Os Cascavelletes

Photobucket



Os Cascavelletes foram uma banda de rock revolucionária surgida na metade da década de 80' em Porto Alegre. Formada inicialmente por Flávio Basso (vocais e contrabaixo), Ney Wannsoria (guitarras e vocais), Frank George (Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira, teclados e vocais) e Alexandre "Lord" Barea (bateria e vocais).

Flávio Basso e Nei Van Soria eram ex-integrantes da primeira formação do TNT, juntamente com Charles Master e Felipe Slotz. Frank Jorge era ex-integrante da banda Prisão de Ventre, na primeira formação era tecladista, mas o acaso acabou levando-o a assumir o contrabaixo: em um show na Cidade Baixa (tradicional reduto roqueiro de Poa), seu teclado foi furtado. Logo adota as seis cordas. Conforme Frank, foi nos Cascavelletes que perdeu a timidez de tocar no palco e pegou experiência de estrada. "Lord" Barea vinha de experiências anteriores com bandas de rock pesado, entrou na banda a convite de Frank.

Um dos grandes trunfos da banda eram suas apresentações ao vivo, um show dos Cascavelletes era algo meio surreal, coisa de filme mesmo: brigas, mulheres semi-nuas, alcóol em doses gigantescas, muita maconha pelo ar... Tudo "regido" pela banda, estavam sempre tão chapados que raramente os shows tinham hora para começar, e muito menos para acabar. Várias vezes os roadies da banda eram quem animavam e acalmavam o público: Gilberto Barea e Jacques Sambora começaram o embrião da Rosa Tattooada em apresentações relâmpago nesses períodos de entorpecimento de Flávio & Cia.

Se a qualidade musical dos membros da banda deixava a desejar, as performances de palco de cada integrante e o desempenho coletivo compensava em proporção inversa, no ítem diversão, eram imbatíveis; apresentações memoráveis, uma loucura intensa, tanto no palco como no público. Fui a 27 shows pelo estado entre 1988 e 1991 e participei do fã-clube em Santa Maria (abraço as Cascavéis).

Marcel Plasse, comentarista da revista Bizz, disse certa vez: "...ao vivo são um inferno! Flávio Basso se transforma num clone de garagem turbinado de Mick Jagger, mimetizando o gestual do cantor como se tivesse assistido mil horas de clips e shows em sessão contínua, madrugadas a dentro. Nei Van Sória e Frank Jorge fazem os backings na cadência dos yeah-yeahs dos beatles. E o baterista Alexandre Barea incorpora Keith Moon. As mocinhas gritam e arrancam os cabelos!"

Suas influências maiores eram os Rolling Stones e os Beatles, mas possuíam uma originalidade, tanto no som quanto nas letras. Com seu rock "pornográfico", abusado e sacana arrebataram uma legião interminável de fãs. Relatavam em suas letras o lado anárquico dos adolescentes da capital, suas desaventuras, romances frustrados e irresponsáveis, tudo com uma facilidade e honestidade incrível.

Em 1987 gravam a Vortex Demo-tape que estoura nas rádios de Porto Alegre com a faixa "Menstruada". Trazia ainda as primeiras versões de seus grandes sucessos, como "Morte Por Tesão", "Nega Bom-Bom", e "Ugagogobabagô", alguns clássicos do repertório que nunca foram gravados oficialmente: "A Barata", "O Dotadão Deve Morrer", "Banana Split" e ainda duas versões de músicas já gravadas pelo TNT: "Entra Nessa" e "Estou na Mão".


1988 é o ano de lançamento do EP independente Os Cascavelletes, depois da insistência do público por um lançamento em vinil. Rapidamente esgota sua primeira tiragem nas lojas da capital. Somente com a segunda tiragem o álbum chega ao interior do estado, infelizmente já sem o brilhante encarte com fotos e letras.

O disco foi produzido por Vinícius Canto, que logo se tornou o produtor artístico da banda, gravado em 16 canais nos estúdios da Castelnovo Produções Audiovisuais, exceto a música "Jessica Rose", que foi gravada ao vivo no Teatro Renascença em onze de novembro de 1987. Teve co-produção da Distribuidora de Discos e Fitas Abreu Ltda.

O disco rodou na íntegra nas rádios gaúchas, inclusive "Menstruada" que havia sido censurada. A sonoridade foi lapidada em relação a demo anterior. Nessa época conheci uns caras (que viriam a se tornar meus melhores amigos), que entraram tão fundo na "cascavelmania", a ponto de formar a G.A.N.G.I Produções Artísticas, para promover alguns shows da banda pelo interior do estado.

