Jupiter Apple (Flavio Basso)

O mago Jupiter
Multiinstrumentista, compositor e cineasta, JÚPITER APPLE é o codinome do cantor, compositor e guitarrista gaúcho Flávio Basso. Um dos artistas mais inventivos e inusitados do rock nacional.
Foi um dos fundadores do grupo TNT, uma das bandas mais emblemáticas do cenário do rock gaúcho, ainda na década de 1980.

OS CASCAVELLETES: Frank Jorge, Nei Van Sória, Alexandre Lord Barea e Flavio Basso
Após sua saída do TNT, funda o grupo Os Cascavelletes, com Nei Van Sória (guitarra), também vindo do TNT, Frank Jorge (baixo), que tocava com o grupo Prisão de Ventre e com Alexandre "Lord" Barea, na bateria.
Os Cascavelletes

Lançaram de forma independente, algumas fitas demo e dois LPs: "Os Cascavellettes" (independente, 1988) e "Rock'A'Ula" (EMI, 1989). Também lançaram um EP com as canções "Homossexual" e "Sob Um Céu de Blues", em 1991.

Com distinta influência de Rolling Stones e Beatles, Os Cascavellettes se caracterizavam por fazer rocks animados com letras sobre sexo e relacionamentos. Emplacaram a música "Nêga Bom Bom" na trilha sonora da novela Top Model em 1990. O grupo se desfez em 1992, e os integrantes partiram para carreiras solo ou então formaram novos grupos.


1994 - Flávio Basso assumiu a alcunha de Júpiter Maçã (em homenagem ao planeta e à gravadora dos Beatles: a Apple. À princípio usava o pseudônimo em português, depois passou a usá-lo em inglês).
Na primeira metade dos anos 90 fez breve incursão pelo folk dylanesco como Woody Apple, para apresentar um trabalho com colorido sessentista mod e altamente psicodélico, um mergulho nos anos 60, com referências de Kinks, Mutantes, Syd Barrett (ex-Pink Floyd), Beatles e Walter Franco.

1995 - Grava sua primeira "demo tape", juntamente com a banda Os Pereiras Azuis de Passo Fundo - RS, que futuramente se tornaria a famosa banda Cachorro Grande.

A Sétima Efervecência 1996 - Lança o cultuado álbum "A Sétima Efervescência", pela ACIT/Antídoto. Influenciou toda uma geração, o disco causou impacto inclusive visual: multiplicaram-se as bandas de terninho mod. Os fãs até hoje se arrepiam com verdadeiros hinos como "Querida SuperHits x Mr. Frog", "As Tortas e As Cucas", "Lugar do Caralho" (regravada depois por Wander Wildner) e "Miss Lexotan 6mg Garota" (que recebeu versão do Ira! de Edgar Scandurra).

Plastic Soda1999 - Com novas pesquisas e influências, puxa um banquinho e um violão, compõe em inglês, vira JUPITER APPLE e lança o CD bossa-jazzy "Plastic Soda" (Trama, 1999), disco no qual incluiu, entre outras, "A Lad & A Maid In The Bloom", "Collectors Inside Collection" (c/ Marcelo Birck), "Welcome to The Shade", "The True Love Of The Spider" (c/ Marcelo Birck), "Over The Universe", "Wasn´t It?" (c/ Flu) e "Head-Head", em parceria com Marcelo Birck, todas cantadas em inglês.

Após o lançamento, Jupiter passou uns tempos em Londres. O CD foi premiado no ano seguinte com os troféus Açorianos-RS e APCA(Associação Paulista de críticos de arte), além de ser recomendado e divulgado por muita gente importante como Tom Zé, Arnaldo Baptista, Caetano Veloso, Rita Lee, Sean Lennon, Tim Gane (do grupo franco-britânico Stereolab), Sean O'Hagen (High Lamas) e Dean Warehan (Luna).

Orgânico/Sintético2001 - Participou da coletânea dupla "Muquifo Records apresenta Comp- 01/02 - Orgânico/Sintético", do produtor Dudu Marote. No CD participaram também Renato Cohen, Spiceee, Menorah, Anderson Noise, Erik Caramelo, Filipe Forattini, Pink Freud, XRS Land, DJ Dolores e Orquestra Santa Massa, Anvil FX e Pat C, Iva Rothe, Tejo, Gus, Stereo Maracanã, Sr. Nuts, Nega Gizza, Zégonz, Baikebab, Flu (ex-DeFalla), Bonsucesso Samba Clube e Superágua . No primeiro disco foi incluída de sua autoria "(Apartment-Jazz One) Schlummern Bei Eine Zug Für Liverpool".

Jupiter faz sua estréia como cineasta e ator, com o média "The Apartment Jazz" (premiado na categoria Contribuição Artística no Festival Livre Olhar-2003), uma viagem poética com loops visuais em torno de dois caras que divagam sobre água pesada, Serge Gainsbourg, Françoise Hardy e filmes e livros em andamento e suas aventuras amorosas com garotas paranóicas e beatniks. Finaliza ainda, outro média-metragem intitulado "Dumont".

Hisscivilization2002 - Jupiter lança no final do ano, o enigmático e refinado CD "Hisscivilization" (Nolandman/Voiceprint/distribuição da Barulhinho), também cantando em inglês, com direito a cítaras, moogs, cores do rock de Manchester, naves espaciais na selva, momentos de êxtase ou histeria eletrônica Walter Carlos, concretismo alemão, a suavidade de canções jazzy de cabaré francês/alemão, Beach Boys 66-67 (fase Pet Sounds e Smile Smiley) e bossinhas.

