Grandes discos do Rock Gaúcho 11

Photobucket
E vamos nós para mais uma "viagem" sonora pelas estradas do rock gaúcho, dessa vez temos no roteiro vários lançamentos em primeira mão para os amigos do blog. Veja aí:

Vera Loca - Vera Loca III

Gravado no Estúdio Submarino Amarelo, ACIT e Casa Elétrica (Vini Tonello) em Porto Alegre entre 2007 e 2008 e produzido por Ray-Z, foi lançado no dia 15 de julho o tão aguardado 3º cd da grande banda Santa-mariense Vera Loca. Com o previsível nome de Vera Loca III, ele vem com 11 faixas inéditas e uma regravação de "Lamento Boliviano" sucesso dos Enanitos Verdes. Disponibilizado em primeira mão aqui no Durango.

Por momento a banda lançou o CD apenas no formato DIGITAL, o cd "físico" não está disponível em lojas ainda, isto vai acontecer dentro do período de 60 dias. O novo trabalho da banda poderá ser adquirido nas lojas ou pelo website da banda.


Reação Em Cadeia - Neural

Lançado em 2002 pelo selo Antídoto, a banda Reação em Cadeia fez do disco Neural um marco na sua carreira. Um marco por se tratar do seu primeiro disco, fazendo da banda um dos nomes mais tocados na época do lançamento. Vinda de Novo Hamburgo, contava em sua formação original com Jonathan Corrêa (vocal e guitarra), Daniel Jeffman (guitarra), Márcio Abreu (baixo) e Nico Ventre (bateria), o disco mostra um rock ríspido, com forte influência de bandas como Pearl Jam, Creed, Nirvana e até The Calling, e com pitadas de hard rock.

As faixas que merecem destaque são "Neurose", "Placenta", "Letargia" e "Infierno", que abre o CD com uma boa pegada.


Robô Gigante - Robô Gigante

Robô Gigante’ é uma banda que faz um samba meio rock, um rock meio samba, conta com Marcelo Guimarães, vocal e compositor da banda, Marcelo Truda na guitarra, violão e cavaco, Flu no baixo, samples e programações, Edinho Espíndola e Rick de Latorre revezando entre a bateria e percussão.

Os caras já são carimbados na cena musical de Porto Alegre e cada um já teve outras bandas sem falar nos ainda existentes projetos paralelos, como explica Marcelo Guimarães, “Cara, se eu for te dizer o que essa galera já fez antes da Robô eu teria que te escrever um livro, mas resumindo um pouco, o Edinho foi batera das lendárias e precursoras bandas do rock gaúcho ‘Liverpool’ e ‘Bixo da Seda’ e depois tocou com gente como Frenéticas, Erasmo Carlos e Zé Ramalho na década de 80.

O Marcelo Truda tocou no ‘Taranatiriça’, banda que fez sucesso aqui no sul na década de 80 e que tiveram entre seus integrantes o Gordo Miranda e o Flu. O Truda também tocou no ‘Defalla’, no disco trash punk qualquer coisa ‘Screw You’.

O Flu foi baixista do ‘Defalla’ clássico, na sua fase mais criativa e inovadora na década de 80. Hoje o Flu tem a sua parada solo e um projeto chamado ‘Banda Leme’, junto com o Luciano Granja e com o De Leve. O Rick já tocou com uma galera daqui do sul e antes de ir pro Rio era batera da ‘Fu Wang Foo’. Hoje ele toca também com o lendário samba rocker Bebeto e com a banda da Dani Carlos. Eu tocava com uma banda chamada ‘A Sacanagem Explícita’ antes de montar a ‘Fu Wang Foo’, hoje além da ‘Robô Gigante’ também encaro o microfone com o ‘Bixo da Seda’ quando rola uma reunião”...

O Bixo da Seda foi uma banda de rock gaúcho dos anos 70. E o Marcelo, com sua antiga banda, a ‘Fu Wang Foo’, já gravou dois discos e participou de várias coletânias, “a Fu gravou dois discos, o homônimo de 2000 e o ‘Esquemas Junk Food Carnaval e Kung Foo’ de 2003. Além desses, saimos em quatro coletâneas e gravamos também uma coletânea ao vivo com várias bandas do Sul participando, como Frank Jorge e Wander Wildner, participando com duas músicas, ‘Combo’ e ‘Domingueira’.



