor Pylla, lançou em 2004, o CD Pylla Carbono 14 “Bruxos Rosa”. Na Época falava Pylla a Clotilde Gama do jornal A Razão em 2004: "Depois do boom que as bandas Fuga, Nocet, Doce Veneno deram ao rock santa-mariense, a cidade merecia um trabalho deste tamanho. Tudo foi muito bem organizado. Equipamento e estúdio de gravação novos, auxiliados pelos melhores técnicos do rock gaúcho"...


O lançamento foi feito pela mídia a partir da colocação das cópias fonográficas nas lojas do Paraná até chegar ao Rio Grande do Sul. "Não começamos por Porto Alegre, pois estamos cansados de nadar contra a correnteza. Vamos tocar para quem quiser nos ouvir", dizia Pylla. Em Santa Maria, foi comercializado nas lojas Multisom e Planeta Record e em todas as lojas de discos da região central do Estado.



O CD, composto por 11 músicas, foi produzido embasado em uma pesquisa de mercado. "Com a pesquisa chegamos a conclusão que devíamos buscar uma identidade brasileira dentro de um disco de rock. A inspiração veio de Zé Ramalho, Alceu Valença, Kleiton e Kledir, Cássia Eller", salientava Pylla, não esquecendo de Nando Reis que, para ele, é o que há de mais vivo e enraizado na cultura do rock. "Não se surpreendam se ao ouvirem o CD sentirem algo parecido com Almir Sater ou alguma concordância com a música gaúcha", complementa.

O CD contava com os guitarristas Daniel Rosa e Leandro Brenner, o baterista Bruno Sesti, o baixista Nenê Vianna, a backing vocals Déborah Rosa e com Renato Molina, que teve participação especial na composição "Sentimento perdido".



Este não foi o primeiro CD do músico. Em 1989, lançou o disco de vinil com a lendária banda Fuga, onde era vocalista, acompanhado de Rafael Ritzel e Zezinho Cacciari nas guitarras, Gonçalo Coelho no baixo e o grande baterista Pipoca. Era um disco de "hits": "Sentimento Perdido", "Sem Medo", "Jogos de Imagens", "Laranja Mecânica", "Dama da Noite", "Guetos", "Tentando Esquecer", entre outros.


Em 1992 lançam o segundo e derradeiro vinil: Crime Ao Vivo, que trazia mais hits: "Peças de Desilusão", "Saudade", "Intimidade" e a faixa-título. Participaram ainda de uma coletânea das 10 melhores bandas de rock do Estado e integraram o disco Ello 1, ao lado das bandas Nocet, Doce Veneno e Feeling.


A Fuga se dissolveu em 1994 em função da desorganização e falta de apoio. Mas deixou seu legado para a eternidade, suas músicas marcantes com as letras inesquecíveis...


A seguir os discos para o deleite dos sedentos por ouvir essas pérolas:


Fuga - Fuga (1989)













01 - Sentimento Perdido
02 - Jogos de Imagens
03 - Laranja Mecânica
04 - Dama da Noite
05 - Guetos
06 - Outro Lado
07 - Sem Medo
08 - Teu Mistério
09 - Trocando Palavras
10 - Tentando Esquecer






Fuga - Crime Ao Vivo (1992)













01 - Peças de Desilusões
02 - Crime ao Vivo
03 - Intimidade
04 - Vítimas da Insegurança
05 - Saudade
06 - Quem é Você
07 - Emoções na Cidade
08 - Santo Inocente
09 - Gata
10 - Políticos






Diversos - Ello 1 (1993)













01 - Fuga - Peças de Desilusão
02 - Feeling - Preso ao Teu Amor
03 - Doce Veneno - Like a Fright Night
04 - Nocet - Desconhecida
05 - Fuga - Saudade
06 - Feeling - Sou o Mesmo
07 - Doce Veneno - Waiting for a New Day
08 - Nocet - In
09 - Fuga - Intimidade
10 - Feeling - Amor bandido
11 - Doce Veneno - Algum Lugar
12 - Nocet - Anjos Proibidos
13 - Fuga - Crime ao Vivo
14 - Feeling - Negras Noites
15 - Doce Veneno - Mistérios
16 - Nocet - Have I Gotta Tell You Something






Pylla Carbono 14 - Bruxos Rosa (1994)













01 - Bruxos Rosa
02 - Gata
03 - Do Ser
04 - Embates
05 - Inimigo(Porquê?)
06 - Sentimento Perdido
07 - Teus Olhos
08 - Já Era
09 - Fico Pensando
10 - Saudade
11 - Brisa-Brasa-Blue






>>> Dedicado ao velho amigo Dike... O "Dique Vigarista"... Abraços tocaio.


