Grandes Discos Do Rock Gaúcho 7

Photobucket



E dá-lhe Rock'n Roll:

Para começo de conversa o raro vinil Hard Rock, da Cambio Negro, banda de curtíssima duração, formada por Mitch Marini (contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, sino, sineta e vocal), Tagore Chenier (voz, flauta e vocal), Marcelo Fornazier (guitarra e vocal), Deio Escobar (guitarra, contrabaixo e vocal), Gelson Schneider (bateria e vocal). O disco foi gravado ao vivo, no estúdio A da ISAEC, das 8 às 11 da noite. As fotos do encarte foram concebidas pelo renomado Leonid Straliev e a produçao ficou a cargo de Mitch Marini. Contou também com a participação mais que especial de Fughetti Luz em alguns vocais.

Cambio NegroMitch Marini pagou os direitos autorais aos familiares de Jimi Hendrix para gravar a canção "Fire", sendo essa a única canção que não é de autoria da Câmbio Negro. O nome verdadeiro de Mitch Marini era César Vicente Rodrigues Marini, que adotou o nome "Mitch" por ser um grande fã de Mitch Mitchell que integrou a banda de Jimi Hendrix. Nos anos 60, Mitch, tinha uma outra banda que chamava-se "Swing" (Wings ao contrário) que fazia cover dos Beatles e Wings. Com essa banda ele abriu os shows de "Van Halen" e de "Bill Haley and The Comets", no Gigantinho em Porto Alegre. Atuou em diversas bandas durante sua carreira, entre elas o Garotos da Rua. Infelizmente esse ícone do Rock gaúcho nos deixou no fim do ano passado. Uma perda irreparável...

Mas o show não deve parar então vamos para os já distantes 1984, a gravadora Acit, de Caxias do Sul, lançou a antológica coletânea Rock Garagem, organizada pela Rádio Ipanema FM e Central do Rock, reunindo dez bandas. Uma coletânea imprescindível para entender o início do rock gaúcho e também para entender os anos 80. Fizeram parte dessa obra prima: Taranatiriça, Garotos da Rua, Astaroth, Urubu Rei, Os Replicantes, Leviaethan, Frutos da Crise, Fluxo, Valhala e Moreirinha e Seus Suspiram Blues. A coletânea foi gravada no estúdio EGER e produzida por Carlos Martau. Teve relançamento em CD em 1999.

Saltamos para 2005, ano de lançamento de Distúrbios de Amor e Rock'n Roll, segundo Cd da banda Santamariense Vera Loca. O Cd é a prova de que o rock'n roll está mais vivo do que nunca. A banda apresenta suas composições marcantes, eletrizantes e de ar psicodélico. Produzido por Duca Leindecker da Cidadão Quem. O grupo tem em sua formação: Fabrício Beck (vocal), Hernan González (guitarra), Diego Dias (teclados), Leandro Schirmer (bateria) e Mumu (baixo)...

Depois de quatro anos sem lançar um álbum de inéditas a Ultramen retorna com Capa Preta. O disco estava encaminhado já há algum tempo, e poderia ter sido lançado na época do Acústico MTV bandas Gaúchas, mas o projeto da emissora acabou virando prioridade. Melhor – com este tempo a mais disponível, os caras se enfurnaram na casa/estúdio dos ultramanos no bairro Petrópolis em Porto Alegre. As músicas foram devidamente aprimoradas, algumas saíram do repertório, outras novas entraram.

Encarte CD Ultramen“Capa Preta” traz de volta Julio Porto na guitarra e foi gravado no estúdio da Acit, na capital gaúcha, o mesmo do primeiro CD. É o bom balanço de sempre da Ultramen e a sua mistura maluca raggadubreggaemetalpsychofunkgroove, única e exclusiva da banda. O Cd tem 13 faixas, foi produzida pelo grupo e mixada e masterizada por Bob Mac.