Big Zen VooDoo – Versão 9.0 A Revolta dos Homens-sanduíche Contra O Império do Fast Food

O disco de rock alternativo Big Zen VooDoo 2 - versão 9.0 (A revolta dos homens-sanduíche contra o império do fast-food) recebeu a menção especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2002 pela arte do CD. A Banda é formada por César Fraga (guitarra, violão, harmônica, voz, sitar e barulhos), Tonho Inda (baixo), Flávio Mierlo (guitarra) e Leandro Aragão (Bateria e cajon e percussão).


Big Zen VooDoo é o resultado de experiências transgênicas entre chips e válvulas, miscigenação de crenças (ecumenismo musical) e fé em coisa nenhuma. Fazendo rock´n roll sem frescura, sem franja e sem nostalgia. Carregando décadas de influências no DNA, mas querendo ser apenas eles mesmos. Têm em sua dscografia dois discos: 1996 - Big Zen VooDoo e 2002 - A revolta dos homens-sanduíche contra o império do fast food.


Clã Mcloud - A Porta da Alma

Música da alma feita com simplicidade e emoção, o Clã surge no cenário Gaúcho, e Brasileiro com um som novo, onde, muitas vertentes, pensamentos e influências se misturam formando um único som orgânico sem rótulos. Diferente de muitas bandas onde geralmente um só integrante compõe, o Clã trabalha em conjunto onde todos participam diretamente no processo de criação e composição das músicas, criando um trabalho diferenciado do que há atualmente no mercado do Rock.

O Clã Mcloud veio para ficar, e mostra isso em seu primeiro cd intitulado “A PORTA DA ALMA”, que conta com 13 faixas, muito bem aceito tanto pelo público quanto pela crítica especializada, saindo matérias em revistas de rock nacionais importantes, este álbum foi gravado e produzido pela Banda de forma totalmente independente.

São 4 anos de estrada e de muita determinação, trilhando seu caminho pela cena independente que está se tornando cada vez mais forte, atingindo cada vez mais um número expressivo de público que vai aos shows e canta suas músicas.

Já participou com suas músicas para trilhas de filmes curtas, abertura de seriado de televisão, e jingles de Campanha Social Nacional (seja do bem você também). Inclusive foi convidada para colocar uma música de seu primeiro álbum em um filme longa documentário que vai estrear em no Brasil em 2008. A banda já está trabalhando em seu segundo álbum que deve ser gravado já em 2008.


Blackbirds - Blackbirds

Blackbirds é o primeiro disco da finada banda de Veranópolis (que não serviu de exemplo a banda, pois ela é a cidade com o maior índice de longevidade do pais). A Blackbirds foi formada em 1997 em Veranópolis na Serra Gaúcha. O nome é uma referência à principal influência: os Beatles, a música Blackbird faz parte do antológico disco White Álbum. No ínicio os Blackbirds tocavam covers de artistas que os influenciaram como The Beatles, Pink Floyd, Ramones e Sex Pistols. A banda agitava as noites da Serra Gaucha em bares que tinham música ao vivo, porém sempre trabalhavam paralelamente suas músicas próprias.

Em 2000 participaram da coletânea Demo Atlântida Caxias do Sul com três músicas: "Állias", "Pelos Canos" e "Senhor Sol" onde foram distribuidas aos ouvintes da rádio 1.000 cópias.
Em 2002 lança seu disco de estréia Blackbirds com 11 músicas. Foram vendidas 3.000 cópias. Passando por mais de 50 cidades do estado, os Blackbirds foram expandindo seus horizontes, alargando fronteiras e divulgando outras músicas que marcaram este disco, como “Máquina do Tempo” e “O Peso do Vento”.

No Festival Berçário Atlântida em 2003, os Blackbirds ficaram em 3º lugar entre 900 bandas inscritas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com a música “Daqui pra Sempre”. Participou de vários programas de TV e rádio destacando o Papo Clip (TVCOM), Programa Radar (TVE), Programa Garagem, Programa Mão na Massa e Programa Clipagem (ULBRA TV), Programa Enfoque (Paraná Educativa), Conexão Jovem (UCS TV) e o Programa Pijama Show (Atlântida FM). Em abril de 2003, Fher Costa (Lucille) é chamando para co-produzir junto com os cincos Blackbirds o segundo trabalho, (que estará no GRANDES DISCOS 12).

