Tears For Fears

Photobucket


Um argentino que foi para a França estudar. Entre outras façanhas, engravidou uma francesa e tomou parte na revolução que derrubou o ditador argentino Juan Perón, marido da famosa Evita. Existe um lugar nos pampas argentinos que foi nomeado em sua homenagem. Seu filho Georges, francês, casou-se com uma mulher basco-espanhola na Inglaterra. Essa mistura de influências genéticas faz parte das origens do líder da banda Tears For Fears.


"Raoul" Jaime Orzabal de la Quintana veio ao mundo dia 22 de agosto de 1961 em Havant, Hampshire, Inglaterra. Filho de George e Margaret Orzabal ele era o segundo de três filhos que o casal teve. O pai do pequeno Raoul queria que todos os seus filhos tivessem nomes Franceses ou Espanhóis, mas sua mãe, pensando que Raoul seria muito difícil para a pronúncia inglesa, trocou seu primeiro nome para Roland.

Quando Roland tinha três anos, George Orzabal decidiu abrir uma agência de entretenimento junto com sua esposa, que era dançarina. Roland disse certa vez: "... nós tínhamos todas as espécies de pessoas dentro da nossa casa o tempo todo. Cuspidores de fogo, contorcionistas, ogros, acrobatas e muitos músicos. Especialmente guitarristas, os quais me influenciaram a tocar." Com 7 anos, recebeu sua primeira guitarra de um mestre músico.

Os pais de Roland tinham um relacionamento tumultuado, e o cenário de brigas seguido de violência era um periódico tema na casa dos Orzabal, de acordo com Roland. Testemunhas para estes fatos eram: Roland, seu irmão mais velho Carlos e seu irmão mais novo, Julian. Por vezes, o temperamento explosivo de George Orzabal era direcionado a seus filhos. Quando Roland tinha nove anos, sua mãe criou coragem para deixar o marido. As experiências da infância de Roland seriam refletidas em suas músicas por anos.

Durante um pequeno intervalo de tempo, Roland, sua mãe e seus dois irmãos viveram com uma tia em Kennysham, interior de Bath. Lá, enquanto ele visitava Paul Nobel, conhece um amigo de Paul - Curt Smith. As sementes da amizade e de uma parceria eram plantadas.

Roland disse certa vez: "Ouvi o Curt cantando no seu quarto e aquilo soou de tal maneira, que nós todos decidimos nos juntar. Nós ficávamos doidos ouvindo Led Zeppelin e tocávamos "Stairway To Heaven". Mas nós nunca nos apresentamos de verdade, talvez uma ou duas vezes por ano."

Roland resolveu então montar um dupla folk com um colega chamado Busar, e depois convenceu Curt a entrarem em outra banda chamada Neon, já que ele gostava da voz de seu melhor amigo.


Em 1979 resolveram montar um outro grupo, The Graduate: um quinteto com John Baker, Andy Marsden e Steve Buck. Com um visual copiado dos Beatles do início de carreira e títulos ingênuos como "Elvis Should Play Ska", o Graduate lançou o LP Acting My Age e não fez sucesso algum. Por muito tempo, Curt e Roland preferiam não falar de seu passado. Ao menos, o título premonitório, "agindo conforme minha idade", fazia sentindo, com garotos que tinham idade média entre 17 e 19 anos.


Logo, Curt e Roland resolveram mudar de vida. Nessa época, Roland fazia terapia inspirada no Grito Primal de Janov e surgiu daí toda a influência para montar um grupo: History Of Headaches que mais tarde tornou-se o Tears For Fears, nome sugerido por Curt depois da "Primal Revolution". Roland e um amigo de Curt, David Lord, se interessam por sintetizadores. Lord apresentou a eles Ian Stanley que deixou os jovens usarem seu estúdio de gravação. Ian iria tornar-se o tecladista no desenvolvimento de Tears For Fears (Stanley, juntamente com o baterista Manny Elias, iriam fazer parte da primeira formação da banda em 1981).

O grupo começou a fazer pequenos shows e mandar demos até conseguir um contrato com a Mercury.


Gravam duas demos: "Suffer The Children" e "Pale Shelter", que apareceram no primeiro álbum dos Tears for Fears, The Hurting lançado em Março de 1983. Estas demos foram responsáveis pelo contrato de Roland e Curt com a Mercury/Phonogram.