Neste ano também participam da coletânea Rio Grande do Rock da SBK Songs do Brasil, com as faixas "Estou Amando Uma Mulher" e "Morte por Tesão" nas mesmas versões do EP.

Pouco tempo após o lançamento, Frank resolve sair da banda, alegando que havia uma grande disputa entre Flávio Basso e Nei Van Sória, e ele não tinha espaço para colocar suas idéias em prática: "Não sou muito saudosista da época dos Cascavelletes, mas aprendi muita coisa com eles", disse Frank em entrevista recente.

Em 1989, já com novos integrantes (Luciano Albo no baixo e Cocaine Bluesman nos teclados), Os Cascavelletes lançam Rock'a'Ula pela EMI-ODEON e emplacam o hit "Nega Bom Bom", que fez parte da trilha sonora da novela Top Model. Com direção artistica de Jorge Davidson e produção de do Barão Vermelho, o disco foi gravado no Farm Estúdio no Rio de Janeiro. Trazia ainda, entre outras, "D.I.S.C.O - A Garota da Rua", "Eu Quis Comer Você, "Gato Preto", "Baby Satanás", "A Moto" e a genial "Lobo da Estepe".

Em 1991, Os Cascavelletes atingem a marca dos 500 shows pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sai o terceiro e último disco do grupo com apenas duas músicas, "Homossexual" e "Sob Um Céu de Blues", que torna-se o maior hit do grupo, tocando ininterruptamente nas rádios do sul do país até hoje em dia. Produzido por Vinícius Canto e gravado nos estudios da EGER em Porto Alegre.

No ano seguinte, após uma tour por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, o grupo termina suas atividades por decisão de Nei Van Sória, que abandona o grupo no meio dessa turnê.

Os Cascavelletes, com seu estilo marcante e irreverente, deixaram saudades em seus fãs espalhados pelo país inteiro. Já os que não conheceram e mesmo assim cultivam e idolatram a banda, ainda tem o prazer de acompanhar as carreiras solo de todos os membros da banda, seja através das cultuadas Graforréia Xilarmônica e Cowboys Espirituais de Frank; com Os Funérios (última incursão de Lord Barea); com a sólida carreira solo de Flávio (ou melhor Jupiter Maçã) e de Nei Van Soria e ainda com as múltiplas participações do talentoso Luciano Albo nos shows do Papas da Língua, Tangos e Tragédias, Nico Nicolaiewiski e nos discos de quem mais você imaginar...

Trago aqui minha contribuição para engrandecer a história desse mito, além dos discos oficiais da banda e de suas demos, o Durango tem a honra de lançar com exclusividade o show inédito realizado no já distante ano de 1989 no Cine Belvedere, em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.

DISCOGRAFIA:
• Os Cascavelletes (1988) Abreu Discos LP
• Rio Grande do Rock (1988) SBK Songs Ltda. LP
• Rock'A'Ula (1989) EMI LP
• Single (1991) Independente LP



Com vocês então O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA...

Vortex Demo (1987)














01 - Pombo Surfista
02 - Eu Quero Estudar
03 - Minissaia Sem Calcinha
04 - Entra Nessa
05 - A Barata
06 - Estupro Com Carinho
07 - Banana Split
08 - A Última Virgem
09 - Menstruada
10 - O Dotadão Deve Morrer
11 - Ugagogobabagô
12 - Morte por Tesão
13 - Chegou O Verão
14 - Nega Bombom
15 - Estou Na Mão (não disponível)
16 - Minissaia Sem Calcinha (ao vivo) (BONUS)
17 - O Dotadão Deve Morrer (ao vivo) (BONUS)
18 - Darling (ao vivo) (BONUS)
19 - A Última Virgem (ao vivo) (BONUS)
20 - Morte por Tesão (ao vivo) (BONUS)





Ao Vivo no Ocidente (1988)













01 - Ugagogobabagô
02 - Minissaia Sem Calcinha
03 - Banana Split
04 - Carro Roubado
05 - Cão E Cadela
06 - Gato Preto
07 - Morte Por Tesão
08 - O Dotadão Deve Morrer
09 - Cavadão
10 - Darling
11 - A Última Virgem
12 - Jessica Rose
13 - Nega Bom Bom
14 - Nega Bom Bom (parte 2)
15 - Nega Bom Bom (parte 3)
16 - Menstruada
17 - Estou Amando Uma Mulher





Os Cascavelletes (1988)













01 - Carro Roubado
02 - Morte Por Tesão
03 - Menstruada
04 - Ugagogobabagô
05 - Estou Amando Uma Mulher
06 - Jessica Rose (ao vivo)