60 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo retorno do blog, espero que dure bastante.


Obrigado pela volta.

Anônimo disse...

valeu a força, achei q. nunca mais iria voltar ao passado e relembrar, a belíssima "saudade". Obrigado .

Unknown disse...

A memória do rock gaucho agradece!!!
Ha muito queria estes discos, fazem parte da minha puberdade musical!

Obrigado pela volta, Long live durango... Long live rock'n'roll

Anônimo disse...

muito bom o post!
baixei tds discos do meu conterrâneo pylla!show de bola
mandô muitoooo bem!flw

Anônimo disse...

O que é arquivo (.rar) e como faço para transformá-lo em mp3? Valeu!!!

Anônimo disse...

desde o tempo da facul, sempre te admirei, tocaio, pela tua criatividade e inteligência, mas não achei que chegasse a tanto....parabéns pelo blog, tu acaba de realizar mais uma pessoa

abraço do teu amigo Dik Vigarista

Anônimo disse...

Incrível!!!
Morei uns vários anos em Santa Maria, e na época eu não achava esses CDs pra vender... daí eu alugava na Dacas (outros tempos ... hehehe)

Já tinha até desistido de achar esses CDs, ainda mais q moro no exterior agora ... mas eis que eu acho teu blog ... valeu mesmo !

Grande, grande post! Parabéns pelo trabalho !

Anônimo disse...

Bueno, sem comentários, simplesmente inpagável esses discos meu velho, ao escutá-los sinto o cheiro dos momentos vividos nessa época 90's,... abraço!

Anônimo disse...

Cara,em nome de todos os integrantes da FUGA eu gostaria de deixar um agradecimento sincero e emocionado por tudo que está escrito aqui.Um grande abraço.
Rafael Ritzel

Anônimo disse...

Parabéns para o blog, parabéns para a banda Fuga e para o amigo Pylla! Na época em que a Fuga estava no auge eu era apenas um adolescente que sonhava em ter uma banda de rock. Assisti a vários shows da Fuga e ouvi as músicas em vinil, como muitos jovens santamarienses do final dos 80 e início dos 90, porém não imaginava que também conseguiria ter uma banda e que aquele magrão que eu ouvia quando piá faria uma participação especial em um dos nossos shows no Coyote e que tocariamos juntos em um projeto intitulado "Amigos do Rock" no Sanduba Café Bistrô. Além disso tivemos a honra de ser uma das bandas a abrir o show de lançamento do álbum "Bruxos Rosa" no CDM. Sucesso ao Pylla!

Wago (extinta Maloca Blue)
wagner.pgma@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Cara, muito legal, bom relembrar bons momentos da minha adolescencia na cidade de Cruz Alta, onde seguidamente iamos ao clube do comercio, ou outro em que estava tocando a banda FUGA, na boa, a musica SALDADE, deichou saldade. O PILLA, volta a faze show, reune a banda e retorna. Sai dessa lavagem cerebral, desperta a laranja mecânica.

Lucas Mendes disse...

Valeu. Poxa, poder reencontrar os sons dessa extraordinária banda é algo impagável!!!
Sou de Santa Bárbara do Sul, um tanto que perto de Tapera, cidade do Pylla e por aqui haviam rockeiros (Maurício Juca Bala) que mostraram pra nós coisas preciosas, tais como a banda Fuga.
Apenas achei curioso que a matéria na mencionou a banda do Pylla 220 volts, la pelos 1997-1998, que tinha sons memoráveis como a Fuga.

Mas é isto. Saudade da Fuga... nenhuma outra banda gaúcha atingiu a meticulosidade melódica e vocal que a Fuga atingiu.

Mas talvez tudo isto seja mero testemunho de uma história pessoal...

Lucas Mendes
lucasmendes14@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bah...
Muito bom alguém lenbrar, ou relenbrar a FUGA...
Tenho saudades dos tempos do Vento Norte, Bonbril entre outros locais do Rock Santameriense.
Estas de parabéns mesmo pelo blog.