Em Novembro de 1984 o single "Shout" foi lançado, depois veio a edição do álbum Songs From The Big Chair em Fevereiro 1985, seguido do lançamento do single "Everybody Wants To Rule The World" em Março.

Os Tears For Fears estavam em toda a parte, apareciam em numerosos shows de televisão e revistas. O ano foi de grande sucesso. Uma colossal tour mundial estava acontecendo. O resultado de tudo isso, além de fazer dos Tears For Fears um grupo descontroladamente bem sucedido, fez com que os executivos da gravadora exigissem um outro álbum de sucesso. A dupla sentiu que precisaria mudar de novo a direção musical.

Uma noite depois de apresentarem um show em Kansas, eles foram para o bar do hotel tomar alguns drinks. Naquela noite, no bar, uma cantora/pianista chamada Oleta Adams estava se apresentando. Enquando Oleta apresentava a música de Quincy Jones, "Everything Must Change", Roland se emociona com o comovente desempenho de Oleta. Ele soube o que precisava ser feito - todas as coisas deveriam mudar e, de fato, mudaram...

O próximo álbum dos Tears For Fears The Seeds Of Love (1989), parecia que nunca iria se materializar.


O pai de Roland (George), morreu, Curt estava se divorciando de sua primeira esposa e as pessoas da Mercury/Phonogram estavam ficando nervosas. O álbum levou quase quatro anos para ser lançado, durante os quais os Tears For Fears trabalharam com quatro produtores em nove estúdios.

O resultado foi espectacular, considerado por muitos como o melhor álbum do grupo. Roland recrutou Oleta Adams para cantar "Woman In Chains", e Oleta aparece no álbum em outras faixas, apresentando suas capacidades de voz e piano.

O álbum teve críticas altamente positivas. A maioria dos fãs estava contente com a nova direção que as composições de Roland tomaram. A música tinha ultrapassado as expectativas da maioria das pessoas. Aquilo era como se Tears For Fears estivessem prestes a recuperar o seu trono!


Contudo, não estava tudo bem. A amizade de Curt e Roland e a parceria, estavam se desintegrando. Encerranda a tour mundial com um desempenho em Knebworth (1990), a dupla descobre o fato que o diretor Paul King, tinha saído com a maior parte do lucros do tour "TSOL". King os abandonou, deixando Roland e Curt com a responsabilidade de pagar as vários dívidas associadas com o álbum e com o tour.

Em 1991, Curt "oficialmente" anuncia sua saída dos Tears For Fears para proseguir com projetos solo. Roland e Curt não iriam se falar de novo por quase oito anos.

Roland manteve-se ocupado produzindo e tocando no primeiro álbum de Oleta Adams, "Circle Of One", no qual Oleta gravou uma música de Roland originalmente escrita para 'TSOL' chamada, "The Rhythm Of Life".

Curt lançou seu primeiro projeto solo, "Soul On Board" e mudou-se para os EUA, alternando entre Nova Iorque e Los Angeles.

Tears For Fears - Greatest Hits Collection, foi lançado em 1992 ajudando a satisfazer o apetite dos fãs do grupo.

Em 1993, Roland, sob o nome Tears For Fears, lançou Elemental considerado por muitos o primeiro projeto solo dele. Escrevendo para este álbum, ele iria unir-se ao guitarrista Alan Griffiths, que tocou no tour "Songs From The Big Chair". O álbum foi gravado na casa de Roland em seu próprio estúdio Neptune’s Kitchen.

Elemental foi moderadamente bem sucedido. A música-título era um excelente trabalho.

Esse foi outro passo do evolutivo processo da música de Roland. Ele montou uma fantástica banda para a tour de lançamento, que incluiu o baixista Gail Ann Dorsey, que depois saiu para lançar um álbum solo e trabalhar com David Bowie. Após a tour, a banda foi direito ao estúdio para trabalhar no próximo álbum dos Tears For Fears.

Levando reflexões e emoções acerca de seu relacionamento passado com seu pai e o nascimento de seu filho Raoul, Roland fez o dinâmico álbum Raoul And The Kings Of Spain (Epic / Sony). Com muitos arranjos, como na bela "Sketches Of Pain", é o álbum mais pessoal de Roland até hoje.

