Frank Franklin


Franklin começou na música estudando piano dos 8 aos dez anos. Mais tarde estreou em palcos em um festival (FICA - Festival da Canção Anchietana)como cantor de uma banda chamada ARMAGEDDON (1985), depois participou da Primavera nos Dentes(92), Os Ordinários (95), Sindicato do Blues (1997) quando partiu para carreira solo e gravou o disco "A mesma coisa", com algumas músicas suas e outras compostas em parceria com amigos.

Franklin é um músico versátil, emocionado, e letrista preocupado com poesia, com métrica. Suas letras podem ás vezes parecer indecifráveis, em outras até decifráveis demais. Franklin produziu o disco de Zé do Bêlo, chamado simplesmente de "Acústico", lançou um jornal sobre música chamado "Portoblues", que agora é um programa de tevê que vai ao ar na madrugada de segunda feira no canal comunitário da NET em POA, o POA TV Canal 6.

Durante sua vida de músico e de jornalista, Franklin fez shows e deu canjas por diversos lugares: Porto Alegre, Montenegro, Pelotas, Sapiranga, Caxias do Sul, Florianópolis... e trabalhou em jornais como Usina do Porto e Portoblues. Franklin também colabora com a John Bull Magazine, a revista do John Bull. Em 97 Franklin participou do disco "Agora pode ser o Tempo Todo", de Egisto Dal Santo, tocando bandolim em uma vinheta composta pelos dois, "Matou" e narrando um gol para um solo em "Deu praTi", de Kleyton e Kledir.

Franklin é responsável pela produção executiva do disco "Acústico", o primeiro do cantor e compositor Zé do Bêlo. Jornalista e radialista com formação técnica e acadêmica, Franklin em 2008 tornou-se operador de áudio com especialização em mixagem de P.A, tendo completado o curso no Colégio de Aprendizagem Moderna, o CAM.

"Quando me formei em Jornalismo entrei para uma banda de bicho grilos paz e amor chamada PRIMAVERA nos DENTES, mas que começou como ÓRFAOS do BLUES. Esta banda tinha uma menina na bateria, o que era raríssimo (Márcia Haesbert, hoje artista plástica) e também fez um show na TERREIRA dA TRIBO e foi só!! Nós ensaiávamos no ARAÚJO VIANNA em um estúdio público horrível. Isto foi em 91, 92. Comecei a gostar de blues e ficar até obcecado. Comecei a aprender a tocar blues.

Em 1994 um barzinho chamado Hooker me deu chance de fazer shows bem legais, e o público adorava...Em 1995 surgiu OS ORDINÁRIOS (Régis Sam, Amilson Silva, Marcelo Moreira e Frank), que gravou uma fita demo e fez alguns shows. Toquei também no Bananas Bar e no Megazine, sendo um dos recordes de público do bar.

Em 1996 surge o Sindicato do Blues, com uma fita K7 chamada LAMA, MESA & BLUES, muito bem gravada no estúdio B da ACIT, que vendeu uns duzentos exemplares. A fita tinha alguns clássicos do blues misturadas com instrumentais obscuros como Funny Bone e Old Time Sake, de Freddye King. O grande destaque da banda sempre foi o virtuosismo de Gabriel Guedes, que eu considero um dos guitarristas mais competentes que eu já vi tocar.

Acho que o Sindicato do Blues foi a minha primeira banda que tocou de verdade o blues, pelo Sindicato passaram ubs trinta músicos, todos super músicos, ex: Gabriel Guedes, Marcelo Moreira, Alexandre Baréa, Bibo, Cristiano Bertolucci, Daniel Mossmann. Nós fizemos uns quinze shows muito bons e fizemos uma certa fama por tocar músicas descomnhecidas de muitos, inclusive muitas em português, como por exemplo, o blues chorado Sofre, de Tim Maia e Estrada de Santos, de Roberto. Tocamos no Estação e na Garagem Hermética, no João e no 14 Bis em Ipanema.

Depois em 98 o Sindicato se desintegrou, mas três de seus integrantes, Costa, Gabriel e Daniel se juntaram ao baixista Bibo e Luciano Lucke e formaram uma das melhores bandas de blues rock de toda a história do rock e blues portoalegrense.

Como ia dizendo, estudei piano cerca de dois anos na pré adolescência, o que foi um alicerce para eu conhecer a estrutura da música. Estudando piano você descobre, não na hora, mas alguns anos mais tarde, que a música pode ser tão exata quanto uma ciência, como a matemática. Pode ser, nem sempre é. Logo em seguida, com dezesseis anos, já tendo escutado muitos discos do irmão mais velho, coisas como Fátima Guedes, Bethãnia, Milton e Elis, além das porcarias enlatadas que aqui chegavam nas FMs no início dos oitenta, conheci os caras do ARMAGEDDON (Peter Dutra, Alexandre Terra, Cristiano Carvalho e Rodrigo Terra).

Eles estavam, veja só, com todo o equipamento da banda em uma casa na praia de Atlântida, ensaiando, coisa muito rara na época. Ouvindo aquele som todo resolvi entrar na garagem. Batemos um papo e em POA nos encontrávamos para ensaiar em uma casa a cem metros do Timbuka, na Zona Sul. Queriam que eu cantasse Xanadu e Stairway to Heaven, mas eu não sabia o que significava isso ainda...

Nesta época, quando conheci as grandes bandas de rock, em 85, várias bandinhas estavam nascendo no país e em Porto não seria diferente. Havia um plano econômico que se dizia bem sucedido e muito otimismo no Brasil. Na minha rua mesmo, a Castro Alves, ensaiava uma tal de Phoenix. O Armageddon, na verdade, tinha cinco músicas prontas, todas no estilo Iron Maiden e Judas Priest. Eram minhas primeiras letras.

E fez três apresentações, sendo a última a mais importante, pois tocou ao lado de PESADELO e LEVIAETHAN em um memorável show na Terreira da Tribo, show que aconteceu na mesma noite em que havia ASTAROTH na reitoria lançando seu primeiro disco. Esta noite ficou conhecida como a NOITE do METAL. rsrsrsr Rodrigo, guitarrista, entrou para a PANIC e a banda se desintegrou. A PANIC, da qual fazia parte também o guitarrista Eduardo Martinez, abriria o show do VENOM, que foi cancelado."


BANDAS E PARTICIPAÇÕES:

- Armageddon (1985)
- Primavera nos Dentes (1987)
- Os Ordinários (1995)
- "Agora Pode Ser o Tempo Todo" (1997) (acompanhando Egisto dal Santo)
- Sindicato do Blues ( considerada uma das melhores bandas do boom de blues de Porto Alegre em 1996)
- "A Mesma Coisa" (primeiro disco, em 2003).

DOWNLOAD:

(2003) A Mesma Coisa













01 - Quisera
02 - Frases Soltas Desconexas
03 - Histórias de Boi Dormir
04 - Para
05 - Novo Jeito de se Amar
06 - Luz em Blues
07 - Do Jeito Que Eu Quis
08 - Sapatos
09 - Tortura de Bolso





CONTATOS:

PORTOBLUES
MYSPACE

1 comentários:

Anônimo disse...

Eai kra, tudo blz? tens como postar novamente esse cd?, tentei baixar mas o link tá offline.

Obrigado, abraço

Postar um comentário

 
RamonR