Dyscografia Completa - R.E.M. (parte 1)
Em 1979, Michael Stipe (vocalista), estudante de artes, conhece Peter Buck (guitarra), um jovem que trabalhava numa loja de discos. Tornaram-se muito amigos e passaram a dividir um apartamento. Em uma das festas que freqüentavam conheceram os também amigos Mike Mills (baixo) e Bill Berry (bateria). A afinidade entre os quatro foi imediata e logo começaram a tocar juntos.
No dia 5 de abril de 1980, a banda fez seu primeiro show para a festa de aniversário de um amigo, numa igreja abandonada da cidade onde Stipe e Buck moravam. A partir daí, começaram a tocar em bares, restaurantes e festas no sudeste dos EUA.
No ano de 1981, o R.E.M. lançou pelo selo independente Hibtone os singles “Radio Free Europe” e “Sitting Still”. Em 1982, o R.E.M. assina contrato com o selo I.R.S., onde lançam o EP Chronic Town, que teve uma ótima aceitação pelas rádios universitárias da época. Um ano depois sai o primeiro álbum do R.E.M., Murmur, que ganhou o status de álbum do ano batendo bandas já consagradas como U2, que tinha lançado o álbum War e também Michael Jackson com Thriller, o disco mais vendido da história. A aceitação do R.E.M. foi tão grande, que pela primeira vez fizeram um show fora dos EUA.
Em 1986, o R.E.M. lança o quarto disco, Life's Rich Pageant, que fez grande sucesso. A banda conseguiu seu primeiro disco de ouro e o hit “Fall On Me” figurou no Top 10 dos EUA, fato inédito para o grupo. No ano seguinte, a I.R.S. lança um álbum intitulado de Dead Letter Office contendo Lados B e as faixas do Chronic Town. No mesmo ano a banda lança seu quinto álbum de trabalho, Document, com sons barulhentos e letras politicamente corretas. A música “The One I Love” leva o R.E.M. ao estrelato, figura no TOP 5 dos EUA e o álbum leva disco de platina.
Dois anos se passam e em 1988 ocorrem vários fatos que marcaram a banda, sendo três de muita importância: o lançamento do álbum Green, o sexto da carreira, com hits como “Stand” e “Pop Song 89”; o R.E.M. é eleito pela revista Rolling Stone a melhor banda de Rock and roll dos Estados Unidos e eles assinam contrato com a milionária gravadora Warner Bros.. A Green World Tour (Turnê do álbum Green) dura onze meses.
Depois da correria com a turnê, os integrantes, exaustos, decidiram fazer uma pausa para cuidar cada de um de sua vida. Bill Berry foi pescar na sua fazenda, Mike Mills dedicou-se a projetos paralelos, Stipe foi cuidar de sua produtora de vídeo (C-Hundred Film Corporation) e Peter Buck continuou a ser desencanado como sempre. Mas logo se juntaram e começaram a produzir um novo álbum, entre 1989 e 1991.
Após três anos sem lançar nada e, principalmente, sem a pressão da gravadora, o quarteto lança o sétimo álbum, Out Of Time, o mais bem sucedido da carreira do grupo. Os hits “Losing My Religion” e “Shiny Happy People”, deram a banda três Grammy Awards e seis MTV Video Music Awards. Neste mesmo ano de 1991, a convite da MTV a banda gravou um Acústico, com várias músicas de sucesso e outras desconhecidas até então.
Esse acústico não chegou a ser lançado em álbum mas mostrou a versatilidade dos músicos, a suave e excelente voz de Michael Stipe, os vocais de Mike Mills, a qualidade de Peter Buck com o bandolim e de Bill Berry com a percussão. Ficou provado, definitivamente, que eles eram excelentes músicos. Para muitos no Brasil era a primeira vez em que se ouvia falar no R.E.M. (fora do circuito descolado) e o sucesso da banda foi uma das primeiras revitalizações do rock nos anos 90, antes da revolução de Seattle.
Vale lembrar que o R.E.M. foi uma espécie de alavanca da onda grunge. Sem R.E.M. não sabemos se a revolução de Seattle teria feito tanto sucesso.
Em 1992 a crítica duvidava que a banda iria conseguir manter a qualidade das músicas nos álbuns seguintes até que o oitavo álbum, Automatic For The People, foi lançado. O disco possui hits consagrados como “Man On The Moon”, “Everybody Hurts”, “Drive”, “Find The River”, entre outros.
O nono álbum surge em 1994, cheio de sons pesados e guitarras distorcidas. Monster é dedicado ao ator e amigo River Phoenix, que morrera naquele ano e uma faixa, “Let Me In”, ao músico, cantor e amigo Kurt Cobain, que também se fora.