Em 1995, numa entrevista para promover o álbum, Roland disse: "A Idéia de ‘Kings Of Spain’ realmente vem da obsessão do meu pai com suas origens e seu pai. Ele não o conhecia. O pai do meu pai era um estudante argentino que foi para Paris para estudar e deixou uma menina grávida, o que resultou no meu pai, que foi educado por seus avós".
Para "RATKOS" como é conhecido por fãs, Roland novamente traz Oleta Adams para cantar, em "Me And My Big Ideas", a voz de Oleta empresta um brilho único à música e eleva aquilo para estratosféricas altitudes de emoção. Contudo, as massas de adolescentes que ouviam Tears For Fears nos anos 80 tinha crescido, e o álbum não ganha repercussão.

Em 1996 Roland lança uma coleção de B-Sides dos Tears For Fears chamada Saturnine Martial And Lunatic, uma interessante coleção para os fãs. O fim do milênio trouxe o relançamento dos primeiros três álbuns de estúdio dos Tears For Fears incluíndo músicas bônus, e várias coletâneas, todos lançados pela Mercury.

No começo de 2000, Roland e Curt, começam a discutir sobre a possibilidade de trabalharem novamente em algum material para uma colaboração futura.



Abril de 2001 marca a volta de Roland, com seu álbum solo Tomcats Screaming Outside (Eagle Rock Records). Esse álbum é a terceira colaborção entre Roland e Alan Griffiths. Possuindo aspectos de Eletrônica, Trip-Hop e música ambiente, é o projeto mais original de Roland até hoje.


Em maio de 2002, Roland e Curt voltam a trabalhar juntos novamente, e em abril de 2004 (quinze anos depois do último disco juntos), o Tears For Fears volta a ativa com o lançamento de Everybody Loves A Happy Ending (New Door Records/Universal). Quando se ouve o disco notasse que ambos preparam-se muito bem para o lançamento, tornando imperceptível o intervalo desde The Seeds Of Love.

A impressão se confirma ao saber que a banda não se reuniu às pressas, tendo ensaiado pelos três últimos anos. É possível dizer que Everybody Loves A Happy Ending é o sucessor natural de The Seeds Of Love sem que isso represente que o Tears For Fears tenha estacionado no tempo. Dizer que eles não estacionaram também não significa que trouxeram um trabalho tão excitante e expansivo assim.

Na verdade, a dupla lapidou o que ainda era esboço no disco anterior – sendo que a matéria-prima aqui é psicodelia altamente derivativa e por isso mesmo, há uma atmosfera atemporal permeando o CD.

O álbum é herdeiro de discos clássicos como Sgt. Pepper's... e, principalmente, Abbey Road. A capa, com ilustração a la Viagem de Chihiro aponta que a jornada será colorida, estimulante.

A barroca-porém-limpa canção que dá título ao disco abre as cortinas impetuosamente. Uma guitarra lenta disfarça a explosão vocal de Orzabal que está por vir quando a música assume outra pele. Impossível não lembrar "A Day In The Life" quando o despertador toca.

Everybody Loves A Happy Ending é um álbum que pode passar despercebido nas primeiras audições – parece dar um caldo grosso nutritivo mas um pouco enjoativo, no qual não se distingue muito bem cada ingrediente. Ouvindo com mais atenção, as sutilezas dos sabores podem vir à tona e aí se descobre que o Tears For Fears continua compondo canções pop com sensibilidade afiada, riqueza de detalhes e apelo adulto.

Em 2006, quando parecia que a promoção do álbum Everybody Loves A Happy Ending estava acabada, eis que o selo do Tears For Fears na França, XIII Bis Records, lança um CD/DVD ao vivo. Trata-se de Secret World, lançamento que reúne no CD 9 faixas ao vivo da Happy Ending Tour gravadas na França, no ano passado, a versão para rádio de "Secret World", o novo single da banda, mais a inédita "Floating Down The River" e "What Are We Fighting For", música de Curt Smith de 1997. O lançamento é acompanhado por um DVD bônus com as nove faixas do show.

>>>Traduzido e adaptado por RR do Fã-club Oficial.