Tudo começa com o hit "Tubarãozinho", parceria do Tonho Crocco com Fabão, vocalista da Pedrada Afú, (uma das novas boas bandas de POA). "Não quero mais/nem posso ver/não quero mais/brincar com você... eu desisto", o refrão faz a cabeça na hora. Gruda! Já "Bang Bang A Brasileira" é pesada, densa. Traz a dupla Tonho e Dj Anderson na letra, o que volta a acontecer lá no final, com "Pensamento". A música é um retrato do faroeste que virou a vida nas grandes cidades: pessoas com medo, paranóia delirante. Crítica a indústria bélica. A vítima da próxima bala perdida pode ser você.

"Quando O Raggamuffin Encontrou O Vanerão", traz a música de raiz jamaicana de mãos dadas com a gauchesca, de maneira natural, ao melhor estilo da Ultramen. "Amiga" e "O Lugar Mais Lindo Desse Mundo" (parceria com o Gustavo Telles, O Prego da Pata de Elefante), mostra a faceta Tim Maia/Curtis Mayfield/Funkadelic da banda. "M Maiúsculo" é dedicada às mulheres. Especiais ou não, elas sempre marcam, são essenciais pra nossas vidas. E tem mais participações da pesada no Capa Preta. O veterano grupo de RAP, Attack Frontal está na reggae’n roll "U.T.I". Diversão garantida....

Aproveite Agora! (2003), é o terceiro disco da Comunidade Nin-Jitsu. O tecladista Sid Poffo deixou a trupe pouco antes do início das gravações. Os outro quatro parceiros dividem as doze composições do disco. É o primeiro lançamento pela Orbeat Music, e a produção ficou a cargo de Rafael Ramos.

Comunidade Nin-jitsuNesse trabalho a banda conseguiu passar toda a energia do show ao vivo (seu melhor cartão de visitas) e teve o conteúdo das letras altamente influenciado pelas histórias de estrada e situações vividas pela banda. Deixando um pouco de lado as batidas eletrônicas, dando mais espaço pras influências de rock florescerem, o álbum trouxe hits como "Aperitivado", "Carburou", "Fubanga" e "Me Faz Bem", que mantiveram a banda entre as tops do rádio e com agenda lotada de shows.

E seguimos a empreitada trazendo uma das figuras onipresente em todos os "ao vivo" do rock gaúcho, membro da segunda formação do lendário Cascavelletes: Luciano Albo com seu disco solo lançado em 2002, Dossie Camaleão, um apanhado de suas belas canções, seja compostas individualmente ou com algumas parcerias ilustres, algumas dessas músicas foram lançadas anteriormente por outras bandas do cenário Porto alegrense. Pra se escutar direto...

Luciano Albo
Agora, mais um lançamento do Durango, o álbum Acústico, Ao Vivo e A Cores, gravado ao vivo em agosto de 2006, no Leopoldina Juvenil. O disco faz parte da comemoração de 15 anos da banda Acústicos & Valvulados, completados ano passado. Vêm com 20 canções, entre elas os maiores sucessos da banda e ainda novas canções. Em fevereiro, chega às lojas o DVD do show, que teve uma produção supercuidadosa da Orbeat Music.

Com um som cada vez mais inovador, a banda tem em sua nova formação Rafael Malenotti (vocal), Alexandre Móica (guitarra), Paulo James (bateria), Diogo Lopes (baixo e teclado) e Daniel Mossmann (guitarra e baixo).

Old School Veterans Braziliasta é o último CD lançado pelos Replicantes, e leva o nome da segunda turnê européia desse ícone do punk rock nacional. Gravado ao vivo no ano de 2006, em Porto Alegre, o álbum apresenta 14 faixas co-produzidas por Julio Cascaes, incluindo os destaques "Surfista Calhorda", "Ele Quer Ser Punk" e "Chegou a Hora de Ver Quem é Quem". Formada na época do lançamento por Claudio Heinz (guitarra), Heron Heinz (baixo), Cleber Andrade (bateria) e Wander Wildner (vocal), a banda já lançou 10 discos imperdíveis e está há 22 anos na estrada. Atualmente Julia Barth subistituiu Wander nos vocais!

