Sombrero Luminoso

Photobucket

A banda hoje em dia
Surgida em Porto Alegre, a banda Sombrero Luminoso, faz da mistura uma virtude e uma marca pessoal, com seu pop rock pouco usual cantando no mais legítimo portunhol, (uma mistura de português e um pouco de espanhol). A Sombrero aborda o amor com um humor sutil, imprimindo às letras uma forte característica latina. A banda traz em seu trabalho influências dos Ramones, Bob Dylan, Beatles, Charly Garcia, The Police, Jamiroquai, entre outros.

a primeira formaçãoFormada em 1999, por Santiago Neto (vocal e guitarra), Renato "Mujeiko" Rodriguez (contrabaixo), Sidito "el Magnifico" (bateria), Luis Henrique "Tchê" Gomes (guitarra) e Luis Mauro Filho (teclados), emplacam o hit 'Mi Casa, És Su Casa' em uma rádio popular de Porto Alegre e a partir de então o grupo alcança o sucesso no sul do pais.

"Nosso trabalho segue uma linha estética particular que utiliza o dialeto falado na fronteira do Brasil. É uma música que as pessoas não identificam direito de onde é, mas assim mesmo sentem que ela é nossa", diria na época Santiago Neto.

Além do rock, muito forte no Rio Grande, as referências austrais estão presentes nos pajadeiros (cantores da fronteira) e no figurino, "que tem um pouco dos anos 1970, mas é também futurista".


Em 2000, já sem Tchê Gomes e Luis Mauro Filho na formação, lançam o disco "Buena Onda" pela gravadora Stop Records, com produção do "Papas" Léo Henkin. Como destaque do albúm aparecem as canções 'Por Que Te Vas', 'Mi Casa Es Su Casa', 'Cha, Cha, Cha', 'Estranha Soledad' e 'Constanza'. Na época, foi um dos discos mais procurados no cenário local, esgotando rapidamente sua primeira tiragem.

2002 é a vez de "Ahora Que Somos Amigos..." também pela Stop Records, novamente com produção de Léo Henkin. O disco tem participações de Zé Flávio, Amauri Lablonovski, Rochinha, Paolo Cazarin, Tchê Gomes e do próprio Léo Henkin. Emplacam os sucessos: 'Saberás', 'És Impossible', 'Pura Verdad' e 'Enamorado'.


No ano seguinte começam as constantes mudanças de formação na banda, liderada pelo guitarrista Santiago Neto, o Sombrero volta com César Paez (contrabaixo), Alex a Jato (guitarra) e Juliano Soma (bateria) para dar continuidade ao seu rock cucaracha. Sem perder a ternura, canções consagradas ganham o peso de guitarras e batidas fortes.

Nos shows o grupo canta sucessos do primeiro e do segundo CDs: 'Mi Casa És Su Casa', 'Sombrero Luminoso', 'Sintonia Fina', 'Constanza', 'Cha Cha Cha', 'Porque Te Vas' (que figura também na trilha do filme Houve Uma Vez Dois Verões, de Jorge Furtado), 'Es Impossible' e 'Pura Verdad' (clipe que rodou nacionalmente na programação da MTV). 'Mira Los Piercings' e 'Yo No Quiero Crescer', canções dos Ramones vertidas para o "portunhol", também integram os shows da banda.

Em 2005, a banda mais paraguaia do Brasil retorna à ativa com Santiago Neto e Sidito "El Magnifico", mais Dudu Yugueros e Zé Flávio. O bando lança um single com duas músicas novas: 'Por Que Será' e 'Chiuaua', ambas produzidas por 4Nazzo (Marcelo Fornazzier). DOWNLOAD



Tocam em Porto Alegre em janeiro de 2005, no Fórum Social Mundial, tendo grande reconhecimento e repercusão. O Brasil também estava nos planos de dominação do bando: em março e abril de 2006, a Sombrero e a Bersuit fazem uma turnê por São Paulo, Rio e Minas ao lado da banda Los Hermanos.

A banda foi aclamada como os autênticos mexicanos-paraguaios e encantou artistas como Caetano Veloso e Paloma Duarte. A banda traz em seu currículo o Prêmio Açoriano de Música de 2000 e teve participação destacada no projeto Balaio Brasil do SESC-SP. Nos seus sete anos de existência a banda formou uma legião de fãs e admiradores.


Sem Dúvidas a banda mais latina do Brasil se chama Sombrero Luminoso. Preparam agora sua primeira turne internacional a partir de julho com o lançamento de seu primeiro single nas rádios de Buenos Aires, Córdoba e Rosário com a música “MI Casa Es Su Casa”, já bastante difundida no Brasil, principalmente nas rádios do Sul.

Seguido ao single será lançado o primeiro CD da banda em território argentino: uma compilação dos dois Cds que foram gravados no Brasil e acrescentando cinco músicas inéditas nos dois países. Prepara ainda um clip da música single para ser veiculado na MTV latina, Much Music, Canal da Música e Rock & Pop TV.

Será um verdadeiro derrame cucaracho. Rock, tequila y diversión.
És imperdible!


>>> Texto RR, colaboração Santiago Neto.


DISCOGRAFIA:
• Em Buena Onda (Stop Records, 2000)
• Ahora Que Somos Amigos... (Stop Records, 2002)
• Single (independente, 2005)
• Chiuaua (independente, 2007)


Buena Onda (2000)













01 - Por Que Te Vas
02 - Mi Casa Es Su Casa
03 - Sombrero Luminoso
04 - Chachacha
05 - Sintonia Fina
06 - Una Cancion Por Ti
07 - Mira, Mira
08 - Estranha Soledad
09 - Sirenita
10 - Yo Canto Asi
11 - Constanza
12 - Es Mi Amada






Ahora Que Somos Amigos... (2002)













01 - Saberás
02 - Chinelo Y Beach
03 - És Impossible
04 - Tramandaí
05 - Pura Verdad
06 - Chiquitita
07 - Enamorado
08 - Logo Ela Vem Me Dar
09 - O Aroma De La Rosa
10 - Mi Paraguay
11 - Minha Menina
12 - El Mundo No Se Mueve



6 comentários:

Anônimo disse...

Bah, estavaprocurando info sobre o Sombreiro e finalmente encontrei. Muito bom.

Anônimo disse...

baixar pelo tuto da pagina nao funciona ESTE SIM!!!!


O esquema é o seguinte:

O link do Up-File é geralmente e assim:

http://up-file.com/download/baf3a250…-.iso.001.html

O que precisa ser feito é o retirar a parte: http://up-file.com/download/

E colar no endereço: “http://you-love.net/download/”

Ou seja o novo link será:

http://you-love.net/download/baf3a25…-.iso.001.html

Claiton de Oliveira disse...

Buenas,

o link pra download não está funcionando.
Vc tem como passar outro?

RamonRamyres disse...

Valeu Claiton, links ativos novamente...

Abraço

Anônimo disse...

dai pessoal, o link não ta funcionando...
tem como colocar no arq novamente?

Abraço
Maiquel

Ricardo Mancini disse...

erawilson.blogspot.com, lá tem sombrero!

Postar um comentário

 
RamonR