DISCOGRAFIA OFICIAL:
• The Hurting (1983)
• Songs From the Big Chair (1985)
• Seeds of Love (1989)
• Tears Roll Down (Greatest Hits 1982-1992) (1992)
• For Going To Califórnia – Live At Santa Barbara (1992)
• Elemental (1993)
• Raoul And Kings Of Spain (1995)
• Saturnine, Martial and Lunatic (1996)
• The Millennium Collection: The Best of Tears for Fears (2000)
• Universal Masters Collection (2001)
• Shout: The Very Best of Tears for Fears (2001)
• The Best Of Remixes (2001)
• Collection (2003)
• Ultimate Collection (2003)
• Shout: The Very Best of Tears for Fears (2001)
• Everybody Loves A Happy Ending (2004)
• Secret World (2006)




A seguir os discos do Tears For Fears para download:




The Hurting (1983)

The Hurting
1 - The Hurting
2 - Mad World
3 - Pale Shelter
4 - Ideas As Opiates
5 - Mamories Fade
6 - Suffer The Children
7 - Watch Me Bleed
8 - Change
9 - The Priosioner
10 - Start Of The Breakdown
11 - Pale Shelter (Long Version)
12 - The Way You Are (Extended)
13 - Mad World (World Remix)
14 - Change (Extended Version)

Clique AQUI e baixe o disco


Songs From The Big Chair (1985)

Songs From The Big Chair
1 - Shout
2 - The Working Hour
3 - Everybody Wants To Rule The World
4 - Mothers Talk
5 - I Believe
6 - Broken
7 - Head Over Heel / Boken (Live)
8 - Listen
09 - The Big Chair
10 - Empire Building
11 - The Marauders
12 - Broken Revisited
13 - The Conflict
14 - Mother´s talk ( U.S. Remix)
15 - Shout (US version)

Clique AQUI e baixe o disco


Seeds Of Love (1989)

Seeds Of Love
1 - Woman In Chains
2 - Badman's Song
3 - Sowing The Seeds Of Love
4 - Advice For The Young At Heart
5 - Standing On The Corner Of Third World
6 - Swords And Knives
7 - Year OF The Knife
8 - Famous Last Words

Clique AQUI e baixe o disco


For Going To California (1992)

For Going To California
1 - I Believe
2 - Head Over Heels
3 - Change
4 - Pale Shelter
5 - Woman In Chains
6 - The Year Of The Knife
7 - Advice For The Young At Heart
8 - Mad World
9 - Sowing The Seeds Of Love
10 - Bad Man´s Song
11 - Famous Last Words
12 - When The Saints Go Marchin´ In
13 - I´ve Got To Sing My Song
14 - Shout
15 - Everybody Wants To Rule The World

Clique AQUI e baixe o disco


Elemental (1993)

Elemental
1 - Elemental
2 - Cold
3 - Break It Down Again
4 - Mr. Pessimist
5 - Dog's A Best Friend's Dog
6 - Fish Out Of Water
7 - Gas Giants
8 - Power
9 - Brian Wilson Said
10 - Goodnight Song

Clique AQUI e baixe o disco


Raoul And The Kings Of Spain (1995)

Raoul And The Kings Of Spain
1 - Raoul And The Kings Of Spain
2 - Falling Down
3 - Secrets
4 - God's Mistake
5 - Sketches Of Pain
6 - Los Reyes Catolicos
7 - Sorry
8 - Humdrum An Humble
9 - I Choose You
10 - Don't Drink The Water
11 - Me And My Big Ideas
12 - Los Reyes Catolicos (Reprise)

Clique AQUI e baixe o disco


Saturnine Martial And Lunatic (1996)

Saturnine Martial And Lunatic
1 - Johnny Panic And The Bible Of Dreams
2 - The Big Chair
3 - Schrodinger's Cat
4 - My Life In The Suicide Ranks
5 - When In Love With A Blind Man
6 - Pharaohs
7 - Deja Vu & The Sins Of Science
8 - The Marauders
9 - Tears Roll Down
10 - New Star
11 - Body Wah
12 - Lord Of Karma
13 - Bloodeting Go
14 - Always In The Past
15 - Sea Song Wyatt
16 - Ashes To Ashes
17 - Empire Building
18 - The Way You Are

Clique AQUI e baixe a 1ª parte

Clique AQUI e baixe a 2ª parte



The Best Of Remixes (2001)

