Julio Reny

Julio Reny (Julio Reni Barbo)

Julio Reny
1959 – Júlio nasce em 27 de fevereiro, em Porto Alegre, filho do barbeiro Reni Antunes Barbo e da funcionária pública Júlia Gay Barbo. Passa a infância da Cidade Baixa, e a música já entra na sua vida através dos pais que ouviam muitos discos em casa, e a irmã o levava com freqüência para ver filmes de Elvis Preslye, Beatles e da Jovem Guarda.

1965 - Um cunhado tocava o rock da época ao violão, em contraste com um tio que tocava músicas regionalistas. Aquilo desperta uma vontade grande de tocar, mas até aí, nada. Ingressa no primário da Escola Estadual Ildefonso Gomes. Torna-se PM Mirim e convive com a caserna. Gostava disso, até porque lá jogava futebol.

1969 - Ingressa na escolhinha de futebol do Grêmio e logo depois na do Internacional como goleiro, onde permaneceria até 1973. Treina com muita dedicação (quase obsessivamente).

Julio e sua guitarra1971 - Entra no ginásio do Colégio Estadual Winston Churchil. Os irmãos mais velhos apresentam-lhe o pop rock da época. Aí um desvio de conduta começa a manifestar-se. Júlio e um colega da escola começam a furtar discos em lojas. Isso até não seria tão grave, não fosse uma coisa sistemática, mas era. Pelo menos o introduz definitivamente ao rock pesado: The Who, Pink Floyd, Led Zeppelin, Black Sabath etc. Torna-se um contumaz brigão. Envolve-se em constantes conflitos de rua.

1975 - Começa a cursar o segundo grau noturno. Busca emprego de dia. Afloram conflitos de consciência que o fazem deixar os furtos de discos e as brigas. Logo uma confusão mental o levaria a uma internação em clínica psiquiátrica. Coisa de adolescente. Não usava drogas, era só problemático mesmo. Ao sair da clínica, a família preocupada reúne-se para discutir sua situação. Júlio decide: queria ser músico. Ganha uma guitarra Mil Sons e um pequeno amplificador valvulado. FELIZ.


Companheiros de ginásio
1976 - Reencontra dois colegas de ginásio, e, com o irmão Paulo Renato (falecido em 1995), forma uma banda.

1977 - Decido a aprimorar-se, passa a estudar um pouco de violão clássico. Arranja um violão apropriado: Giannini branco laqueado, cordas de nylon. Passa a ouvir jazz e bossa-nova, com predileção por João Gilberto.

1978 - Abandona o segundo grau escolar para dedicar-se à música.

Uma Canção Nas Trevas1979 - Depois de variar tanto suas preferências musicais, decide que Bob Dylan, Neil Young e The Band seriam as diretrizes básicas do som de sua banda. Resolve compor e cantar dentro daquele estilo country-rock. Em 9 de novembro, um desconhecido Júlio Reny estreava nos palcos em um show realizado na Fundação Faculdade de Medicina de Porto Alegre, chamado "Uma Canção nas Trevas". Pela primeira vez em cartazes e fotos de jornais, ninguém sabia de quem se tratava aquele que viria a se tornar uma figura importante da cena musical gaúcha.


Ensaio em sua lendária garagem1980 - A banda resolve adotar o nome “Uma Canção nas Trevas” e sob esta alcunha, realiza (estranhamente) o show “Jazz & Blues” na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Sucesso entre os estudantes. Nasce sua filha Consuelo Valandro. Júlio passa a morar em uma casa cuja garagem tornou-se legendária. Ele a alugava para ensaios e por ali passaram bandas como Engenheiros do Hawaii e DeFalla. Atua como coadjuvante no filme “Deu Pra Tí Anos 70”, de Giba Assis Brasil.


1981 - Desfaz-se a banda, e Júlio parte para um show com seu irmão e o baixista Ademir Frozi, no Clube de Cultura. Entitulava-se “As Estórias Elétricas de Uma Guitarra Acústica”. Independentemente dos resultados, que até eram bons dentro da proposta, Júlio fixa-se no meio artístico e frente ao publica como personagem underground, polêmico em atitude, sem papo furado.

Poser!!!!!!!!