Fica apenas um pedido, será que tem como postar, mesmo que sejam os 4 discos juntos no rapidshare ou em outro site? Eu estou tentando diariamente a mais de semana, mas esta sempre ocupado o site pra baixar os discos...
Até mais!

RamonRamyres disse...

Amigo Beto:

O Badongo não fica "ocupado", você está fazendo o procedimento correto para baixar?

espera o tempo necessário? digita as quatro letras e aguarda os quinze segundos??

Se não estas conseguindo mesmo assim, procura no Google por um tutorial de como baixar pelo Badongo...

Não há limite de downloads por esse hospedeiro...

Abraços

Anônimo disse...

Parabens a todos , grandes bandas de Santa Maria , bons tempos aqueles , quem viveu nesta epoca com certeza , com certeza não vai mais esquecer , mais uma vez parabens a todos .

Gustavo disse...

Cara show de bola seu blog, esse resgate de bandas que marcaram época é fantástico. Olha só na procura de uma fita demo que antecedeu o surgimento da Fuga, qdo ainda se chama Thanos. Eu tenho esse material em K7, mas não sei como tá a qualidade. Se vc tiver ou conseguir posta aí se conseguir tbém passo pra vc. Vou divulgar seu blog lá no Locale. Abraço.

LUIZ BANDEIRA disse...

Presenciei, como fã de um bom rock, esta incrivel época nestes pagos.Boate do DCE, Panacéia bar, e outros tantos lugares desta saudosa Santinha!!!Sinto-me honrado de ter vivido nesta época. Vou divulgar este blog para uma galera da época, e aqui vai meus parabéns.Até porque (tirando a Cachorro Grande ) já não se acha mais nada de interessante pra se escutar!

RamonRamyres disse...

Pois é caro Luiz, grandes tempos...

Numa dessas nos "cruzamos" pelos bares da época...

Só discordo quanto a termos pouca coisa para escutar, te indico umas 30, 40 bandas rapidinho que vai te maravilhar...

Grande abraço...

Elson disse...

cara sem comentários a banda fuga é a melhor.do caralho.. =]

Anônimo disse...

Loucura o que a banda Fuga me ajudou em minha juventude e continua fazendo,com lindos acordes,bases,riffs,solos,enfim...de cair o facão da mão!
eis um ditado curto e grosso...muito embora o Pylla AINDA esteja bem de voz,mas não se compara com a saudosa banda Fuga!
eis o ditado...
NADA SUBSTITUI ALGUÉM OU ALGO QUE JÁ SE FOI!
manteremos na memória eterna a SAUDOSÍSSIMA BANDA FUGA!
TODO SEU TIME POR DEMAIS...VALEU Mastre Pipus,Rafael,Gonçalo,zezinho e Pylla!vcs foram,são e serão pra sempre demais!
obrigado banda Fuga por fazerem parte de minha vida...
ERIC...
SÃO SEPÉ-RS


PS:
tenho muitos vhs (dvd)da fuga e cd de audio raríssimo da fuga,alguém quer brik?

msn: riseoftheagony@hotmail.com

Anônimo disse...

Alguém poderia disponibilizar o material ripado com a qualidade máxima (320 kb/s)?

Anônimo disse...

Bah cara! Fuga é muito bom! Quando era piá conhecí..tinha um vinil aqui em casa do Elo Um! Show de bola. Queria muito esses sons do Fuga..só têm um problema..esse badongo ae! Num têm como baxá por ele...quase impossível..tá sempre com slots e esses parará ocupado...sempre teve problema esse site de hospedagem ae..num têm como postá no rapidshare ou qualquer otro!? Ficaria agradecido.. Ia ser uma boa! Fiquei na fissura mas num consigo baxar!! Hehehe..Deuses do rock!! Escutem o meu pedido!! KKK..abraços..good site!

Anônimo disse...

Vou postar no ADRIVE....

Volte em breve...