The Best Of Remixes1 - Shout (Beatchhuggers Remix)
2 - Change (New Version)
3 - Woman In Chains (Mix 42)
4 - Sowing The Seeds Of Love (Wen´s Overnight Mix)
5 - Pale Shelter (New Extended Version) [Long Version]
6 - Head Over Heels (Dave Bascombe´s 7" N. Mix)
7 - I Believe (A Soulful Re-Recording)
8 - Tears Roll Down (US Dance Mix) [versão original]
9 - Everybody Wants To Rule The World (Urban Mix)
10 - Mad World (World Remix)
11 - Mothers Talk (Beat Of The Drum Mix)
12 - Johnny Panic And The Bible Of Dreams (Unstable Mix) [Mix One]

Clique AQUI e baixe o disco


Everybody Loves A Happy Ending (2004)

Everybody Loves A Happy Ending1 - Everybody Loves A Happy Ending
2 - Closest Thing To Heaven
3 - Call Me Mellow
4 - Size Of Sorrow
5 - Who Killed Tangerine
6 - Quiet Ones
7 - Who You Are (TFF Version)
8 - Killing With Kindness
9 - The Devil
10 - Ladybird
11 - Secret World
12 - Last Days On Eart

Clique AQUI e baixe o disco


Secret World (2006)

Secret World
1 - Secret World
2 - Call Me Mellow
3 - Sowing The Seeds Of Love
4 - Pale Shelter
5 - Closest Thing To Heaven
6 - Mad World
7 - Everybody Wants To Rule The World
8 - Head Over Heels
9 - Shout
10 - Secret World (Radio Edit)
11 - Floating Down The River
12 - What Are We Fighting For

Clique AQUI e baixe o disco


19 comentários:

marcio corcini disse...

excelentes discos...
parabéns pelo blog.

RamonRamyres disse...

Obrigado Marcio....

Ale disse...

maravilhoso, perfeito!!
adoro TFF!!
tenho todos os discos e cds!!

PARABÉNS BELO FLOG!
=D

Elumen disse...

FINALMENTE vou poder fechar minha coleção.
Obrigado é pouco!
Valeu mesmo
[ ]´s

sbarilari disse...

Excelente post...parabéns..e antes de mais nada parabéns também pelo belissimo Blog..

driely disse...

seu blog fico muito legal parabens adorei
tchau BjSsssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, muito legal, mas não consigo baixar, me ajuda!

MAURUS100% disse...

Links vencidos, lamento
Vc. pode atualizar??????????

Anônimo disse...

Umas das melhores bandas de todos os tempos!!!!!

Marcos Correia / Americana,sp

Anônimo disse...

Esse site só pode ser pra louco, cadê as bandas boas, por exemplo A-ha, Duran Duran, Roxette, bandas ue que fizeram muito pela musica mundial.Pior Blog de acervo musical que já vi em minha vida. Blog de merda

Anônimo disse...

gostaria de poder baixar um dvd de show do Tears for Fears; poderiam me ajudar? o site realmente é muito bom, só completaria minha felicidade poder baixar um show completo. Se puderem me ajudar vou agradecer demais. umberto.48@hotmail.com

Anônimo disse...

Tears for fears a melhor banda do Mundo!
Show em São Paulo dia 22 de novembro de 2012.
Publio - RJ

kelly gama disse...

poderia postar novamente os cds???? obrigado.

Ricardo R. disse...

todos os links: File not found

Ricardo R. disse...

Todos os links: File not found

MP3 & BOOTLEGS disse...

Obrigado amigo por colocar estes albums maravilhosos desta maravilhosa banda. Mas preciso de sua ajuda, teve um album que foi lançado logo de pois de Raoul The Kings Of Spain só com músicas inéditas deste mesmo album, você sabe o nome deste album? Onde posso encontrar? Ele já estev a venda em uma loja aqui em Belém onde moro, mais quando fui comprar ele já tinha sido vendido. Agradeço! (RODOLFO)

Anônimo disse...

pq coloca o link p/ baixar se não funciona affffffffffffffffffff

Josiane Marques disse...

Bom dia. Parabéns pelo blog!
Meu marido é apaixonado pela banda e gostaria de fazer uma camisa para ele com as capas das dos discos. Será que poderia me informar onde consigo as imagens em alta resolução? Ou se tiver disponível e puder me encaminhar, ficaria muito grata. Meu e-mail é josianemarques14@gmail.com
Obrigada.

Pedro Paulo Gomes de Oliveira disse...

parabéns pela matéria.

Postar um comentário

 
RamonR