1982 - Faz sua primeira gravação demo em fita, para tocar na Rádio Bandeirantes AM, futura Ipanema. A música era "Tomás e a Lagoa" e repercute razoavelmente bem. Reunifica a banda sob seu nome, no show “Aconteceu Durante o Verão”, no Teatro 1 (rua Ramiro Barcelos). Grava nova demo em fita rolo, "Cine Marabá", sucesso na Band AM. Torna-se uma das mais tocadas e pedidas, chegando a tocar em várias rádios do Rio e São Paulo para onde mandava cópias demo.

Antenado para este caminho alternativo que se abria, resolve gravar um álbum e reproduzí-lo em fita cassete. Cria um “selo fonográfico” especializado em fitas cassetes com a intenção de lançar também outros autores. O selo chamava-se Pirata Sulista. Atua no filme “Verdes Anos”, de Carlos Gerbase.

Último Verão
1983 - O Pirata Sulista vai à falência vendendo poucas cópias de seu único título em catálogo: uma fita com capa produzida, contendo oito músicas (A Noite Se Move, Barbearia, Canção Para O Rico Que Refletia A Cidade, Cine Marabá, Super Homem Está Esquecendo As Suas Melodias, Tomás E A Lagoa, Último Verão e Uma Tarde De Outono De 73), chamada Último Verão. DOWNLOAD


1985 - Cria a banda “KM 0” com Edu K na guitarra, Paulo Renato na bateria, Fred na percussão e Júlio no contra-baixo. Com esta formação, gravaram duas demo-tapes: "Não Chores Lola" e "Amor e Morte". Ambas estouram em Porto Alegre. Tocava direto nas rádios Atlântida, Cidade e Ipanema; nas outras um pouco menos. Não Chores Lola toca bastante no Rio a ponto de Guilherme Arantes citá-la como referência sobre música do Sul, porque gostava de ouvi-la na Rádio Fluminense.

Começam a alternar com “Engenheiros do Hawaii” a abertura de shows. Um show no Gigantinho era considerado decisivo: o Rock Unificado I. Júlio sabia que olheiros de grandes gravadoras estariam lá com vistas a produzirem um disco sobre o rock do sul. Inexplicavelmente, a banda se apresenta mal. Dá tudo errado. A partir dali, vários problemas pessoais afetam Júlio. O falecimento de sua mulher é o limite do seu inferno astral. Atua no filme “Quero Ser Feliz”, de Sérgio Lerrer, no papel de um jovem recruta.



Julio Reny & Expresso Oriente
1986 - Assume com vocalista da banda “Urubu Rei”, liderada por Carlos Eduardo Miranda. Logo funde parte do “KM 0” com a “Urubu Rei”, formando a célebre “Expresso Oriente” com Castor Daut e Flávio Santos (futura célula do “DeFalla”). Júlio Reny e Expresso Oriente torna-se referência do rock gaúcho e da atitude underground. As coisas começam a dar certo, e a estratégia das demos-tapes para rádios voltam a funcionar. Maomé e Garota do carro vermelho tocam com freqüência nas rádios jovens locais e a banda emplaca nos shows.Júlio ataca de radialista na Ipanema FM como produtor, atingindo o primeiro lugar no Ibope com Negras Melodias.

1987 - A banda é reformulada. Entra o produtor Moacir que a coloca nos caminhos do interior do RS, Rio e São Paulo. Lá começam a tocar seu repertório em programas de TV e a realizar shows.

1988 - Júlio atua em papel principal no filme “Vicious”, curta de Rogério Ferrari. Com a banda, grava duas faixas na coletânea Rio Grande do Rock da SBK.

Expresso Oriente

1989 - Júlio Reny grava LP independente chamado Julio Reny & Expresso Oriente, com as faixas: Amada Amante, Amor E Morte, Anita, Expresso Oriente, Jogada Noturna, Maomé, Não Chores Lola, Razões Do Coração e Sandina. DOWNLOAD




1991 - Monta nova banda: Júlio Reny Guitar Band, começando a trabalhar com Frank Jorge em composições e arranjos. Grava vários video-clips e demo-tapes, fixando-se bem com o clip "Mil Noites" na MTV. Segue como radialista na Ipanema FM e faz muitos shows até 1996.