A banda inicia a maior turnê feita até hoje por eles, a Monster World Tour, que causou algumas pequenas tragédias. Michael Stipe teve de ser operado para a retirada de uma hérnia, Mike Mills entrou no centro cirúrgico por problemas estomacais, e o mais grave, durante um show, Bill Berry desmaiou sobre a bateria devido a um aneurisma cerebral e teve de ser operado às pressas.
Em 1996, o R.E.M. renova com a Warner Bros. por US$ 80 milhões, um dos maiores contratos da indústria fonográfica. Lançam seu décimo álbum, que pela primeira vez não foi gravado inteiramente em estúdio. New adventures in Hi-Fi contém, em sua maior parte, músicas inéditas gravadas em passagens de sons da turnê anterior. Destaques para “Leave”, “E-bow The Letter” e “The Wake-Up Bomp”.
No primeiro dia de gravação do álbum seguinte, em 30 de outubro de 1997, Bill Berry, junto com a banda, dá uma entrevista dizendo que amigavelmente deixava o grupo. Ele declarou que queria apenas viver com sua família numa fazenda, para descansar, pois tocava bateria desde os 9 anos de idade e queria fazer outra coisa além daquilo, que perdera o encanto. Os outros três integrantes resolvem continuar com a banda, sem substituir Berry.
O Décimo primeiro álbum, Up, é lançado em 1998. Apesar do título, é um trabalho bem depressivo. Michael Stipe diz que é o álbum onde conseguiu expressar profunda tristeza em suas letras, uma delas em especial, “Sad Professor”. Ainda sobre a saída de Bill Berry, Stipe diz que ele fez o que queria, e que não houve nenhuma pressão para que ficasse ou que saísse. Eles respeitaram a decisão do amigo, que já não gostava mais da fama, de ser fotografado ou de sair em turnê. A banda, inicialmente, decidiu não fazer turnê, mas após algum tempo realizou alguns shows pela Europa, com alguns bateristas se revezando em sua banda de apoio.
No ano seguinte, 1999, Bill Berry andou retomando as baquetas para um concerto beneficente que reuniu diversos artistas em favor de uma fundação que cuida de doentes da Síndrome de Pierrete, mas nada que o reconduzisse ao R.E.M. novamente. Stipe meteu-se na produção de um filme sobre o glam rock, chamado Velvet Goldmine, que contaria a história das principais figuras do gênero: David Bowie, Iggy Pop, Lou Reed, Marc Bolan. A banda cedeu sua música “Man On the Moon” para o filme biográfico do comediante Andy Kaufman, que falecera aos 35 anos de um câncer raro no pulmão. A canção havia sido feita em sua homenagem em 1992. O R.E.M. apareceu no último Saturday Night Live de 1999 como banda convidada, rendendo a Stipe uma participação como fada madrinha do personagem Mango (de Chris Kattan).
Em 2001, depois que a ferida aberta pela saída de Berry já estava cicatrizada, o R.E.M. lança seu décimo segundo álbum, intitulado Reveal. O álbum possui belos arranjos de teclados eletrônicos com letras inspiradíssimas, reforçando o talento de Stipe, considerado um dos melhores letristas de sua geração. O primeiro single e grande hit do álbum é “Imitation Of Life”, onde o R.E.M. faz uma volta ao passado e recorda um pouco a onda pop vivida em 1991 com “Shine Happy People”. Outros destaques ficam por conta de “The Lifting”, “All The Way To Reno”, “She Just Wants To Be” e “I´ll Take The Rain”, onde eles continuaram mostrando que são mestres na arte de vídeo-clips.
No mesmo ano, a banda faz seu primeiro show no Brasil, na terceira edição do Rock in Rio. O grupo foi um dos destaques e Michael Stipe foi eleito a personalidade mais popular e simpática do festival. Logo após o lançamento de Reveal, a MTV Americana convidou a banda para gravar um novo acústico. O agora trio, mais experiente do que antes, faz uma excelente apresentação. Michael Stipe mais uma vez deu um show nos vocais, onde mostrou ter muita facilidade para fazer o que deseja com sua voz e para modificar as músicas do jeito que mais lhe agrada. Até agora a banda não se pronunciou se irá lançar em cd o acústico.
Em 2004 o R.E.M. lança Around The Sun, um disco de rock, baladas acústicas e forte apelo político. O single "Leaving New York" e a presença da faixa "Final Straw" (lançada em 2003 em protesto à guerra do Iraque) antecipam o álbum: um triste retrato da vida dos norte-americanos depois dos ataques de 11 de setembro. "Final Straw" foi a música mais política criada por Michael Stipe desde o surgimento da banda. Além disso, o disco traça um panorama musical de toda a carreira do R.E.M ao resgatar elementos que estiveram presentes em todas as fases da banda, incluindo faixas acústicas, sons texturizados e a presença de guitarras de 12 cordas.