Em junho de 2004, a Blackbirds muda-se para Porto Alegre e lança o álbum Rock Rural. Nome escolhido por mostrar o rock and roll feito numa colônia italiana, com todas as influências que o ambiente rural propicia ao som, conceito e estilo de vida. Músicas como “Fuck rock and roll”, “Nova Ordem” e “Nova Guia” abrem o disco mostrando um som mais pesado e com influências de bandas grunge dos anos 90.

O trabalho que inicialmente vendeu 10.000 cópias teve grande repercussão no cenário musical de Porto Alegre e todo o Rio grande do Sul. E a ascensão dos Blackbirds não parava por ai. O primeiro clipe da banda, da música "Fuck Rock and Roll" foi produzido por estudantes de comunicação da UCS Caxias. Lançado em várias emissoras de TV incluindo a MTV, concorreu no Prêmio Papo Clip de videoclipes gaúchos em cinco categorias com os maiores nomes do Pop Rock Gaúcho. Mas infelizmente a banda acabou...


Severo em Marcha - Single Virtual

A SEVERO EM MARCHA surgiu em Janeiro de 2007 formada pela junção de integrantes de duas bandas confirmadas na cena rock de Passo Fundo, BrancoLarera e Rabo de Peixe, que mudaram para Porto Alegre no início de 2006, visando mostrar seus registros musicais para novos públicos. O som da SEVERO EM MARCHA é inspirado nas mais ricas e diversificadas vertentes do rock, não necessariamente focadas numa determinada época, mas sim, extraindo o que cada fase trouxe de melhor para a música, ou seja, soando como se houvessem computadores nos campos de algodão do Mississippi na década de 20, ou como se ousasse um pacto com o capeta numa esquina da Av. Oswaldo Aranha em Porto Alegre.

Rapidamente causou alvoroço, com performances impressionantes na TV e destacando-se no Gig Rock 2007. Preparam um aguardado disco de estréia que deverá ter um produtor diferente em cada faixa. As duas composições desse single antecipam a obra toda.


Adriana Marques - Bando Barato Pra Cachorro

Adriana Marques hoje é merecidamente bastante conhecida do público gaúcho - e ela vem também abrindo mais portas em nível nacional -, por conta do espetáculo "Rádio Esmeralda", em que, valendo-se de recursos cênicos, apresenta uma variada constelação de canções de universos musicais diversos, ao lado da também super talentosa cantora/instrumentista Simone Rasslam.

Contudo, Adriana "ralou" muito pra chegar neste patamar de consagração. Começou sua trajetória em São Leopoldo, onde integrou uma banda da qual fazia parte também o violonista Geraldo Fischer. Participou do lendário grupo "Bando Barato pra Cachorro", liderado pelo super criativo compositor/jornalista/produtor/pianista/crítico musical (e outras coisas mais) Arthur de Faria, ao lado de grandes instrumentistas, no qual dividia os vocais com Marcelo Delacroix, resgatando grandes clássicos da MPB da "época de ouro".

Além disso, Adriana integrou os grupos Serenata de Bambas e Cuidado que Mancha. Tem dois CDs lançados, um com base no repertório do Bando Barato pra Cachorro, mas que saiu como disco solo, e o da própria Rádio Esmeralda, que também é muito legal.



Fruet e os Cozinheiros - O Som do Fim ou Tanto Faz

Fundada no final de 2005, a banda porto-alegrense foi inicialmente idealizada pelo compositor, produtor e intérprete Marcelo Fruet para ser uma oficina onde se aprende e experimenta o tempo todo. A referência culinária remete a uma panela, onde fervem vários estilos, muito bem dosados: pegada roqueira com apelo de música popular brasileira, uma pitada de groove, algumas xícaras de pop, canções sentimentais e um leve sabor dissonante. Talvez uma das melhores definições sobre o grupo tenha sido escrita por Thomaz Fawcett, do jornal The Austin Chronicle (Austin, Texas, EUA): Fruet & os Cozinheiros é um grupo de cinco integrantes cuja música abriga mudanças imprevisíveis, indo da alegria contagiante ao vazio da solidão, sem avisar.