Os ReplicantesA Automóvel Verde é uma banda relativamente nova que surgiu no cenário do rock gaúcho. Formada em 2004 por velhos conhecidos: Alex Lima (voz e guitarra), Max Lima (baixo), Paulo Casarin (teclados e guitarra) e Marcos Grün (bateria).

São músicos experientes: Alex, Max e Casarin fizeram parte da Bandaliera nos últimos 10 anos, onde gravaram três CDs e fizeram shows por todo o sul do País. Além disso, Paulo Casarin trabalhou com nomes como Engenheiros do Hawaii, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Lulu Santos, entre outros. Marcos Grün tocou na Bandaliera em 2003 e no final deste mesmo ano os quatro decidiram fazer um trabalho mais ao jeito deles.

O nome da Banda vem de uma música composta por um grande amigo chamado Zorro Corrêa, inspirado em um poema de Allan Gisberg . E o refrão diz: “-E o Automóvel Verde está pronto pra partir”. Essa música foi gravada pela Bandaliera, mas não poderia deixar de estar no primeiro CD da banda. A Automóvel Verde mistura o velho e bom rock’n roll com uma lingüagem e sonoridade modernas, trazendo composições consistentes e baladas inspiradas.

Automóvel VerdeA Banda lançou seu primeiro CD, de mesmo nome no final de 2004. Ele foi produzido pela própria Banda e tem 11 músicas. As composições basicamente são de Alex Lima e de Paulo Casarin, com exceção da faixa título: "Automóvel Verde". Além disso, o CD conta com participações de Sadi Homrich, Veco Marques, João Vicente (Nenhum de Nós), Renato Mujeiko(Fantomas) e Duca Leindecker(Cidadão Quem) tocando guitarra em uma faixa instrumental que encerra o CD com muita energia.

E fechamos essa edição do "grandes Discos do Rock Gaúcho" com Luciana Pestano uma das revelações da música pop brasileira, basicamente do rock. Cantora, compositora e guitarrista nascida em Pelotas, Luciana lançou o seu primeiro CD em 1998, homônimo, contendo composições próprias como "Vivente", "Cidade Molhada", "Tem Que Tê", "Letra E música" e "Eu E O Garçom", entre outras, além de "Vá Embora", canção muito executada nas rádios gaúchas, pela qual recebeu o MTV Music Awards Brasil. Abriu o Festival Heineken Concerts, em Porto Alegre, e participou do Brahma Brasil Festival, em Sanary Summer, na França.
TIGRA (ex-Luciana Pestano
Em 1998, participou do projeto "Novo canto", da Rádio JB FM. No ano seguinte, seu CD, lançado inicialmente pela gravadora ACIT, foi relançado em âmbito nacional pela PolyGram. Em 2000, gravou, com Herbert Vianna, a faixa "Eu Não Sei Nada", no disco solo do compositor, "O Som do Sim". Nesse mesmo ano, apresentou-se no Hipódromo Up (RJ), tendo a seu lado Gastão Villeroy (baixo), Marcelo Braune (bateria) e Rodrigo Chermont (guitarra). O show contou com a participação de Herbert Vianna. Apesar dessa Bela "ficha corrida" Luciana Pestano não existe mais: responde hoje em dia por TIGRA...