Abaixo a primeira parte da discografia dessa maravilhosa banda de rock:
02 - Gardering at Night
03 - Carnival of Sorts (Box Cars)
04 - 1,000,000
05 - Stumble
02 - Pilgrimage
03 - Laughing
04 - Talk About The Passion
05 - Moral Kiosk
06 - Perfect Circle
07 - Catapult
08 - Sitting Still
09 - 9-9
10 - Shaking Through
11 - We Walk
12 - West Of The Fields
Bonus Tracks
13 - There She Goes Again
14 - 9-9 (live 20 Apr 84)
15 - Gardening at the Night (live 20 Apr 84)
16 - Catapult (live 20 Apr 84)
02 - 7 Chinese Bros.
03 - So. Central Rain
04 - Pretty Persuasion
05 - Time After Time (annelise)
06 - Second Guessing
07 - Letter Never sent
08 - camera
09 - (Don't Go Back To) ROCKVILLE
10 - Little America
Bonus Tracks
11 - Wind Out (with Friends)
12 - Pretty Persuasion (live-in-studio)
13 - White Tornado (live-in-studio)
14 - Moon River
02 - Maps and Legends
03 - Driver 8
04 - Life and How to Live It
05 - Old Man Kensey
06 - Can't Get There From Here
07 - Green Grow the Rushes
08 - Kohoutek
09 - Auctioneer (Another Engine)
10 - Good Advices
11 - Wendell Gee
Bonus Tracks
12 - Crazy
13 - Burning Hell
14 - Bandwagon
15 - Driver 8 (live)
16 - Maps and Legends (live)
02 - These Days
03 - Fall On Me
04 - Cuyahoga
05 - Hyena
06 - Underneath the Bunker
07 - The Flowers of Guatemala
08 - I Believe
09 - What if We Give it Away?
10 - Just a Touch
11 - Swan Swan H
12 - Superman
Bonus Tracks
13 - Tired of Singing Trouble
14 - Rotary Ten
15 - Toys in the Attic
16 - Just a Touch (live in studio)
17 - Dream (All I Have to Do)
18 - Swan Swan H (acoustic)
02 - There She Goes Again
03 - Burning Down
04 - Voice Of Harold
05 - Burning Hell
06 - White Tornado
07 - Toys In the Attic
08 - Windout
09 - Ages Of You
10 - Pale Blue Eyes
11 - Rotary Ten
12 - Bandwagon
13 - Femme Fatale
14 - Walters Theme
15 - King Of The Road
16 - Wolves, Lower
17 - Gardening At Night
18 - Carnival Of Sorts (Box Cars)
19 - 1,000,000
20 - Stumble
02 - Welcome To The Occupation
03 - Exhuming McCarthy
04 - Disturbanceat The Heron House
05 - Strange
06 - It's The End Of The World As We Know It(And I Feel Fine)
07 - The One I Love
08 - Fireplace
09 - Lighting Hopkins
10 - King Of Birds
11 - Oddfellows Local 151
Bonus Tracks
12 - Finest Worksong(Other Mix)
13 - Last Date
14 - The One I Love(Live)
15 - Time After Time Etc.(Live)
16 - Disturbance At The Heron House
17 - Finest Worksong(Lengthy Club Mix)
7 comentários:
Ta bueno el blog, gracias compadre, un chileno le agradece
simplesmente malhavilhoso!!! além da história dessa banda ter acesso à relíquias da discografia.
Meu muito obrigada!!!!!!!!
jane Carla
Fantástico!!! Alguns anos atrás nunca imaginei conseguir toda a discografia dos caras assim, só com uns cliques!!
Valeu pela iniciativa.
Um abraço.
Espetacular essa dicografia e também a biografia da banda REM!!!
Parabéns!!! Quando der, por favor, dá uma linkada nos primeiros discos da banda, pois já foram deletados (ÊTA RAPIDSHARE...)
Valeu!!!
Tô sabendo que o blog dos Gambrinus da vida estão sendo atacados!! Uma pena...
Longa vida ao Durando95!!!
Marcos
Esse blog é um achado. Jamais imaginei encontrar a discografia completa do REM numa lapada só! Vocês estão de parabéns!
P.S. Os três primeiros álbuns precisam ser upados novamente.
Cara, não tenho palavras pra descrever o conteúdo desse blog, vixi, maravilhoso, valeu galera, obrigada!! Bjos
POW CARA
PENA Q OS LINKS NAO TAO
BLZ, TEM COMO V OS LINKS?
DESDE JA AGRADEÇO
Postar um comentário