O grupo, formado também por Leonardo Brawl (baixo), André Lucciano (Bateria) e Nicola Spolidoro (Guitarra), já foi destaque em alguns veículos de comunicação pela repercussão de seu trabalho com o espetáculo musical do Cd independente O Som do Fim ou Tanto Faz (Conspiração Melecchi Discos, 2006).

Em Março de 2008, com o apoio conseguido junto ao Ministério da Cultura, Fruet & Os Cozinheiros foram aos Estado Unidos, onde realizaram sua primeira turnê internacional, passando pelos estados da Georgia, Mississippi, Tennessee, Texas e Califórnia. Na viagem, destacaram-se as apresentações realizadas no Eyedrum Art Music Gallery e na Emory University (ambos localizados em Atlanta, Georgia), assim como o show realizado no SXSW (South by South West), renomado festival de música que ocorre todos os anos em Austin, Texas, e costuma reunir artistas majors e independentes.

Nessa última edição estavam presentes Lou Reed, R.E.M., Black Crowes, Del The Funky Homosapiens, entre outros grandes nomes da música internacional.Retornando ao Brasil, a banda recebeu, em Abril de 2008, quatro estatuetas na 17a edição do Prêmio Açorianos de Música: Melhor compositor (Marcelo Fruet), Melhor Projeto Gráfico (Everson Nazari por O Som do Fim ou Tanto Faz - www.dslab.art.br), Revelação do Ano (Fruet e os Cozinheiros) e Prêmio Destaque Cultura RBS/Menção Especial (Fruet e os Cozinheiros).

O disco apresenta seis músicas, com seis ilustrações de Everson Nazari, uma para cada canção. Os encaixes do encarte permitem que se monte um cubo para jogar e deixar o destino sugerir a próxima faixa a ser saboreada. O álbum conta ainda com as participações especiais de Mateus Mapa do Chile ( flauta em “Samba da Conexão” ), Tuti Sagui ( pandeiro, surdo e chocalho em “Samba da Conexão”), Sassá ( cuíca em “Samba da Conexão”), Jú dariano ( coro em “Samba da Conexão”) e Daniel Namkhay (sementes da Amazônia, sino do Tibete, chocalho nativo norte-americano e cocos havaianos em “Me despluguei” e udu em “O Som do Fim ou Tanto Faz”. O disco independente pode ser adquirido nos shows, pelo e-mail cozinheiros@gmail.com ou em lojas virtuais.


Armandinho e Banda - Semente

E fechamos com Semente, o quarto álbum da carreira do (cantor) Armandinho, que traz 12 músicas inéditas, incluindo o sucesso "Semente", que já está sendo executada em todas as rádios do Brasil. Um cd que promete agradar aos fãs pelo menos, confira canções como: "Morena Nativa", "I Can't Stay" e "Eu Juro". Apesar dos pesares, a banda compensa e muito pelo talento de seus componentes, veteranos de outros carnavais. É formada por Rodrigo Sorriso (bateria), Bedai (percussão), Sidney Poffo, (ex-Comunidade Nin-jitsu, Diretoria e Rastamanos) (teclados), Luciano Granja (ex-Engenheiros do Hawaii, e que toca com Kleiton & Kledir, Alexandra Scotti, oSSo e muitas outros) (guitarra) e Meco Dutra (contrabaixo), que acompanhou, entre outros, Totonho Villeroy, Serginho Moah, Giba-Giba e Adréia Cavalheiro.

Não esquece de deixar teu comentário...