Abraço

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, a muito tempo estou procurando essas músicas e o CD Elo Um. Agora escutando as músicas, me lembro de alguns dos shows que assisti. Lembro-me muito bem de um show da Fuga que houve no auditório do Colégio Centenário, apenas para os alunos. Também me lembro do show de lançamento do Elo Um, no “Farretzinho” e de amigos que integravam as bandas e que a muito não vejo. Boas lembranças, bons tempos. Tempos de grande efervescência musical em Santa Maria e no Rio Grande do Sul, tempos de grandes bandas. Vida longa ao Rock N’ Roll e que Santa Maria nos dê outras bandas como as daquele tempo. Obrigado pelo material! Lauro M. Cardoso (Manolo) – Santa Maria – RS / Jaraguá do Sul - SC.

Anônimo disse...

Eu vivi essa época toda ai, indo a shows, festas etc, foi uma época histórica para a música de Santa Maria e do RS! Jamais teremos uma fase tão bonita como esta para quem gosta de Rock n' Roll, uma pena.

GRANDE BANDA FUGA

Anônimo disse...

Nossa!!! Não pensei que ainda fosse encontrar estes maravilhosos trabalhos!! Como Santamariense não poderia deixar de baixar estas raridades, Parabéns por este fantástico lançamento!

Edilson - Passo Fundo - RS

Anônimo disse...

galera muito legal encontrar isso retorna na memoria minha adolescencia em Sm... como ja citaram acima... panaceia, dce, bombril e tbm dos shows da fuga no farrezão!!!
abraço!
Fabio

Anônimo disse...

Bah RamonR! Valeu mesmo cara..agora consegui baixar! Show de bola véio! Muito massa..nostalgia da minha infância! Da-le Fuga e viva o rock!

Anônimo disse...

Parabens, a banda fuga uma das melhores bandas de rock e melhor ela e nossa, quanta saudade!! um abraço

Anônimo disse...

MUITO BOM parabéns .... ACHAR ALBUNS TÃO ESPECIAIS... SOU MUSICO E MORO EM FLORIPA, TBM GRAVEI MUITOS CDs NA "TERRA SANTA"... POIS FUI O VOCALISTA DO GRUPO RAIZES.... MAS GOSTARIA DE SABER SE NÃO ENCONTRO A FITA CASSETE QUE ELES(FUGA) GRAVARAM ANTES...QUANDO AINDA SE CHAMAVAM BANDA THANUS... EU TINHA MAS ME ROUBARAM AINDA NA ADOLESCÊNCIA...HEHEHEH GRANDE ABGRAÇO
ALESSANDRO MARTINS

Anônimo disse...

Arquivos estao Expirados alguem boa alma reposta ou upa novamente em honra ao ROCK AND ROLL de verdade!!!! OBRIGADO!!!!

Anônimo disse...

Ta muito bom, só falta os links funcionarem

Anônimo disse...

Sou um fã do Pylla e da Banda Fuga, tive o privilégio de estar num show. Vc sabe onde consigo um cd com as músicas da banda fuga?
rafaelcervo@terra.com.br

Boris disse...

Opa, q pena q o Arquivo do CD ELO1 não está mais disponível para baixar.

Anônimo disse...

Muito bom!

Quem não conhece a Fuga não conhece parte da história do rock gaúcho!
Se não me engano, depois do fim da Banda Fuga, o Pylla participou de uma banda chamada "220 Volts" mas não sei se gravaram algo.
Abraço,

Francisco Schmidt
Tapera/Santa maria/Porto Alegre - RS

Anônimo disse...

Alguem sabe Como faço para baixar os discos da Banda Fuga??? Onde os encontro?? Aguardarei instruções: giovaniwolff@hotmail.com
Valeu!!

Anônimo disse...

Muito bom, mas só falta os links funcionarem.... ai fica melhor ainda.

Anônimo disse...

O Dono desse blog não lê os comentários??? Tem uma porrada de gente falando que esses links não funcionam.... BOTA PARA FUNCIONAR ESSES LINKS AE, MALUCO!!!!!!!!!

James disse...

Ô maluco!!!
É um os raros blogs que tem "Fuga" e outras maravilhas!
Mas a PORRA dos links NÃO funcionam!!!!
Caraca meu! O blog é uma beleza. Mas bota os links a funcionarem.

guilherme disse...

muito bom o blog, varias raridades!!!! seria possivel postar os albuns da fuga novamente?? grande abraço

Anônimo disse...

