Bixo da Seda - A Maior Banda Gaúcha

Os anos 70 estavam começando. O sonho tinha acabado, os Beatles já não existiam mais. No outro lado do Atlântico, a "América" perdia seus três maiores ícones: Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison. Como no inicio da década passada, o rock se reciclava através das bandas inglesas. O estilo já tinha se consolidado como um movimento social, uma arma nas lutas da juventude.

Nesse contexto, mais precisamente no ano de 73, um guitarrista porto-alegrense chamado Zé Vicente Brizola (filho de quem você está pensando) tem a brilhante idéia de formar uma banda de rock, convidando seu amigo Mimi Lessa, considerado na época um dos melhores guitarristas do país. Mimi estava voltando do Rio onde fez sucesso com o Liverpool, banda em que também tocava seu irmão Marcos (baixo), e seu primo Edinho Espíndola (bateria). Os dois acabam por entrar no projeto, que tem sua formação "quase finalizada", com o ingresso de um experiente tecladista do cenário da capital: Cláudio Vera-Cruz.

Influenciados basicamente pelo rock progressivo de bandas como Yes, Pink Floyd, King Crimson, Jethro Tull e Focus, juntamente com o Rock`N Roll básico dos Rolling Stones, faltava ao quinteto um nome. E este surgiu da forma mais inusitada: enquanto enrolavam um baseado, pensam na utilidade daquele papelzinho quase transparente, a seda. Aqui surgia a maior banda de rock do Rio Grande do Sul, o Bixo da Seda.

Sem contar com um "frontman", acabam por dividir os vocais entre os integrantes do grupo, fato que acabaria quando convidam mais um ex-Liverpool, o maluco beleza Fughetti Luz, para ingressar na banda. Fughetti era talvez, a melhor definição para o termo Hippie. Logo na sua infância teve uma paralisia infantil, que deixou seqüelas irreversíveis em suas pernas, fato que dava um ingrediente a mais as suas performances. No começo da década, com o fim do Liverpool, foge da repressão militar exilando-se no Velho Mundo, sem ao menos falar uma língua que não fosse o bom e velho português. Fica lá por pouco tempo, sendo "convidado a se retirar" pelas autoridades européias.

De formação nova o Bixo parte para o Rio, deixando no caminho Zé Vicente Brizola e Cláudio Vera-Cruz, sendo este último, substituído pelo ex-Bolha Renato Ladeira. No centro do país fazem diversos shows pelos festivais da época, dividem o palco com as grandes bandas dos anos 70, ganham o reconhecimento da mídia especializada e são contratados para gravar seu primeiro e único registro.

O LP Estação Elétrica, de 76, acaba por não mostrar o que era realmente o Bixo ao vivo. Toda energia que marcava o grupo no palco, não foi transmitida para o CD. Mesmo assim, contém grandes obras como Um Abraço em Brian Jones, em homenagem ao ex-Stones, as lindas baladas Vênus e Já Brilhou, e seu hino Bixo da Seda, com os famosos versos: Bixo, dá a seda, me deixa enrolar. A grande qualidade técnica dos músicos, as harmonias um tanto rebuscadas para uma banda de rock, e seus compassos totalmente fora dos padrões, características marcantes da banda, podem ser ouvidas em todas as músicas. Relançado no final do ano passado em CD, trata-se de um disco clássico do rock nacional.





A banda ainda durou mais três anos, até que Mimi, Marcos e Edinho entram para a banda de apoio das Frenéticas. Era o Fim do Bixo, o grande pilar Rock Gaúcho, referenciada por todas as gerações posteriores.

Hoje, os irmãos Mimi e Marcos vivem no centro país, participando de inúmeros projetos musicais. Edinho é um dos bateristas mais requisitados do Brasil, tocando atualmente na Fu Wang Foo. Fughetti "apadrinhou" na década de 80 diversas bandas, entre elas a Bandaliera, para qual compunha várias músicas, e o Taranatiriça. Lançou ainda dois discos solos e mora no interior do Estado.

10 comentários:

Anônimo disse...

É impressão minha ou tu não postasse o disco p'ra gente baixar?
Porra, velho, faz uma cara que eu ''campeio'' esse disco por aí e nada; se tu tiver mesmo ele, e se não for abusar da tua boa vontade, upa ele aí p'ra nós!!!
Áh! E os solos do Fughetti Luz também não iriam ser uma má pedida:
esse quera é simplesmente algo assim como um Raul Seixas pampeano...Falei bobagem?: Acho que não...Parabéns pelo Blog, e valeu!
Um abraço!!!

RamonRamyres disse...

link para baixar no final do artigo...
Abraço

RamonRamyres disse...

Estou postando em breve um artigo de como baixar pelo "mega" facilmente, eu sinceramente, prefiro o megaupload ao rapidshare...mas vou colocar pelo rapid....

Anônimo disse...

Muchas gracias, señor!
Fiquei um tempo sem visitar o Durango, mas te agradeço por arrumar o link!
Aquele quebra-costela! Valeu!

RickyBols disse...

Durango
Teu site é maravilhoso, oferece a história do rock gaúcho de bandeja prá quem quiser saber.
Mas tenho umas correçoes:
A foto do Bixo é qualquer banda menos o Bixo.As principais influencias do Bixo eram Allman Bros.e Santana e a musica deles mesmo principalmente.Eu tenho inclusive a capa do disco seguinte do Bixo, feita por mim,nao usada por eles por falta de grana terem passado a ser a banda de apoio das Frenéticas.
Abraço
Ricky Bols

RamonRamyres disse...

Valeu pelos elogios Rick, fico feliz com teu prestígio ao Durango, e conto com tua ajuda para mais informações e também para a foto da banda...

No aguardo, há e gostaria de um e-mail teu para contato, um abraço.

RR

RONI SANTOS PELO MUNDO disse...

fala grande galera ,ramom e tudo mais mais uma vez parabéns pelo super site cara realmente excelente sem duvidads

Anônimo disse...

Esse com certeza eh um dos melhores discos ja produzidos no brasil. libera ele ai pra baixar.
Parabens pelo blog.

Anônimo disse...

Bacana o disco , só faltou no site uma foto do Marquinho descendo a secular de magrela com o tranzo no guidon. abraço

Ibsen Johnny da Luz Maia disse...

Você pode postar novamente o link ativo do album do Fughetti Luz por favor e os do Bebeco Gracia Também?
Agradeço

Postar um comentário

 
RamonR