Belle & Sebastian

Photobucket

A história do Belle & Sebastian é, no mínimo, fascinante. Um grupo de estudantes que, sem pretensão qualquer, virou febre no mundo alternativo. Hoje o culto pode até estar batido, mas há três anos, o mais cool que você podia ser era ser fã do Belle & Sebastian. Afinal, eles não davam shows, muito menos entrevistas, seus discos eram raros. Bem, o culto continua, hoje em dia, agora mais pelo som maravilhoso que estes escoceses fazem.

Stuart Murdoch (violão e voz) começou a compor no início dos anos 90. Ele sempre gostou de escrever contos e letras, principalmente no tempo da faculdade, em Glasgow (Escócia). No final do curso, em 1995, inspirado pelas aulas de produção musical e marketing, o compositor decidiu que sua monografia seria sobre a formação de uma banda.


Para executar a tarefa, recrutou alguns amigos e conhecidos, também universitários, com os quais tomava café em um bar local. Entre eles estavam: Isobel Campbell (violoncelo), Stevie Jackson (guitarra, violão e gaita), Stuart David (baixo), Sarah Martin (violino), Richard Colburn (bateria) e Chris Geddes (teclados).

E, assim, começava a se formar o Belle & Sebastian, nome tirado de um seriado infantil dos anos 70, inspirado num romance francês chamado “Belle et Sébastien”, de Madame Cécile Aubry, sobre as aventuras de um garoto, Sébastien, e sua cadela, Belle. A primeira idéia era de que a banda produziria um ou dois discos e depois encerraria suas atividades musicais.

Todo ano, a Stow College Music Business Course, oficina de música em Glasgow freqüentada por Murdoch, David e outros integrantes do Belle & Sebastian, produzia, pela Eletric Honey Records, um compacto com composições de alguns alunos. Em 1996, a dupla Stuart David e Stuart Murdoch, que já havia formado uma banda anteriormente, a Rhode Island, fora escolhida para fazer a gravação, mas eles tinham repertório não só para um compacto, mas para um álbum inteiro. Assim, em Janeiro de 1996, os dois Stuarts ganham autorização para gravar algumas demos, a maioria composta por Murdoch. Antes de entrar em estúdio, a dupla foi atrás dos outros integrantes que já haviam recrutado entre amigos, conhecidos, e, dizem, até entre pessoas desconhecidas com o olhar melancólico e distante.

Em apenas três dias é realizado o primeiro trabalho do Belle & Sebastian, Tigermilk, para poucas pessoas. Mil cópias, todas em vinil, o que torna essa edição uma raridade imperdível, que só podiam ser compradas pelo correio, por abusivas 400 libras. Mesmo assim, a tiragem inicial foi vendida rapidamente, pois já existia um certo culto em torno da misteriosa banda. O álbum trazia, em sua capa monocromática cinza, uma garota amamentando um tigre de pelúcia. Dentre as influências, bandas dos anos 80, como Felt, The Smiths e Pale Fountains. Os temas das letras, geralmente pequenos contos ou historinhas urbanas, eram angústia, solidão, amor, simplicidade, arrependimento, sempre regados com muito lirismo e delicadeza.

A crítica inglesa passou a endeusá-los, mas ninguém conseguia imagens ou entrevistas da banda, o que aumentou ainda mais o culto. Os escoceses receberam inúmeras propostas de gravadoras grandes, mas, com medo de perder a liberdade criativa, assinaram com a pequena Jeepster.

Rádios e jornais como o NME começaram a apoiá-los. A revista Les Inrockuptibles, elegera o B & S como a banda do ano. Com tanto culto, foram ganhando cada vez mais fãs tanto nos Estados Unidos como na Europa.

Em novembro de 1996, o Belle & Sebastian lança If You’re Felling Sinister, seu segundo trabalho, que novamente trazia uma capa monocromática (desta vez em vermelho), com uma garota sentada, olhando para o nada, com um livro ao lado. O amadurecimento da banda é perceptível em canções melhores estruturadas. Os temas continuam a retratar a solidão (ou a juventude solitária). O reconhecimento foi imediato, e o culto em torno do grupo crescia. Enquanto isso, eles compunham mais e mais.