Abaixo mais um capítulo da saga gaudéria:



Cambio Negro - Hard Rock (1989)













01 - Doce Confusão
02 - Mundo Cruel
03 - Os Sinos
04 - Incêndio na Noite
05 - Modo de Fazer
06 - 1989
07 - Apenas Meu Sangue
08 - Velho Mar
09 - Fire
10 - Fora do Meu Caminho





Vários - Rock Garagem (1984)













01 - Rockinho - Taranatiriça
02 - Nêga - Urubú Rei
03 - Levaram Ele - Garotos da Rua
04 - Nosso Amor Dançou - Fluxo
05 - Expresso do Blues - Moreirinha E Seus Suspiram Blues
06 - Deuses Vencidos - Astaroth
07 - Satânica Viagem - Frutos da Crise
08 - Terra de Ninguém - Valhala
09 - Guerreiros das Ruas - Leviathan
10 - Princípio do Nada - Os Replicantes





Vera Loca - Disturbios do Amor E Rock'n'Roll (2005)













01 - ...
02. Suadinha
03. Cara Cabeludo
04. Palácio Dos Enfeites
05. As Coisas Que Eu Te Disse Ontem
06. Vai Dá Bolo
07. Betânia
08. Prato Predileto
09. A Despedida
10. Cara De Loco
11. A Vida É De Graça
12. Anos 60
13. Teto Sólido





Ultramen - Capa Preta (2006)













01 - Tubarãozinho
02 - Bang-bang À Brasileira
03 - Quando O Raggamuffin Encontrou O Vanerão
04 - Amiga
05 - É Proibido
06 - Tudo Errado
07 - O Lugar Mais Lindo Desse Mundo
08 - U.T.I.
09 - Ragga Mortis
10 - A Escrita da Vida É Uma Escritura dos Tempos
11 - M Maiúsculo
12 - Figa de Madeira
13 - O Pensamento





Comunidade Nin-Jitsu - Aproveite Agora! (2003)













01 - Me Faz Bem
02 - Carburou
03 - Fubanga
04 - Gozafone
05 - Dusmeu
06 - Segredo
07 - Aperiticado
08 - Agonize
09 - Banheiro
10 - Jimi
11 - Fidelidade
12 - Tábua





Luciano Albo - Dossie Camaleão (2002)













01 - Bilhete
02 - Pra Onde Ir
03 - Qualquer Herói
04 - Mistério E Encanto
05 - Último Beijo
06 - Alguém Muito Especial
07 - Milésima Canção de Amor
08 - Redenção
09 - A Doce Ilusão
10 - A Chave
11 - Incondicional
12 - Três Marias
13 - Lágrimas em Furações





Acústicos & Valvulados - Ao Vivo E A Cores (2006)













01 - O Dia D É Hoje
02 - Suspenso No Espaço
03 - Remédio
04 - Milésima Canção De Amor
05 - Você Pode Tudo
06 - Ao Vivo E A Cores
07 - Quem Me Dera
08 - Até A Hora De Parar
09 - Junto A Mim
10 - Deus Quis
11 - Fim De Tarde Com Você
12 - Eu Já Sei Onde Isso Vai Dar
13 - Quintal
14 - Vou Com Você
15 - A Espera
16 - Bubblegum
17 - A Minha Cura
18 - Pra Mim
19 - Cinco Frases
20 - O Nome Dessa Rua





Os Replicantes - Old School Veterans Braziliasta (2006)













01 - Surfista Calhorda
02 - Old School Veterans Braziliastas
03 - Problemas
04 - Ele Quer Ser Punk
05 - Desculpa Meu Amor
06 - Hippie-Punk-Rajneesh
07 - O Traste
08 - Festa Punk
09 - Longe Pacas
10 - Agora é Tarde
11 - Nicotina
12 - A Verdadeira Corrida Espacial
13 - Chegou a Hora de Ver Quem é Quem
14 - Lembrar de Ser Feliz Agora





Automóvel Verde - Automóvel Verde (2004)













01 - Nada Ficou
02 - Vou Ficar Acordado
03 - Antes Que Tudo Acabe
04 - Baby
05 - Você Me Faz Delirar
06 - Minha Menina
07 - Só Pra Te Encontrar
08 - O Tempo
09 - Parecer Normal
10 - Automóvel Verde
11 - A Couple O Words
12 - Lobo Metal





Luciana Pestano - Luciana Pestano (1998)













01 - Vá Embora
02 - Vivente
03 - Evitando A Confusão
04 - Cidade Molhada
05 - Letra E Música
06 - Abalada
07 - Cuide Bem das Flores
08 - Eu E O Garçon
09 - Merda I
10 - Sorriso Lindo
11 - Tem Que Tê
12 - O Dia Não Passa
13 - Santo Cristo
14 - Alguém
15 - Fim de Tarde
16 - Merda II

17 comentários:

Mestre Splinter disse...