Meu velho, grande postagem sobre a banda Fuga! Vivi essa fase muito boa em SM. Só tem um problema, os links não funcionam, só direcionam pro ADrive, mas tem uma mensagem de que os arquivos não estão abertos ao público. Dá uma força aí, queria muito baixar esses discos! Grande abraço! Marcio (marciodcg@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Bah, assim como essa galera, também estou numa fissura pra ouvir esses sons, porém os links não estão funcionando corretamente.
Só me resta pedir aí pra uma alma caridosa que, de fato, curta e queira tornar de conhecimento de todos o que foi o bom e velho rock'n'roll feito aqui no RS, faça o imenso favor de reupar os arquivos.

Anônimo disse...

Parabéns pela valorização de uma "era" do rock santa-mariense.
Valeu

Anônimo disse...

Caraca! Moro em Esteio sou natural de Cacequi me lembro da banda Fuga sim nem acredito que encontrei algo deles, também internet se acha quase tudo. Pô estes dias durante o horário politico me veio na cabeça" Politicos politicos parem de roubar e me ouçam por favor..."minha mulher ficou me olhando e dando risada me perguntou tu tá louco? Ai é claro falei isto´era um refrão duma música da banda Fuga,lá de santa ,tu nem conhece, ela é de tramanda nunca ouviu falar.Agora vou mostrar pra ela. Abraços a todos. Antonio Marcelo

Anônimo disse...

Não estou conseguindo fazer o download dos albums.
Por favor de uma olhada nos links porque acho que não está certo!!!
obrigado

Paulo Cesar (p@llett@) disse...

olá galera, estou feliz em encontrar materias ,sobra Banda Fuga sou Natural de Santiago do Boqueirão, más resido em Caxias do Sul, eu tinha todos o músicas deles em fita cassete, dei para um amigo meu que mora ainda e Santiago o Barbela, recebi o arquivo do primeiro LP lançado em 1989,sou muito Fã deles Pylla, Gonçalo, Zésinho, Rafael e Pipoca eles são Dez abraço a todos Vocês !

RamonRamyres disse...

Olá Paulo Cesar, sabes que o DURANGO-95 é teu conterrâneo????

Também estive nestes shows...

Feitooooo...

Paulo Cesar (p@llett@) disse...

que legal, Santiaguense então abraço conterrâneo, como faço para obter os arquivos das musicas deles eu fui no 4 shared ,do ultimo disco do Pylla, Carbono 14 mas estão com pouca qualidade, Feito!

ILUSÃO disse...

tempo bom esse, de ir na concha acústica e ver vcs tocando, isso me traz ótimas recordações... queria esse tempo denovo... tempo bom, música boa...

ILUSÃO disse...

como faço para conseguir a reliquia chamada ello um? ninguém na cidade tem,quero muito ouvir novamente e não consegui baixar na net... aguardo

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE EU VIVI TUDO ISSO , PARABENS AS BANDAS QUE FICARAM NA ETERNIDADE DOS ADORADORES DO BOM ROCK IN ROLL , O TEMPO BOM...............

Kusma disse...

A foto dos LP´s da Fuga saíram do sofá daqui de casa...

Anônimo disse...

Muito boa Banda Fuga..... Lendario show em Santo Augusto - RS

Anônimo disse...

a onde baixo os albuns?os links nao estão mais disponíveis

Anônimo disse...

SHOW DE BOLA .......

MARCELO - SANTA MARIA

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE TIVE OPORTUNIDADE DE VIVER NESTA EPOCA HOJE EM DIA A MAIORIA DAS BANDAS É UM LIXO , PARABENS A FUGA E AO RESTO DAS BANDAS DE SANTA MARIA QUE ERAM DAS ANTIGAS ..................

Diogo P. P. disse...

LINKS OFF INFELIZMENTE!!!

Unknown disse...

Ainda hoje queremos ouvir, pena que não consegui achar o cd elo um para baixar, se alguém tiver pra vender me chama no watts 55 999251707

Unknown disse...

O engraçado é que o último comentário foi em 2013, ainda hoje essa turma do rock de Santa Maria tem fãs

Anônimo disse...

Quase 10 anos da última postagem... é, o tempo passa. Passou pro Fuga, pro Pylla e pra este blog tb! Escutando os hits do fuga e pesquisando sobre a banda cheguei aqui! Vida longa ao rock gaúcho e, principalmente, santamariense!

Postar um comentário

 
RamonR