Felizmente, a idéia de acabar após dois discos não vingou. Após If You’re Feeling Sinister, o Belle & Sebastian lançou três singles, com músicas inéditas, em um período de apenas cinco meses. São eles: Dog on Wheels, Lazy Line Painter Jane e 3..6..9 Seconds of Light, que em 2000 foram reunidos em uma caixa, a Lazy Line Painter Jane.

Mais um álbum, com uma capa monocromática em verde trazendo um rapaz atravessado por uma lança, é colocado no mercado em setembro de 1998. O nome dele é The Boy With the Arab Strap. Muda a autoconfiança do grupo, que começa a apostar em novos modos de composição.

A violoncelista Isobel Campbell e o guitarrista Stevie Jackson se arriscam nos vocais. Stuart David apresenta “A Space Boy Dream”, com um estilo totalmente diferente do Belle & Sebastian. As letras continuam a contar pequenos enredos, sempre sobre angústia, amor, entre outros. O álbum é elogiadíssimo, reforçando o caráter “cult” que agora, de uma vez por todas, contaminava a banda. Em dezembro do mesmo ano, o grupo lança mais um EP com inéditas, This Is Just A Modern Rock Song.

O grupo pára um pouco para se dedicar a projetos paralelos. No início de 1999, Stuart David lança Up A Tree, de seu projeto Looper, que pode ser descrito como um Belle & Sebastian eletrônico e mais alegre. O álbum ainda contém uma declaração de amor do baixista a sua esposa no encarte, que conta como os dois se conheceram. Isobel Campbell também monta a sua banda, a Gentle Waves, destacando a doçura de sua voz. Em 2001, a violoncelista gravou um disco no qual interpreta músicas da cantora Billie Holiday.

A banda recebe convites para tocar em famosos festivais na Europa, mas a resposta é “não”, pois decide fazer seu próprio festival, The Bowlie Weekender. Em 1999, o B&S também recebe o grande reconhecimento pelo seu trabalho, o prêmio de revelação no Brit Awards, disputando com bandas mais famosas e de gravadores muito maiores que a Jeepster. A premiação foi graças aos fãs da banda, participantes da Sinister Mailing List, que se uniram e votaram pela internet. Apesar da justa vitória, muitos pensaram que o B&S havia "roubado" o prêmio, em razão de ter concorrido com grupos de maior escalão.

O ano de 2000 começa em baixa com a saída de Stuart David, que deixa o grupo justificando que o Belle & Sebastian estava ocupando demais a sua vida. O baixista parte para investir no seu lado de escritor e também para tocar o seu projeto Looper. Mesmo assim, David ficou na banda até o final das gravações do quarto álbum, Fold Your Hand Child, You Walk Like a Peasant, que trazia duas garotas na capa monocromática (em amarelo) olhando-se como se fossem uma pessoa só, em um espelho.

A banda perde um componente, mas ganha outro, Mick Cooke (trompete), que entra um pouco antes da saída de David. No mês anterior a Fold Your Hands..., o Belle & Sebastian lança, mais uma vez, um single com inéditas, Legal Man, que conquistou algumas posições nas paradas.

A banda pára mais uma vez. Isso permite o aparecimento de bootlegs raros, como um que reunia as apresentações do grupo na BBC e outro que registrava a gravação de um show para a TV, numa noite parisiense, intitulado Black Sessions.

Em outubro de 2000, um grande presente para os brasileiros. A gravadora Trama lança, de uma vez só, os quatro álbuns do Belle & Sebastian no Brasil. Um deleite para os fãs brasileiros, que antes precisavam pagar uma fortuna em cópias importadas. O lançamento nacional também permitiu que quem nunca ouvira falar da banda pudesse conhecer os seus trabalhos. O sucesso de vendas no Brasil foi tão espetacular que, em 2001, a Trama colocou à venda todos os EPs do grupo, em versão nacional. Single é uma coisa muito difícil de se ver no Brasil, mas o Belle & Sebastian conseguiu fazer com que isso se realizasse.