Cowboys Espirituais
1997 - Desponta na TV Bandeirantes de Porto Alegre com o personagem “Cowboy do Deserto” no programa “Folharada”, fazendo crônicas e comentários de filmes. Frank Jorge, Márcio Petracco e Júlio Reny, sob nome de “Cowboys Espirituais”, gravam de improviso duas músicas para a namorada de Júlio (Melissa, sua futura esposa): Uma Mulher e uma versão de Como é grande o meu Amor por Você, de Roberto Carlos.

Os Cowboys Espirituais1998 - A demo toca bem no rádio, e a brincadeira fica séria. As 15 Mais da Ipanema, estourando em todo o sul. Foram contratados pela gravadora Trama e lançaram o primeiro disco, Os Cowboys Espirituais, contando com Frank Jorge na formação e estourando nacionalmente o hit "Jovem Cowboy", fazendo apresentações no Rio Grande do Sul e interior de São Paulo, conquistando com seu video-clipe o prêmio "Revelação da América Latina" do canal CMT. Algum tempo depois, assume definitivamente as baquetas Paulo Arcari (ex-TNT). DOWNLOAD

1999 - Realiza vários shows sobre o disco no RS, Rio de Janeiro e São Paulo. Nasce a segunda filha, Larissa da Silva Barbo.

De Luxe2000 - Grava o CD Deluxe pela gravadora Stop Records , produzido por Egisto Dal Santo, conta com 13 faixas, sendo 9 composições próprias (Jesse James: uma viagem ao Velho Oeste; uma definitiva gravação do sucesso da Expresso Oriente: Amor e Morte; Seguindo Com O Vento e Você Não Pode Parar e quatro regravações de outros autores (Uma "festiva" homenagem ao mestre Raul Seixas com Cowboy Fora da Lei; Uma versão "cowboys" para Paisagem Campestre de Nei Lisboa; Uma releitura para Vá Embora Tristeza do gaucho José Mendes; E uma surpreendente versão de Loira, Loirinha dos sertanejos Tonico e Tinoco). DOWNLOAD

O disco foi concebido no estúdio B da ACIT, em Porto Alegre. Conta com participações mais que especiais de Hique Gomes, Mitch Marini, Jorginho do Trumpete, Paulo Lata Velha, Frank Jorge, Edson Campagña, Luciano Leães.

Ao vivo com Lucio Dorfman (ex-Engenheiros) nos teclados e Regis Sam (ex-Argonautas) no baixo, os Cowboys Espiriruais apresentam as canções do CD DeLuxe e outros hits do primeiro disco como: "Não chores Lola", "A irmã do Dr. Robert" e "O mundo é maior que o teu quarto", sem esquecer o instrumental e a habilidade de Marcio Petracco que usa instrumentos como Pedal Steel, Lap Steel e banjo fazendo um autêntico show de country rock.

2001 - Reedita em CD seus principais trabalhos incluídos na fita Último Verão (do falido Piratas Sulistas) e no vinil Júlio Reny e Expresso Oriente. Frank Jorge parte para carreira solo e Júlio lança o projeto “Júlio canta Roberto Carlos”, com sucesso de público na noite de Porto Alegre.


2002 - Dá vida ao projeto "Histórias do Rock Gaúcho". Tendo se conhecido durante a efervescência da cena rockeira dos anos 80, Julio Reny e Egisto Dal Santo, neste começo de século, resolveram unir todas as suas experiências e bagagem acumulada em anos de estrada pelo sul, para celebrar e contar a verdadeira história do Rock Gaúcho.

Histórias do Rock Gaúcho
Egisto Dal Santo militou por anos a fio a frente dos Colarinhos Caóticos e influenciou bandas como De Falla, participando da antológica apresentação dos gaúchos no Hollywood Rock 93. A seguir se tornou produtor de discos revelando Tequila Baby (o primeiríssimo!), resgatando Bebeco Garcia e Charles Master. Foi o baixista e maestro da volta desses artistas aos palcos.
Entre suas produções ainda se destacam os discos de Júpiter Maçã, Cowboys Espirituais (De Luxe), os dois volumes "As 15 Mais da Ipanema FM" e, mais recentemente, o Baladas do Bom Fim, um tributo/releitura/homenagem ao gênio criativo de Nei Lisboa. Já ganhou 3 prêmios Açoriano de música.
A Caminhada de Julio Reny
2004 - Produz o CD "A Caminhada de Julio Reny", que reúne gravações originais realizadas entre 1985 e 2002 com grupos como Km 0 e Cowboys Espirituais. As músicas fazem parte do show que Júlio Reny apresenta com sua nova banda, "Os Piratas do Deserto" formada por outros nomes carimbados da cena gaúcha (Egisto Dal Santo e Jimi Joe nas guitarras, Régis Sam no baixo, Sérgio Rodrigues na bateria). DOWNLOAD



Lança o livro "Rádio Cool", publicado pelo Armazém Digital, fala de sonhos, amor, mulheres, noite, músicos, estrada, heróis, outsiders...