Velhinho, cada vez que sai mais um capítulo dessa tua série de grandes discos do Rock gaúcho eu corro ansioso p'ra conferir se 'tá ali...o 1º do Fughetti Luz!!! Hehehe, dá nada não, olha que o cara 'tá ali mesmo, no álbum do Câmbio Negro!
E olha só: eu ia te perguntar se tu não descolava alguma coisa do Astaroth, e não é que 'tá ali também, na coletânea da Ipanema!?

Muito bom mesmo, velho! De qüalquer forma, ve se arranja mais Astaroth aí, assim como Guerrilheiro Anti-Nuclear...

...e o 1º do Fghetti!!!

Aquele quebra-costela especial, valeu mesmo!!!

Bernardo disse...

Blog maravilhoso, Parabens!

Aih, daria pra repostar o link pro primeiro album do Defalla (eh de Outubro/2006 e tah expirado). Procuro esse disco ha tempos...Valeu!

RamonRamyres disse...

Bernardo:

O Up-File.com não "expira"....

Por favor leia o tutorial do Up-file no início do blog....

É muito simples e rápido.

Flávio disse...

Tu tá te puxando hein!
Parabéns!

betania disse...

o Link do Cd da Vera Loca naum tah ativo, arruma pleaseeee, preciso baixar este Cd!!!!!!!!!

Aliás, parabéns!!!!!!!
descobri o Blog sexta e já baixei quase tudo!!! só tem coisa boa!!!!!!!!

RamonRamyres disse...

Betânia:

O link está perfeito...Como todos os outros.

Por favor, leia o tutorial de como baixar pelo Up-File.com...

Muito simples e rápido.

Obrigado...

Betânia disse...

Tudo certo, já consegui baixar tudo!!!

valeu!!

Anônimo disse...

Parabéns!!!!!
Fiquei emocionada com CAMBIO NEGRO e meu querido e inesquecível MITCH MARINI.
Obrigada

Anônimo disse...

E aí meu velho, tenho o Astaroth "Na luz da conquista". Como faço pra te mandar? Tô muito atrás do Guerrilheiro Anti-nuclear"

Abraço,

Márcio - POA
marciotequila@pop.com.br

Anônimo disse...

O link do cambio negro ñ está ativo. Como funciona esse Up-File ????

Anônimo disse...

CARACA!!! meu velho, nao sei como agradecer por ter relinkado o rock garagem... eu sou um fanzasso do leviathan e sempre quis ouvir essa primeira gravacao deles... MUITO MASSA!!! ta legalzao teu blog irmao, valeu mesmo.
ernani, Bento G.

RamonRamyres disse...

Valeu Ernani,

Grande abraço.

Cia. Trapaça disse...

Tenho o vinil Rock Garagem e peguei o arquivo pra transportar com maior facilidade.
Obrigado.
Israel
iinn@ig.com.br

Anônimo disse...

Grandes discos do rock gaúcho é uma volta ao passado. OBRIGATÓRIA. Fazia tempo q eu ñ passava por esse blog. Mas um disco que ainda ñ encontrei é o PEGADAS DO BEBETO ALVES. Taí a dica, esse deveria estar num desses capítulos...FVI

By Carcamano

Anônimo disse...

Camarada, o album da Luciana Pestano está off. Terias como colocá-lo novamente.
Valeu

Denise disse...

Meu tio tocava no guerrilheiros, postei recentimente um video no youtube com a musica O vento mudou http://www.youtube.com/watch?v=ypuhYS03Ss8

Anônimo disse...

troque 4 shared.não da pra baixar nada

Postar um comentário

 
RamonR