Ensaio Rock'a'ula (Farm Estúdio - RJ) (1989)














01 - Nega Bom Bom
02 - O Dotadão Deve Morrer
03 - Banana Split
04 - Minissaia Sem Calcinha
05 - Eu Quero Estudar
06 - Cão E Cadela
07 - Banco De Trás De Um Cadillac
08 - Rock'a'ula
09 - A Moto
10 - Lobo Da Estepe
11 - Sorte No Jogo E Azar No Amor
12 - Baby Satanás
13 - Dança Do Fogo
14 - Super Soul
15 - Morte Por Tesão
16 - Estou Amando Uma Mulher
17 - Seja Minha Amiga
18 - Jessica Rose
19 - Gato Preto






Rock'a'Ula (1989)














01 - Gato Preto
02 - A Moto
03 - Jessica Rose
04 - Sorte no Jogo
05 - Nega Bombom
06 - D.I.S.C.O. (A Garota da Rua)
07 - Banco de Trás de Um Cadillac
08 - Eu Quis Comer Você
09 - Cão E Cadela
10 - Baby satanás
11 - Lobo da Estepe






Demo Tape (1991)













01 - Rosas de Amor
02 - Deve Ser Amor
03 - Amante Escravo
04 - Satisfação
05 - Frustrações
06 - Rock'n'Roll Band
07 - Do What You Want
08 - Aliviamos A Dor
09 - Me Sinto Bem (I Feel Good)
10 - Lover Slave
11 - Deixa Eu Enxugar As Tuas Lágrimas
12 - Amantes Demônios
13 - Quando Eu Sabia Sonhar
14 - Se Eu Fosse Mulher
15 - Me Sinto Bem (2º take)
16 - A Luz Da Noite






Os Cascavelletes (1991)













01 - Homosexual
02 - Sob Um Céu de Blues





Ao Vivo em Santo Ângelo '89 (2006)














01 - Morte Por Tesão
02 - Banco de Trás de Um Cadillac
03 - Cão E Cadela
04 - A Moto
05 - Carro Roubado
06 - Isto É Você
07 - Jessica Rose
08 - Stand By Me
09 - Baby Satanás
10 - Seja Minha Amiga
11 - Banana Split
12 - Estou Amando Uma Mulher
13 - Lobo da Estepe
14 - Dança do Fogo
15 - Ugagogobabagô







>>>Dedicado a MeDeSuaMão e a todos os presentes nas andanças com a Cascavel.


>>>QUERO VER SEUS COMENTÁRIOS...

65 comentários:

Anônimo disse...

Aeeeeeeee.....

otima discografia....banda realmente mto mto mto foda....

baixando o disco ao vivo ae

vlw msm cara... abrasss

Anônimo disse...

Muito Bom, valeu a pena esperar!!!!!!!

Anônimo disse...

Cara mais uma vez tu matou a pau ...Cascavelletes é muito massa, alias Frank Jorge Nei Van Soria e companhia esses caras são fenomenais ..rock de primeira ....
Parabens mais uma vz ...
CRazy Horse 73

Anônimo disse...

O loco...sem comentários..o melhor site de rock da internet..parabéns.

Anônimo disse...

Muito bom, realmente o maior espetáculo da terra. Muito foda esse show em Santo Ângelo, pena que não rolou o show em Santiago que tu tinha dito, mas valeu a pena esperar. E quando conseguir alguma raridade dos cascas, não deixe de compartilhar ^^

Vlw RamonR!!!

Teu blog tá exelente.

Anônimo disse...

Ducaralho!!!!!!!!! Parabéns diretamente dos pagos franceses, realmente viajando nessa sonzera q tu disponibizaste pra nos! Merci beaucoup!

Anônimo disse...

Valeu Rodrigo!!

Alguém sabe confirmar qual o nome correto das seguintes músicas? Pq na comunidade rockinho gaucho ta diferente do blog.

Estupro com carinho --> Eu quero te estuprar
chegou o verão--> Cavadão
amante escravo--> Servidor
aliviamos a dor--> A dor
lover slave--> servidor (em inglês)

Queria também saber se as capas que tu colocou da demo 91 e dos "ao vivo" são originais. Valeu!

Anônimo disse...

Parabéns pelo vasto material histórico

Anônimo disse...

Finalmente!!
Passei longos dias esperando depois q vc disse que tinha esse show!!
Graças!!
Valeu!

RamonRamyres disse...

Aí galera, obrigado pelas palavras amigas.