"Agora os caminhantes solitários terão companhia, e os amantes carícia para os seus ouvidos. Entrando no ar, Rádio Cool." (Vinheta)


Quem escutava a rádio Ipanema FM nas madrugadas de sábado para domingo entre 1988 e 1994 com certeza lembra do Rádio Cool, programa de Julio Reny que virou um verdadeiro clássico.


O programa, além de ter uma seleção musical primorosa, mesclando o pop mais sofisticado do mundo com pitadas de jazz, contava com textos impecáveis de Julio Reny, que falavam de amor, mulheres, noite, músicos, estrada, heróis, outsiders, sonhos... Rimbaud, os beatniks todos, os romances policiais de clima sombrio de Hammet e Chandler, Bukowski e tantos outros: os textos de Julio Reny revelam as influências dessa deliciosa via crucis literária.


É como diz no prefácio, o músico e jornalista Jimi Joe: "Como hai kais fora da lei, os textos/imagens de Julio nos atingem em cheio, às vezes como sonhos delirantes, em outras como perturbadores pesadelos. De qualquer forma, como naquela propaganda de salgadinhos, é impossível ler um só."


Histórias do Rock Gaúcho - Estradas vol.12005 - Lança o primeiro cd do Projeto Histórias do Rock Gaúcho, Estradas - vol. 1, prestando sua homenagem à história do rock gaúcho, contando CAUSOS vividos na cena gaúcha, enquanto interpreta bandas e músicos como TNT, Cascavelettes, Garotos da Rua, Replicantes, Bandaliera, Graforréia Xilarmônica, Kleyton & Kledir, Almôndegas, Nei Lisboa, etc... Acompanhado de baixo e bateria, se reveza nos vocais e violões elétricos com Egisto, tocando algumas de suas próprias canções. DOWNLOAD



2006 - Diários da Chuva é o quarto album solo do cantor. No disco, Reny utilizou mais de 300 horas de estúdio e 20 músicos para fazer, 23 anos depois, o que considera a "continuação adulta" do LP 'Último Verão'. Produzido por Júlio e Cristiano Krause, o disco conta com a participação dos músicos Andy Boy, Astronauta Pingüin, Frank Jorge, Fábio Ly e Márcio Petracco entre outros.

É um álbum conceitual sobre a maneira pessoal de encarar a relação do frio e do inverno com os dilemas, as memórias e os amores do homem de meia-idade. Com a teoria de que os gaúchos são os irlandeses do Brasil, Julio juntou um time de competentes músicos e os batizou de “Os Irish Boys” (naturalmente, todos bons bebedores de cerveja) a fim de percorrer os quatro cantos do mundo com sua arte única musical. O repertório do disco é de canções inéditas, como 'Chove no Sul', 'Culpado', 'Casaco de Lã' e 'As Pérolas e o Perdão'. O disco é um lançado do selo Plus Records. DOWNLOAD

2007 - E “os velhos cowboys” voltam à cena do saloon, varrendo a poeira, acordando o barman e pedindo mais uma dose de um Bourbon tão seco e tradicional como as obsessões da banda:

O álcool como redenção em “A Cerveja de Cada Dia”, as mulheres como salvação ou perdição em “Seja Meu Anjo” e “Se O Diabo Veste Azul”, para depois seguirem pelas estradas desertas, buscando o paraíso em “O Vale Verde” ou a infinita/ventura highway de “H-tel”.