Vera Loca - Vera Loca III (2oo8)













01 - Serenata - 3:56
02 - Velocidade - 3:37
03 - Sem Sair do Lugar - 3:26
04 - Borracho y Loco - 4:05
05 - A Culpa - 3:46
06 - Foi - 2:59
07 - Madrugada - 3:45
08 - Fiz De Tudo - 2:38
09 - Pense Bem - 3:00
10 - Preto e Branco - 2:59
11 - Por Causa Do Calor - 3:44
12 - Aos meus Amigos - 2:19





Reação Em Cadeia - Neural (2002)













01 - Infierno
02 - Eu não Pertenço a Você
03 - Tão Longe
04 - Espero
05 - Me Odeie
06 - Neurose
07 - Letargia
08 - Desespero
09 - Ao Tempo
10 - Placenta
11 - Fim do Dia
12 - Até Parar de Bater
13 - Um Dia





Robô Gigante - Robô Gigante (2008)












01 - Hoje eu Resolvi Beber
02 - Seis da Manhã
03 - Sem Ter Medo
04 - Não Fui Eu Que Errei
05 - Não Me Tira Pra Bobo
06 - Pé na Tábua





Big Zen Voodoo - A Revolta dos Homens-sanduíche Contra O Império do Fast Food (2003)












01 - Homem-sanduiche
02 - Invasores de Corpos
03 - Seu Zé
04 - Qualquer Palavra
05 - Dois Segundos
06 - Lei da Gravidade II
07 - Parabens! Você Vai Morrer
08 - Via das Dúvidas
09 - Canção Para Me Esquecer
10 - Homem-sanduiche (instrumental)
11 - Via das Dúvidas (instrumental)





Clã McLoud - A Porta da Alma (2007)













01 - Mente Insana
02 - Não É Fácil
03 - Tentando Esquecer
04 - Saia Daqui
05 - Memórias
06 - Menino
07 - Mágoas do Passado
08 - Terra
09 - Meu Coração, Minha Mente
10 - Vale dos Sonhos
11 - A Porta da Alma
12 - Inveja
13 - Ruas E Lembranças






Blackbirds - Blackbirds (2002)













01 - Aliás
02 - O Peso do Vento
03 - Pelos Canos
04 - Minha Voz Normal
05 - No Final
06 - Sr. Sol
07 - Eu Sou da Paz
08 - Sobre O Homem Que Voa
09 - Finalmente
10 - O Corte Final
11 - Máquina do Tempo (faixa escondida)





Severo em Marcha - Single Virtual (2007)













01 - Sem Pressa
02 - Uma História pra Contar





Adriana Marques - Bando Barato pra Cachorro (1997)













01 - Caixa Econômica
02 - ...E O Mundo Não Se Acabou
03 - Até A Volta
04 - Caminhemos
05 - Adeus, Mocidade
06 - Seja Breve
07 - Marchinha do Amor
08 - Cem Mil Réis
09 - Rescenseamento
10 - Não Quero Saber Mais Dela
11 - Canção Pra Inglês Ver





Fruet e os Cozinheiros - O Som do Fim ou Tanto Faz -Radio Mixes (2007)













01 - Todo Tempo
02 - El Mariacchi
03 - Samba da Conexão
04 - Que se Faz?
05 - Me Despluguei
06 - O Som do Fim ou Tanto Faz





Armandinho - Semente (2008)













01 - Semente
02 - Morena Nativa
3. A Filha
4. Amigo
5. Onda Do Arraial
6. Babilônia Me Chama
7. Outra Vida
8. I Can't Stay
9. Oh Lua
10. Como Os Animais
11. Eu Juro
12. Menina Que Me Encabrero




7 comentários:

Anônimo disse...

Não consigo baixar o cd da Vera Loca!!! Como faço???

RamonRamyres disse...

Link corrigido...

Anônimo disse...

Valeu meu bruxo!!!

Anônimo disse...

Oi, não consigo achar o link para o Cacto Rosa - O Tempo Necessário (2007), favor informar local (Rapidshare)

Anônimo disse...

Oi

Parabens pelo blog!!!

Tem algum problema com o link do BIG ZEM VOODOO

Abraço
Mauro

RamonRamyres disse...

Olá Mauro,

Acabo de conferir o link do BZV, e está em perfeito funcionamento.

Talves teu problema tenha sido na descompactação, estou certo? Se foi, modifica o nome do arquivo .Rar antes de descompactar.... Acho que ficou um pouco "comprido"...hehehehe

Abraço

Anônimo disse...

blz

vou tentar renomear...

abraço
mauro

Postar um comentário

 
RamonR