Participou do "Festival RG", em Curitiba, dividindo o palco com o grupo Irmãos Caruso, que anteriormente foram seus parceiros na gravação do disco "A Sétima Efervecência".

2003 - Lança uma videoretrospectiva de sua carreira chamada "Pescando Jupiter Segundo Huxley", com imagens raras de shows extraídas de seu arquivo pessoal, os seus videoclipes e seu Apartment Jazz.

Divulga também o clip "The Homeless and The Jet Boots Boy" (com direção de Jupiter e Tatá Aeroplano e edição de Doulgas Kim), faixa de Hisscivilization. Ainda neste ano, Jupiter começa a rodar um novo longa-metragem.

Jupiter Single2004 - Ao lado de Wander Wildner, apresentou-se no evento Loud!, festival de rock do espaço Cine Íris, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano lançou o single "Júpiter Maçã", que contou com as faixas "A Marchinha Psicótica de Dr. Soup", "Mademoiselle Marchand" e "Síndrome de Pânico". Produzido em parceria com Thomas Dreher, no disco participaram Clayton Martins (bateria), Ray-Z (guitarra), Astronauta Pingüim (órgão e moog), Thalita Jones (voz e percussão), Rodrigo Simpson (bateria) e Cuca Medina (arranjadora e tecladista).

2006 - Prestes a ganhar o mercado mundial, está saindo do forno seu novo cd, "Uma Tarde na Fruteira" pela gravadora espanhola Elefant Records, com distribuição em toda a Europa. Recheado de bossa nova, samba-jazz, jovem guarda e rock britânico anos 60.
Do RS para o mundoSuas composições foram gravadas pelo grupo Ira! ('Miss Lexotan'), Wander Wildner ('Lugar do Caralho') e Tequila Baby ('Ela Sabe O Que Faz').
Quem assiste aos shows do mago Jupiter Apple tem o inenarrável prazer de saborear belas releituras das canções de seus quatro álbuns, grandes raridades ainda não lançadas e alguns covers-surpresa, diferentes a cada apresentação.
Jupiter em ação
DISCOGRAFIA:
Com TNT:
• Rock Grande do Sul (1986) Plug/BMG LP

Com Os Cascavelletes:
• Os Cascavelletes (1988) Abreu Discos LP
• Rio Grande do Rock (1988) SBK Songs Ltda. LP
• Rock'A'Ula (1989) EMI LP
• Single (1991) Independente LP

Solo:
• A Sétima Efervecência (1997) Antíodoto/Trama CD
• Plastic Soda (1999) Trama CD
• Muquifo Records Apresenta - 01/02 - Orgânico/Sintético (2001) Muquifo Records CD
• Hisscivilization (2003) CD
• Júpiter Maçã (2004) Monstro Discos CD Single
• Uma Tarde na Fruteira (2006) Elefant Records CD

Baixe a versão demo de Uma Tarde na Fruteira aqui:

11 comentários:

Anônimo disse...

Lugar do Caralho..... valeu!!!!

Anônimo disse...

eu n conhecia ele, so tomei conhecimento depois q teve 1 showzinho aki em Brasilia e adorei o show, foi cover, mais gostei
Bjos

Anônimo disse...

ei, esse link pro Uma Tarde Na Fruteira aí... esse disco não é a demo, é? Pode ser q eu esteja enganado, mas o q circula por aí são as mesmíssimas músicas, e nunca li a respeito de q fossem demos. Mesmo pra 2006 tá um pouco bem gravado, não acha? Bem produzido demais... hehehe

se me responder essa dúvida eu agradeceria mto, fiquei intrigado agora... valeu aí!

RamonRamyres disse...

Marreco: É óbvio que tudo que "circula por aí", como tu te referes, é o mesmo material, e, são as canções em versão "demo", gravadas em 2005 do disco "Jupiter Nº 4", que ainda não foi lançado...

E quanto a qualidade, é somente uma questão de talento, as ferramentas proporcionam gravações caseiras muitos vezes melhores do as de estudio, o que é o caso dessa demo do Flavio.

Um abraço e continue acompanhando o DURANGO.

Anônimo disse...

Ola, eu tenho uma demo do jupiter que foi gravada antes da gravação com os Pereiras Azuis, que segundo reza a lenda o proprio Jupiter que gravou a maioria dos instrumentos!!!!

fabiofoda@gmail.com

Anônimo disse...

E os albuns para download?
Tá tem a demo de Uma Tarde Na Fruteira, mas e os outros, será que estou cego, se eu estiver, por favor me guiem até os links.
Grato!!!!

Anônimo disse...

Mó massa o site...jupiter super foda...ae alguem sabe onde consigo o the apartment jazz???e/ou pescando jupiter segundo huxley???

continue com o ótimo trabalho...valeu...

Tiago disse...

Não sabe aonde se pode conseguir o APARTAMENT JAZZ ?

Abs

Anônimo disse...

Só tem uma coisa errada, O CACHORRO GRANDE eram os MALVADOS AZUIS e não os PEREIRAS AZUIS. Faz tempo que tento decobrir sobre os PEREIRAS mas não se tem noticias.
biografia bem legal só este erro
valeu

Anônimo disse...

Gênio!

Anônimo disse...

Apple é uma homenagem a sabedoria, segundo o próprio (ele fala numa entrevista, tem no youtube). Mas, pela clara influência que ele tem dos Beatles, pode ter a ver com a gravadora Apple também. Só ele pra responder!

Postar um comentário

 
RamonR