Casamentos desfeitos, as derrotas como lições, garotas enfezadas esperando o sujeito depois da festa; são “os velhos Cowboys” que retornaram na poesia beatnick e “desperada” de Reny, no virtuosismo das cordas “caipiras” de Márcio Petracco, no piano “maestro” de Lúcio Dorfman e na cozinha firme e segura seja no trote ou no galope, a cargo de Paulo Arcari e Régis Sam. DOWNLOAD

Enviem sinais de fumaça para os comanches! Ressuscitem Billy The Kid! Os Cowboys Espirituais voltaram.



2008 - Julio Reny lança o brilhante cd A Primavera do Gato Amarelo, que foi gravado em meio a seu divórcio. O fim do casamento de 10 anos e a distância da filha de nove anos – permeados por brigas “de amor e morte” – atormentaram o compositor ao longo dos oito meses de gravação.


O resultado foi, ainda sim, um disco disfarçadamente pop e alegre. As 14 faixas foram produzidas por Thomas Dreher (Ultramen e Júpiter Maçã), contaram com participação de mais de 20 convidados, entre eles Arthur de Faria, Humberto Gessinger e King Jim. As influências, conta Reny, continuam as mesmas. DOWNLOAD

E Julio continua se apaixonando e perdendo suas garotas, e escrevendo sobre elas, sobre amor e perda.





DISCOGRAFIA:
• Último Verão (1983) Pirata Sulista LP
• Julio Reny & Expresso Oriente (1989) Independente LP
• A Caminhada de Julio Reny (2004) CD
• Diários da Chuva (2006) CD
• A Primavera do Gato Amarelo (2008) CD

Com os Cowboys Espirituais:
• Os Cowboys Espirituais (1998) Trama CD
• De Luxe (2001) Stop Records CD
• Cowboys Espirituais III (2007) CD

Com o Projeto Histórias do Rock Gaúcho:
• Estradas – Volume 1 (2005) Universal Music CD



Leia uma entrevista reveladora com Julio Reny no site: Dissonância.com

16 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a biografia do Julio Reny, uma das legendas do rock gaúcho. Poderia ter também do Jimi Joe.
O link para o "Caminhada de Julio Reny" está inoperante!

Anônimo disse...

Exelente matéria. Não esperava encontrar tanta quantidade e qualidade. Parabéns. Estou atrás do disco "Ultimo Verão" a muito tempo. Tinha uma cópia que fiz em cassete da rádio Ipanema a muitos anos e escutei até gastar. Pena que não consegui acessar os links.
Gostaria de conseguir uma cópia.

RamonRamyres disse...

Links novamente funcionando...

Anônimo disse...

Só tem link quebrado nessa merda

RamonRamyres disse...

É mesmo chupa-cabra...
Mas numa dessas os links serão substituidos...
Abraço vampiro...

Patrick Alves disse...

Parabéns ao pessoal do Blog que fez esse trabalho sensacional na Biografia do Júlio Reny. Estava muito tempo procurando a Música Amor e Morte e procurando também saber mais sobre o Júlio Reny. O Blog está de parabéns por postar a Biografia desse imenso artista e estão de parabéns também por disponibilizar as obras do Júlio Reny para download. Fantástico !!! O Blog de vocês já está nos meus favoritos !!! Continuem fazendo esse grande trabalho pessoal !!!

Anônimo disse...

belo trabalho amigo. sou muito fa do julio!

Neni disse...

Só me resta salientar os comentários acima. Excelente matéria, conteúdo de muita qualidade, além dos discos disponibilizados. Nota 10!

Anônimo disse...

Ótimos posts! Júlio Reny vem com tudo com seu novo cd "Bola 8", lançado ontem no Ocidente, to loko pra ouvir... O Julio é muito foda.

Anônimo disse...

Tá faltando o "Bola 8" aí para completar a discografia!!

Edir Alonso disse...

Parabéns por preservar a memória do rock gaúcho! Posta o link do Bola 8!!!

BlackOzzy disse...

Também quero o link do Bola 8 aí !!! Hehe

bruno disse...

Pô, tem como repostar o link da caminhada de julio reny? o único dele que não tenho.

Carlos Fernando Gallo disse...

Belo Post. Os arquivos não estão mais disponíveis. Seria possível disponibiliza-los outra vez?
Grato

Anônimo disse...

E o Bola 8 ?!?!? Cadê ?!?!

marilia disse...

Ótimo resgate histórico. Parabéns ! Aproveitei para retomar a escutar Julio Reny, bem bom.

Postar um comentário

 
RamonR