Geraldo:
Acompanhei a trajetória da banda "ao vivo e a cores" e sempre soube que os nomes das faixas eram esses, quanto as capas, meu caro, como seriam originais se os shows são bootlegs nunca lançados oficialmente...A partir de agora são "oficiais", concordas??

abraço a todos...

Anônimo disse...

AFUDÊ ESSE BLOG ESTOU EMOCINADO AO CONSEGUIR BAIXAR QUASE TODOS ESSES DISCOS QUE VC POSTOU... ALEM DOS MEUS MAIS FUDIDOS GARAGEIROS CREEDDENCE... AGORA É SÓ LAGRIMAS... E COMO DIA O LOUCO DO TUBA (FAICHECLERES): "AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH..."

Anônimo disse...

Cara, muito show essa sonzera, tava uma cara atrás desses discos.Lobo da Estepe mata a pau, e Gato Preto é muito pancadão.Esss saite é do c...Parabéns!!!

Anônimo disse...

Excelente, assisti a eles em duas oportunidades, o show era "pegado" mesmo.

Obrigado pela oportunidade de ouvir esses malucos de novo!

Anônimo disse...

Em Santo Angelo com certeza foi o maior espetáculo da terra...Estive lá e foi muito bala.Continuem assim meus brothers, divulgando o rock gáucho pois é tudo de melhor.
Pablito Bala

Anônimo disse...

Muito bom!!
Fiquei sabendo que vc vai upar um show de Santiago... isso eh verdade???

Anônimo disse...

muito foda eim.
maravilhoso.

valeu ai!

Anônimo disse...

Foda pra caralho!!!!
To baixando o video do palcos da vida!!!
Putz!!! muito bom! valçeu cara!

Anônimo disse...

baita profissional, bota tri que tava o show, valeu

RamonRamyres disse...

Valeu ai galera, em breve novidades...

Anônimo disse...

mnao eu tento mas naum sei como baixar o arquivo do site, como funciona o site ai pra baixar????
o rapidshare eu sei mas esse naum consigo mesmo

Anônimo disse...

cara não consigo baixar , como faço?

Caio Villalva Guedes disse...

Eles eram foda mesmo, acho que a história deles daria um belo filme

Anônimo disse...

simplesmente maravilhoso

Anônimo disse...

Bah, tu podias dar o credito para mim pelo SCVD dos Cascavelletes... fui eu quem fiz!

André Von Weimar

Anônimo disse...

Olá,

Este show não pode ter acontecido em 2006! Tem certeza da data?

Eu apostaria as minhas fichas em 1991 ou até 1992, julgando pelos arranjos e o estado de conservação da voz do Flávio.

Anônimo disse...

Não tem outro link para baixar, por estes não estou conseguindo

Anônimo disse...

Cara, não consigo fazer o download. Só vai pro outro site e fica tudo parado.
Como faço?

Anônimo disse...

Cara tu tens como repostar os arquivos, pois os arquivos do up-file.com não estão funcionando.
Obrigado

Taylon Talitu disse...

Iaeeeeeee, muito bom!!!!!
ja baixei todos os album, otimo o ensaio do rock'aula, se vc conseguir o show deles da pop rock dese ano, bah dai ta tri, fecho todas!!!!
valeu

Anônimo disse...

Muito Bommmmmmmmmmmm!!!!
Tenho 34 anos e fui em vários shows históricos da banda incluindo Braskate Rock em Tramandaí alguém lembra ou foi? Também na Fenajovem Parque de Exposições em Esteio alguém foi? E vários outros...Simplesmente não fazem mais bandas como antigamente!!! Abrassssss

Anônimo disse...

Obrigado, faz alguns anos que eu procuro esses discos, valeu pela iniciativa....

Anônimo disse...

NÃO CONSIGO BAIXAR OS ARQUIVOS, AGRADEÇO A AJUDA.

Rudinei Torres disse...

Cara eu quase chorei quando vi esse post ele é Magnifico enão devemos deixar ele ser esquecido.

Só gostaria de fazer uma critica construtiva, os links do upfile(friedly files), são impossiveis de serem baixados por favor façam o upload desses arquivos no Bandongo é o melhor server desses que temos hoje.

Anônimo disse...

Choro por ser tão novoe não ter vivido o auje de bandas como Cascavelletes, TNT, Bandalhera dentre tantas outras, agora me resta apenas os discos para ouvir

krobs disse...

Discografia sensacional!!!!!!!!!!!!

Parabéns.

Só um detalhe, o link do ao vivo em santo angelo dá na verdade no arquivo do compacto sob um ceu de blues. é isso aí

valeu

RamonRamyres disse...

Link corrigido Krobs...

Valeu a mão....

Anônimo disse...