O Brasil se emparelha com o exterior em termos de lançamentos de discos. Em junho de 2001, o Belle & Sebastian reaparece com um novo single, Sing... Jonathan David. Aqui, o EP é lançado alguns dias depois. Aparece um substituto para Stuart David, o baixista Bob Kildea, que estréia no novo trabalho até na capa (Bob é o que está na frente, de cabelos compridos). O grupo também faz a trilha sonora do filme "Histórias Proibidas" (Storytelling), de Todd Solondz.

Mais boas notícias para os fãs brasileiros. Em julho de 2001, é confirmada a presença do Belle & Sebastian no País. Eles vieram no final de outubro para o Free Jazz Festival , realizando o sonho de muitos fãs. Para os shows em São Paulo, os ingressos se esgotaram em apenas quatro dias, demonstrando a popularidade do grupo em terras tupiniquins. As apresentações provaram ainda mais a fama: tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, a banda foi aclamada por crítica e público.

No começo de dezembro de 2001, mais um EP chega ao Brasil, quase ao mesmo tempo em que é lançado lá fora, reafirmando a popularidade do Belle & Sebastian em nosso País, ainda mais após o Free Jazz Festival. I'm Waking Up To Us traz na capa Sarah Martin, a violinista do grupo, com o seu cão Beagle na janela de um carro.

Em março de 2002, a banda termina as gravações do álbum Storytelling, com músicas que fazem parte da trilha sonora "tardia" do filme de mesmo nome, "Histórias Proibidas" (Storytelling, EUA, 2001), de Todd Solondz. O CD é lançado em todo o mundo na primeira semana do mês de junho e traz em uma capa vermelha, duas garotas chinesas. A banda não fica totalmente satisfeita com o projeto, que dá pouco destaque ao seu trabalho.

Em 2002, o Belle and Sebastian faz shows pela Europa e Estados Unidos. No meio da turnê dos Estados Unidos, a vocalista Isobel deixou o grupo e resolveu seguir uma carreira solo, que parece ser muito mais eclética e estranha do que sua ex-banda. Ainda nesse ano, A Jeepster cancelou o contrato com o septeto, que passou a procurar por novo selo. Assinam com a Rough Trade/Sanctuary. Em troca, o Belle and Sebastian deixou nas mãos da Jeepster o direito de lançar um DVD.

No final de 2003, saiu o quinto álbum (ou sexto, se contarmos a trilha sonora), Dear Catastrophe Waitress. Em janeiro de 2004, a Jeepster lançou o DVD Fans Only, que cobre a carreira do Belle and Sebastian desde a época do "If You're Feeling Sinister" até o "Storytelling". A compilação ficou a cargo de Blair Young, e conta com entrevistas, partes de shows, bastidores, vídeos do início da mística carreira e aparições na TV.

Em 2005, é lançada a coletânea Push Barman to Open Old Wounds, um álbum duplo contendo todas as músicas lançadas em EPs, e no começo de 2006 é lançado novo LP, The Life Pursuit, que dá sequência a influência da música dos anos 70 iniciada em "Dear Catastrophe Waitress".

A carreira do Belle & Sebastian se resume em muita música feita em um curto intervalo de tempo: seis anos, cinco álbuns e sete singles.




Formação:

Stuart Murdoch: Vocais e guitarra
Stevie Jackson: Guitarra e vocais
Richard Colburn: Bateria
Mick Cooke: Trompete e guitarra
Sarah Martin: Violino e vocais
Chris Geddes: Teclados e piano
Bob Kildea: Baixo e guitarra

Stuart David: Baixo (até 2000)
Isobel Campbell: Violoncelo e vocais (até 2002)



DISCOGRAFIA:
• Tigermilk, 1995
• If You're Feeling Sinister, 1996
• The Boy with the Arab Strap, 1998
• Fold Your Hands Child, You Walk Like a Peasant, 2000
• Storytelling, 2002
• Dear Catastrophe Waitress, 2003
• If You're Feeling Sinister: Live at the Barbican, 2005
• The Life Pursuit, 2006

Singles & EPs
• Dog on Wheels, 1997
• Lazy Line Painter Jane, 1997
• 3.. 6.. 9.. Seconds of Light, 1997
• This Is Just a Modern Rock Song, 1998
• Legal Man, 2000
• Jonathan David, 2001
• I'm Waking Up to Us, 2001
• Step Into My Office, Baby, 2003
• I'm a Cuckoo, 2004
• Books EP, 2004
• Funny Little Frog, 2006
• The Blues Are Still Blue, 2006
• The White Collar Boy, 2006

Coletâneas
• Lazy Line Painter Jane (box com os três primeiros EPs), 2000
• Push Barman to Open Old Wounds (duplo com os EPs lançados pela Jeepster), 2005

DVDs
• Fans Only, 2003
• Step Into My Office Baby - I'm a Cucckoo - Wraped Up In Books (Brasil), 2005





Abaixo a discografia da banda para download:

Tigermilk (1996)


DOWNLOAD











01. State I Am In
02. Expectations
03. She's Losing It
04. You're Just a Baby
05. Electronic Renaissance
06. I Could Be Dreaming
07. We Rule the School
08. My Wandering Days Are Over
09. I Don't Love Anyone
10. Mary Jo

If You're Feeling Sinister (1996)


DOWNLOAD











01. The Stars Of Track And Field
02. Seeing Other People
03. Me And The Major
04. Like Dylan In The Movies
05. The Fox In The Snow
06. Get Me Away From Here, I'm Dying
07. If You're Feeling Sinister
08. Mayfly
09. The Boy Done Wrong Again
10. Judy And The Dream Of Horses

Dog On Wheels (EP) (1997)


DOWNLOAD











01. Dog on Wheels
02. State I Am In
03. String Bean Jean
04. Belle & Sebastian

Lazy Line Painter Jane (EP) (1997)


DOWNLOAD











01. Lazy Line Painter Jane
02. You Made Me Forget My Dreams
03. Photo Jenny
04. Century of Elvis

3..6..9 Seconds Of Light (EP) (1997)

3..6..9 Seconds Of Light
DOWNLOAD

01. Century of Fakers
02. Pastie de la Bourgeoisie
03. Beautiful
04. Put the Book Back on the Shelf









The Boy With The Arab Strap (1998)

The Boy With The Arab Strap
DOWNLOAD

This Is Just A Modern Rock Song (EP) (1998)

This Is Just A Modern Rock Song
DOWNLOAD

Legal Man (EP) (2000)

Legal Man
DOWNLOAD

Fold Your Hands Child, You Walk Like A Peasant (2000)

Fold Your Hands Child, You Walk Like A Peasant
DOWNLOAD

I'm Waking Up To Us (EP) (2001)

I'm Waking Up To Us
DOWNLOAD

Jonathan David (EP) (2001)

Jonathan David
DOWNLOAD

Storytelling (2002)

Storytelling
DOWNLOAD

Step Into My Office, Baby (EP) (2003)

Step Into My Office, Baby
DOWNLOAD

Dear Catastrophe Waitress (2003)

Dear Catastrophe Waitress
DOWNLOAD pt 1
DOWNLOAD pt 2

I'm A Cuckoo (EP) (2004)

I'm A Cuckoo
DOWNLOAD

Books (EP) (2004)

Books
DOWNLOAD

The Life Pursuit (2006)

The Life Pursuit
DOWNLOAD

Funny Little Frog (EP) (2006)

Funny Little Frog
DOWNLOAD

The Blues Are Still Blue (EP)
(2006)

The Blues Are Still Blue
DOWNLOAD

White Collar Boy (EP) (2006)


DOWNLOAD


Senha/Password: britpoint


29 comentários:

Anônimo disse...