Cara, muuuuito obrigada! Eu nasci em 89, mas me interessei por essa banda, e queria saber mais sobre. Aqui eu encontrei tudo o que precisava, e ainda baixei toda a discografia! Valeu mesmo! Parabéns pela iniciativa! Um abraço.

Anônimo disse...

Bah parabéns cara! Muito boa página pra indicar aos amigos apreciadores do bom e verdadeiro rock gaúcho!

Anônimo disse...

Isso ai! Belo post! Cascavelletes DESTRÓI.

Anônimo disse...

Eh isso aí...
faz tempo q to procurando essa discografia...
CASCAVELLETES EH FODA!!!!

Anônimo disse...

aeeee
site mais fóda
du karalho msm
tão de parabeens BAH!!!
fóda!

Tiago disse...

Parabéns pelo trabalho cara, mas só uma coisa, aliás duas:
1) A música Estou Na Mão não saiu na demo vórtex!

2) Tu não teria o video do show deles na TVE?

Grande abraço, e de novo PARABÉNS!

Teu blog é um enciclopédia do rock gaúcho!

Anônimo disse...

Valeuuuuuuuu

Amo Casca !
Foda Pacas

Valeu Tchê !!
Abraço

^^

Anônimo disse...

muito foda!

Nick Mason disse...

Muito show, foda demais, Cascavelletes são da hora. Muito bom o blog, parabéns!
Se tiver afim de uns Pink Floyd's passa lá no meu. http://www.anybodyout.blogspot.com/. Abraço.

Anônimo disse...

VLW

Anônimo disse...

Fora de série. Só quem viveu os anos 80 sabe o que é. Várias lembranças. alguém foi no show deles no renascença? FANTASTICO. valew pela iniciativa. Hoje meus filhos de 13 e 10 já gostam dos casca. Show!!!

Harry

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, Realmente uma Grande Emoção Relembrar o Show do Casca no Belvedere em Santo Ângelo, eu estava lá, na época com 17 anos, inclusive fui nos outros também...que época louca Inesquecivel...
Grande Abraço...Claudião/Itajai-SC

parodoma disse...

Não consegui baixar esses 3:

Ao Vivo no Ocidente (1988)
Os Cascavelletes (1991)
Demo Tape (1991)

"The file you are trying to access is no longer available publicly.


Please contact the user who has shared this file with you."

Fabiano disse...

Pois é, não tem como postar novo link para esses 3 álbuns citados no post acima?
Abraço

lucas disse...

baaah bom pra caralho o blog velho!! só agora descobri!!

Anônimo disse...

MUITO FODA CARA AMO ESSA BANDA....

. disse...

que merda tem q paga pra baixar.mas adorei td

Clacso A.K.A Robson disse...

Bah! sem palavras... escorreu até uma lágrima quando li o texto! Muito bom! Parabéns!

Anônimo disse...

Teria como postar novos links pra o album ''CASVELLETES - Demo Tape (1991) '' pois o link esta com erro.

Ótimo site, parabens.

Gledson disse...

Teria como postar novos links pra o album ''CASVELLETES - Demo Tape (1991) '' pois o link esta com erro.

Ótimo site, parabens.

Unknown disse...

Porra muito foda o site

Eu era um pia ainda nessa época (1988-1989), mais sempre curti demais o som deles. Pra falar a verdade sou um bairrista fia da puta pq adoro as bandas gaúchas.

Cara me tira uma dúvida
Os Cascaveletes fizeram algum show no litoral Riograndense?

Mais uma vez valeu pelo site, isso não é saudosismo é bom gosto.

Abraço

Anônimo disse...

Tenho todos os vinís dos Cascavelletes e TNT. É afudê.
Os links quebrados podem ser baixados em "www.4shared.com". É só procurar.

†† Glória †† disse...

\o/
esse post salvou minha vida
cascavelletes rules!!!

furadeiraquarentaeseis disse...

tenho 34 ano ouço desde os 9 ou 10 ,tocava em todas as festas da época,classica banda salve o Punk e o Hc.Òtimo blog

Édipo Caneppele disse...

Muito boa as musicas deles Obrigado pelos links

Anônimo disse...

Rock Gaucho é sempre aqui belo material!!

Bkl - Bauru SP

kRpA disse...

Muito a fudê!
Tem uns links quebrados :S ma o que ja veio ja eh lucro!

Unknown disse...

Teria como postar novos links pra o album ''CASVELLETES - Demo Tape (1991) '' pois o link esta com erro.

Ótimo site, parabens.

- gabriel disse...

façam o favor de upar tudo novamente....

Postar um comentário

 
RamonR