Olá seu blog está 10, para nós gaúchos é um delírio. Tem mta coisa do Rock Grande Do Sul. Falta mto ainda, como as coletâneas de rock, como: PORTO ALEGRE ROCK, ROCK GARAGEM I / II ETC. Tbm Pegadas do Bebeto Alves, Cheiro de Vida, Replicantes, e por ai vai. MAS ACHO Q VC CHEGA LÁ. Ass. Carcamano

Anônimo disse...

O disco Pegadas do Bebeto Alves seria fundamental você disponibilizar para a gurizada medonha................

Anônimo disse...

Genial!
Nunca pensei encontrar a discografia completa do Belle & Sebastian !

Muito Obrigado!

Anônimo disse...

Eu também so tenho a agrecer pela discografia do Belle & Sebastian, muito tri!!

Anônimo disse...

MUCHAS MUCHAS GRACIAS POR LA DISCOGRAFIA DE BELLE AND SEBASTIAN, GRAN TRABAJO SALUDOS DESDE MEXICO

SAÌN

RamonRamyres disse...

Valeu pelas palavras minha gente....

Anônimo disse...

muito bom.
parabéns pelo trabalho
:)

Anônimo disse...

Meu amigo, muito obrigado pela discografia do Belle and Sebatian, acabei de encontrar e logicamente já foi para os favoritos, amanhã começo a baixar... Valeu mesmo, meus parabéns.

Alealt.

Anônimo disse...

bá, simplesmente perfeito!
todos os álbuns, capas... muito bem organizado!
Congratulations!

ari disse...

putz... sensacional! muito bom msm!!... VALEU!!!

Anônimo disse...

Obrigado pela discografia do Belle!
Obrigado pela generosidade de disponibilizar tantos discos de tantos artistas que gostamos.
Parabéns!Seu blog é organizado e de grande ajuda!

Abraços!

Anônimo disse...

Muchas gracias por la discografia de Belle and Sebastian. Saludos desde España

Anônimo disse...

Muchas gracias por la discografia de Belle and Sebastian. Saludos desde España

bruna disse...

Parabéns pelo seu blog! Ele sintetiza bom gosto, excelente música e ainda muita generosidade da sua parte.
Fantástico.
Beijos,
Bruna.

bruna disse...

ameliepoulain_@hotmail.com

Anônimo disse...

Hola! Como estan??

Muchisimas gracias a quien subio los discos de Belle & Sebastian, No se ustedes pero a mi me encantan!! Asi como ustedes contribuyen, yo quisiera contribuir, por lo que dejo mi e-mail para darles la lista de discos que yo tengo acerca e Emo, Indie Rock, etc etc .
starvinghate@gmail.com
Saludos y gracias nuevamente ;)

Anônimo disse...

Gracias por tu tiempo, por tu dedicación y ganas. Saludos desde Lima.

panema disse...

porra meu parabens antes ficava caçando belle and sebastian pela net ate descobrir aqui meu porra cara nota1000!

Anônimo disse...

muuuuuuuito parabéns!
perfeito!
obrigadasso pela discografia! perfeita!

Anônimo disse...

Aloha

Excelente o teu site...

Tem alguns álbuns(arquivos) do "Belle and Sebastian " que foram deletados..

Favor conferir!!!

Abraço

RamonRamyres disse...

Os link's quebrados foram substituídos...

Abraços

Marcus disse...

opa
e a senha pra descompactar esses discos do belle??
valeu!!!

Anônimo disse...

Poxa,será que tem ainda como eu conseguir baixar if you are feelling sinister??

Obrigada

Patricia Maria disse...

Por favor, poderia postar novamente os cd's... estao todos expirados!!! Obgda

Unknown disse...

Achei incrível! Infelizmente a discografia não tá mais disponível para download. :/
Pode disponibilizar novamente?

Rafaela disse...

Sensacional!!! Também queria, tem como colocar novamente?? Obrigada!!

Anônimo disse...

Poxa, é uma pena que não esteja mais disponível. Belle and Sebastian é uma banda perfeita.

Anônimo disse...

Por que não está mais disponível??? Que pena

jorge raskolnikov disse...

Não tem mais nada disponível!

Postar um comentário

 
RamonR